O Que é o Altar de Deus Hoje?

O Que é o Altar de Deus Hoje? – Leia e medite a respeito

Até hoje se fala muito sobre o altar, e muitos dizem que o altar de Deus é o nosso coração. Outros ainda dizem que o altar também é o púlpito que existem nos templos. Então muitos dizem que o púlpito é um lugar sagrado, e que Deus não deixa qualquer pessoa falar ou pregar ali. Todavia vamos falar o que de fato é o altar nos dias de hoje. Leia com atenção, e tire as suas conclusões.

Vejamos algumas passagens bíblicas que falam sobre o altar:

O Altar do Tabernáculo

Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo.
Ungirás também o altar do holocausto, e todos os seus utensílios; e santificarás o altar; e o altar será santíssimo.
Êxodo 40:9,10

Acima esta se referindo ao altar do tabernáculo, nessa época de Moisés ainda não existia o templo.

O Altar do Templo de Salomão

Fez também Salomão todos os objetos que eram para a casa de Deus, como também o altar de ouro, e as mesas, sobre as quais estavam os pães da proposição.
2 Crônicas 4:19

Na passagem acima já se refere a um altar no templo que Salomão construiu. Todavia a palavra altar será encontrada diversas vezes na bíblia.

E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar.
Gênesis 8:20

Acima vemos pela primeira vez a menção de altar na bíblia, que foi feito por Noé, após sair da arca quando cessou o dilúvio. Vemos na bíblia altares de pedra, de metal, de ouro etc.

O Altar Para Para o Judaísmo

Para o judaísmo, você pode perceber que o altar era um local formado por terra, algumas vezes por pedras, e também como no caso de Moisés , uma caixa dourada onde as ofertas de sacrifício eram apresentadas.

O Altar Para a Igreja Católica

Agora já no culto católico o altar seria a mesa onde a missa é celebrada. Muitos católicos consideram o altar em seus templos como o símbolo do próprio Cristo. Aqui o altar tem que ser fixo, feito de pedra de um só bloco, simbolizando Jesus como a Pedra Viva.

O Altar para os Protestantes

Para os protestantes o altar é o púlpito, ou o local onde as pessoas pregam, onde pessoas são consagradas a um ofício, e também onde a santa ceia é consagrada no culto específico. Muitos protestantes levam muito a sério os púlpitos onde as escrituras são mencionadas, e onde muitas coisas são feitas.

O Que de Fato é o Altar na Era da Graça?

Vemos hoje que existem muitos templos, e por consequência muitos altares, porém segundo as escrituras o que é o templo de Deus hoje? Ou devemos reformular a pergunta, quem é o templo de Deus hoje? Na verdade hoje devemos perguntar quem é o altar de Deus, e não o que é o altar de Deus. E por que isso? Por hoje nós somos o templo do Deus vivo.

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
1 Coríntios 3:16

 

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
2 Coríntios 6:16

Veja que esta claro que nós somos o templo de Deus, portanto se somos o templo de Deus, qual seria o altar de Deus a não ser a nossa própria vida? Então veja que em muitos lugares dizem que temos que levar o nosso  sacrifício para o altar de Deus. Então muitos chamam esses sacrifícios de ofertas dentre outras coisas, porém qual é o sacrifício que Deus quer de nós?

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Romanos 12:1

O sacrifício é a nossa vida em adoração ao nosso Deus.

O Que é o Altar de Deus Hoje?

Então vemos que hoje segundo as escrituras nós somos o verdadeiro altar de Deus. Hoje Deus não precisa de altares móveis, de pedra, de madeira etc. Deus hoje usa seus filhos, seus servos que são o altar de Deus. A nossa vida em Cristo é o altar de Deus. Que a cada dia cada cristão preserve o seu altar limpo diante de Deus, vivendo em santidade para que Cristo seja glorificado.

O que é o altar de Deus hoje para você? Compartilhe com seus contatos amigos e irmãos e discutam sobre o assunto! Que Deus abençoe e até mais!

3 Comentários

  1. Pingback: O Bezerro de Ouro e a Intercessão de Moisés - Águas do Trono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *