8 Coisas Para Analisar ao Ler a Bíblia Sagrada

8 Coisas Para Analisar ao Ler a Bíblia Sagrada – Faça uso disso

Algumas coisas podemos considerar de extrema importância ao ler um texto bíblico. Uma das melhores formas de ter uma melhor compreensão acerca do texto é analisando o mesmo da melhor forma que puder. Então vamos abordar algumas questões que podem ajudar você nisso. A maioria do que será falado abaixo tem haver com o contexto num todo.

1 – Analisar todo o texto

Ao ler um trecho das escrituras é importante que se analise todo texto. Então para isso é necessário ler por exemplo todo o capítulo de um livro. e depois que ler  todo o capítulo tentar entender do que se trata o assunto está que sendo abordado. Portanto é bom que se tenha esse hábito, ou seja, nunca ler apenas uma parte de um capítulo mas todo ele. 

2 – Verificar Onde Esta o Contexto do que Esta Sendo Lido

Quando se fala de contexto o mesmo pode estar nos versículos anteriores, nos posteriores ou em todo o capítulo do livro, ou até em toda a Bíblia. Então ao ler a passagem é bom entender aonde está o contexto da mesmo. E para isso nós vamos falar de algumas questões importantes acerca disso para ter uma melhor análise do contexto. O contexto também pode envolver pano de fundo histórico, um costume da época dentre outras questões. 

3 – Procurar Saber a Época em que Aquele Texto Foi Escrito

O estudo da época pode dizer muita coisa, por que em determinada época aconteceram coisas que não acontecem mais hoje. Em uma determinada época existiam costumes, crenças, dentre outras coisas que no decorrer do tempo desapareceram. Então entender o contexto da época é algo importante para a compreensão do texto bíblico.

4 – Analisar o Por que do Texto

Analisar porque aquele texto foi escrito é algo de extrema importância. Tudo que está escrito tem uma razão e o porquê aquele determinado o texto foi escrito. Foi para exortar uma nação? Para exortar uma única pessoa? Ou para exortar um grupo específico? É claro que pode ser muito mais amplo do que isso, os motivos podem ser variados. Então como dissemos em linhas acima, procurar saber o contexto é muito importante, apesar que isso também tem haver com o mesmo. 

5 – Verificar Para Quem Foi Escrito o Texto ou Para que Grupo

Existem muitas passagens bíblicas que está se referindo por exemplo a única pessoa. O Livro de Jó por exemplo tem várias passagens aonde tanto  próprio Deus como os amigos dele se dirigem à Jó. Então grande parte das passagens bíblicas no Livro de Jó estava se referindo a vida dele mesmo.

Assim também como o texto pode estar sendo escrito para um determinado Rei, ou para toda a nação de Israel ou para nações fora de Israel. Enfim é importante analisar para quem o texto está sendo escrito que pode ser apenas uma pessoa, um grupo ou toda uma nação.

Isso é importante para não confundir muitas coisas, por que cada pessoa tem também suas particularidades. Certamente Deus leva em conta a vida de cada pessoa, sua maneira de ser etc. Deus é sábio para tratar tanto com um único indivíduo como também à toda uma nação.

6 – Procurar Saber Quem Foi o Autor do Texto

E por que é importante saber quem foi o autor do texto? Como dissemos acima cada pessoa tem suas particularidades, suas crenças, seus costumes, dentre outras questões que envolve a vida de uma pessoa.
Como dissemos acima cada pessoa tem sua particularidade e a maneira de interpretar as coisas.

Portanto pesar de que as escrituras não foi escrita para suprir um determinado capricho humano mas é importante entender a mente do autor, isso é algo interessante e isso pode ajudar também na compreensão do texto.

Um judeu por exemplo pode escrever coisas e ocultar, outras não porque aquilo esteja errado mas porque para ele pode não ser certo. Porém mesmo que um escritor judeu oculte algo, certamente aquilo não irá tirar a essência do texto na maioria das vezes. 

7 – Identificar Quem é o Personagem da Fala no Texto

Isso também é importante porque uma coisa é escrever, outra coisa é quem está sendo o personagem que está inserido em determinada passagem. 

Um exemplo disso é que  muitas pessoas dizem que foi João quem citou isso:

 

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Quando na verdade não foi João quem disse essas palavras e sim Jesus, todavia quem escreveu foi o apóstolo João. Por isso também é importante entender quem está sendo o personagem que está falando dentro de determinada passagem, isso também ajuda na compreensão do mesmo.

8 – Entender se o Texto Foi Apenas Para Uma Época ou se Serve Para Todas as Épocas

Acima falamos algo relativo à época porém para ser mais específico é bom tentarmos entender se determinada coisa que estava sendo escrita estava restrita para aquela época ou também serve para época atual.

Muitas coisas por exemplo estavam sendo escritas na época em que o autor estava inserido. Entretanto ele estava falando de uma outra época que ele até mesmo desconhecia. Então é importante procurar entender isso também. Procure entender se o que estava sendo falado era para a época do autor ou se era algo futuro.

Veja por exemplo a profecia do profeta Isaías quando disse que uma virgem conceberia e daria luz à um filho. Ele não estava falando de algo que aconteceria na sua época, mas falando de algo que iria acontecer 700 anos depois.

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
Isaías 7:14

A profecia de Isaías acima, e logo abaixo o cumprimento da mesma!

E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.
Mateus 1:16

Aqui esta a citação em Mateus acerca da profecia de Isaías.

Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
Mateus 1:22,23

8 Coisas Para Analisar ao Ler a Bíblia Sagrada – Conclusão

Espero que esse conteúdo sobre 8 coisas para analisar ao ler a Bíblia Sagrada tenha ajudado você de alguma forma, para tirar ainda mais proveito acerca da leitura das Escrituras! Se gostou compartilhe com os seus irmãos amigos!

Que Deus te abençoe!

1 Comentário

  1. Pingback: 12 Curiosidades Sobre a Bíblia - Águas do Trono ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *