Porque é Tão Difícil Perdoar?
Porque é tão difícil perdoar? | Águas do Trono
Este é um assunto que é conhecido da maioria, e sempre será de grande relevância e importância, pois a vida espiritual de um cristão deve ser baseada no amor, e digo que a questão do perdão é uma das questões mais profundas e sérias das Sagradas Escrituras.
Porque é Tão Difícil Perdoar? | A dificuldade
A dificuldade em perdoar esta justamente pelo fato de o ser humano ser pecador, e por consequência ser duro de coração.
O ser humano é mau na sua essência, é perverso, egoísta, imoral, ou seja, nenhum ser humano merecer ser perdoado realmente, pois como diz as escrituras:
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Romanos 3:23
Por sermos maus temos a tendência de fazermos o bem só para quem nos faz o bem, e temos a tendência de desprezarmos, humilharmos, nos vingarmos de quem nos fez o mal, porém o cristianismo deve estar de fato baseado no amor que leva ao perdão.
Deus Não Admite Que Um de Seus Filhos Não Perdoe
Veja o que diz esta passagem que nos ensina uma grande lição acerca do perdão:
Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.
Mateus 18:21-35
Note que acima um homem que devia uma quantia muito alta ao rei, suplicou para que o mesmo fosse generoso dizendo que iria pagar o que devia a esse rei.
O homem porém mesmo sendo perdoado quando encontrou um companheiro que lhe devia uma quantia, não usou de misericórdia mesmo o seu companheiro implorando para que desse mais um tempo para pagar a dívida.
A quantia que o servo malvado devia ao rei era muito maior do que a quantia que o seu companheiro devia.
O rei representa Deus, os dois servos nos representam, ou seja a dívida que temos para com Deus sempre será infinitamente mais alta do que a dívida que um irmão tenha conosco.
Quando pecamos e suplicamos a Deus o seu perdão Ele nos perdoa, porém espera que façamos o mesmo com o nosso semelhante.
Deus não admite que uma pessoa perdoada não abra o coração para perdoar os outros.
O perdão de Deus na vida de seus filhos é profundo, por isso Ele espera que perdoemos a quem nos ofendeu.
Só Deus Perdoa Pecados
Muitos usam este argumento dizendo que só Deus perdoa pecados, e isto é verdade, porém tal argumento não é uma saída para não se liberar o perdão, pois Deus perdoa pecados, nós porém perdoamos ofensas.
Deus perdoa os nossos pecados, assim como perdoa o pecado de quem fiou o próximo, porém a ofensa recebida deve ser perdoada como disse na passagem acima, deve ser do coração.
Perdoar Como Cristo Perdoou
Cristo é o maior exemplo, o modelo ideal a ser seguido, na verdade o cristão só consegue perdoar pelo fato do Espírito Santo habitar no mesmo, que o capacita pra isso, mesmo com toda a dificuldade enfrentada por parte do ofendido, ou até mesmo do ofensor que não consegue se perdoar.
Veja o que disse o apostolo Paulo:
Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
Colossenses 3:8-14
Jesus nos perdoa muto mais do que podemos perdoar um irmão, deve-se de fato se revestir de amor que é o vínculo da perfeição, que nos torna unidos independente das falhas que cada um tem.
O Amor de Deus esta em nós
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 5:5
As vezes parece que isto não é uma realidade mas é, você pode se aborrecer, se estressar, ficar irado, mas o amor de Deus esta derramado no seu coração pelo Espírito Santo que lhe foi dado.
O cristão verdadeiro mais cedo ou mas tarde irá perdoar, por causa do amor que esta em seu coração que foi derramado pelo Espirito Santo, o próprio Deus o capacitará para isso.
Deixe o seu comentário a respeito, compartilhe com todos os seus amigos e contatos!