Estudo Sobre o Livro de Gênesis

Estudo Sobre o Livro de Gênesis – Estudo

Vamos estudar sobre o livro de Gênesis que é o primeiro livro da Bíblia. Muitos consideram esse livro como sendo o livro introdutório de toda a Escritura Sagrada. Note que a Palavra Gênesis vem do grego geneseos, e isso dá o sentido de “início”, “origem” ou “fonte”. A palavra Gênesis traduz o hebraico bereshith, que no caso é a primeira palavra do livro que é “no princípio”.

Gênesis – Autor e Data do Livro

Não encontramos no próprio livro de Gênesis nenhuma indicação de quem o escreveu. Entretanto a tradição judaica e a tradição cristão afirmam que foi Moisés quem escreveu o livro de Gênesis.

Muitas pessoas ainda discutem sobre a questão de quem escreveu o livro e quem foi o autor do mesmo. Muitas pessoas portanto dizem que o livro de Gênesis, que é um dos livros do pentateuco (os cinco primeiro livros da Bíblia), foi escrito antes da época de Moisés, outros dizem que foi depois.

Entretanto em relação a toda discussão é muito mais provável que de fato foi Moisés que escreveu o livro de Gênesis. Tem coisas escritas no livro de Gênesis que um homem comum não poderia escrever, portanto Moisés recebeu inspiração divina para isso. Certamente muitas coisas Deus revelou para Moisés para que muitas questões da história humana fossem abordadas. Todavia Moisés teve a sua participação reunindo por exemplo tradições orais.

Um exemplo que podemos tirar da participação de Moisés foi quando ele citou a expressão: “estas são as gerações de”, o que pode ser traduzida por “estas são as histórias por”. Aqui vemos a participação humana de Moisés na composição do livro sagrado.

Muitos colocam o ano de 1400 A.C como sendo a mais acertada para o livro de Gênesis, mas não é totalmente possível fazer isso com total certeza. Então essa data é estipulada tendo por base algumas coisas escritas no próprio livro de Gênesis, como também outros livros que narram acontecimentos que foram também narrados em Gênesis. Entretanto o livro que temos hoje em mãos provavelmente não ficou pronto nessa data. Posteriormente o livro passou por atualizações.

Para Quem Foi Escrito o Livro de Gênesis

Por isso o livro de Gênesis explica verdades fundamentais ao povo de Israel. Ele relata a criação de todas as coisas, o início da história da humanidade e a origem do próprio provo de Israel. O livro de Gênesis mostra como Deus escolheu os israelitas para um relacionamento exclusivo com Ele.

O povo de Israel foi o público alvo do livro de Gênesis, e quanto a isso a maioria não tem dúvidas. O povo de Israel passaria por um período no Egito, e precisavam de encorajamento após saírem de la afim de conquistar a terra de Canaã, a qual Deus prometeu.

Gênesis mostra como Deus escolheu o povo de Israel afim de ter com eles um relacionamento pessoal e único. O livro conta sobre verdades importantes e esclarecedoras para o povo de Israel. A criação de todas as coisas é relatada, como teve início a história da humanidade assim também como se originou o próprio povo hebreu.

O Objetivo do Livro de Gênesis

Aqui veremos quais sãos as razões do livro de Gênesis ser escrito.

  • O universo e a soberania de Deus ao cria-lo
  • Revelar ao povo de Israel os propósito de Deus para com eles e a humanidade.
  • Mostrar a origem da humanidade como também do pecado.
  • Fazer um relato sobre a vida dos patriarcas.
  • Apresentar ao povo o plano da redenção tendo o Senhor como único Deus. O Deus único, criador e soberano é apresentando no livro de Gênesis.

Estudo Sobre o Livro de Gênesis – Resumo

Gênesis explica o princípio de muitas realidades importantes:
O universo, a terra, as pessoas, o pecado e o plano da salvação de Deus.

O livro ensina que a terra é bem feita e boa. As pessoas são especiais e únicas para Deus.
Deus é o criador e Sustentador da vida.

A desobediência sempre trará problemas para a vida das pessoas, pois elas sempre terão escolha de obedecer ou não. O pecado traz ruína a vida das pessoas. Entretanto obedecer a Deus traz uma vida alegre e produtiva.

Compartilhe esse estudo sobre o livro de Gênesis com seus amigos e estudem as Escrituras.

 

1 Comentário

  1. Pingback: Estudo Sobre o Livro de Êxodo - Águas do Trono ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *