Lições da Tentação de Jesus no Deserto

Lições da Tentação de Jesus no Deserto – Reflita em algumas coisas importantes que podemos aprender neste capítulo.

Na passagem abaixo no livro de Mateus podemos extrair algumas coisas importantes. Então fique atento a leitura e veja o que podemos aprender.

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
Mateus 4:1-11

Jesus estava prestes a iniciar seu ministério, e foi conduzido pelo próprio Espírito Santo para ser tentado pelo diabo. Muitos concordam em dizer que isso foi um teste antes de Cristo começar o seu ministério publicamente.

Abaixo vamos destacar algumas coisas importantes que podemos dizer que são lições para os nossos dias ainda hoje.

1ª Lição – Conhecimento das Escrituras

Satanás tentou a Jesus dizendo que ele poderia transformar pedras em pães, mas Jesus retrucou usando uma parte do texto de Deuteronômio….

E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.
Deuteronômio 8:3

Satanás então não satisfeito usa um texto em Salmos para tentar a Jesus, veja o texto abaixo:

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Salmos 91:11,12

Comparte esse texto citado por satanás com o mesmo texto referido em Mateus.

Jesus retruca a fala de satanás usando um texto, também encontrado em Deuteronômio, veja:

Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá;
Deuteronômio 6:16

Jesus usou a primeira parte desse texto

Por ultimo satanás tenta induzir para se ajoelhar perante ele, entretanto mais uma vez Jesus replica usando mais um texto em Deuteronômio:

O Senhor teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás.
Deuteronômio 6:13

Jesus faz uso de parte desse texto e recusa a oferta de satanás.

Aqui podemos ver como é importante ter conhecimento das Escrituras e usar como arma contra o mal, contra as seduções deste mundo. Faça do conhecimento das Escrituras uma prioridade em sua vida.

Em muitas situações e momentos você poderá se lembrar de trechos das Escrituras para tomar decisões importantes. Por isso Jesus mesmo nos exortou a examinar as Escrituras.

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
João 5:39

2 ª Lição – Jesus Tinha Certeza de Quem Ele era

Satanás tentou por em chegue a identidade de Jesus, quando disse que se ele realmente era o filho de Deus deveria transformar as pedras em pães.

Na resposta de Jesus ele demonstrou que não precisava provar nada para o inimigo. Portanto isso pode acontecer com muitos cristãos, em dado momento as pessoas poderão querer que você faça coisas para provar algo.

Entretanto você precisa apenas ter certeza de quem você é e pronto. Tenha certeza de quem você é em Deus, isso basta.

3 ª Lição – Jesus Usou Sua Autoridade

Poderão existir momentos na vida que você deverá usar sua autoridade como cristão. Contudo não abusar dessa autoridade, mas para por fim a questões que podem comprometer seus princípios por exemplo.

Não existe nada de errado você fazer uso da sua autoridade em relação ao que você é para evitar determinadas situações. Jesus usou a sua autoridade por que aquele era um momento propício, assim também você também saberá discernir o momento certo.

Lições da Tentação de Jesus no Deserto – Conclusão

Espero que você possa fazer proveito dessas lições no livro de Mateus. Compartilhe com seus amigos e irmãos para que eles também participem da leitura. Que Deus abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *