7 Dicas Para Ler Mais a Bíblia de Forma Proveitosa

7 Dicas Para Ler Mais a Bíblia de Forma Proveitosa – Aproveite essas dicas

Todo cristão deve ter um compromisso com as escrituras pois o próprio Cristo nos exortou a examinarmos as escrituras pois são elas que dele testificam. Então se um cristão quer crescer e amadurecer espiritualmente a fim de obter conhecimento e sabedoria ele deve fazer da leitura das escrituras um habito diário.

Entretanto muitas vezes muitos não conseguem ter uma leitura mais proveitosa devido a diversos fatores como por exemplo o tempo. Muitos sentem dificuldade para se organizar para uma leitura mais satisfatória.

Então vamos a algumas dicas importantes que irão ajudar e muito a ter uma leitura mais constante e proveitosa.

1 Comece Lendo o Novo Testamento

Se você está começando agora procure ler o Novo Testamento principalmente os livros de Mateus, Marcos Lucas e João. Após a leitura desses quatro livros continue prosseguindo e leia atos e as cartas do apóstolo Paulo que são treze no total. Repita esse processo para melhor fixação, não tenha pressa, pois o mais importante em si não é a quantidade de livros a ser lido, e sim o proveito dessa leitura. 

Então se possível leia Mateus, Marcos Lucas e João pelo menos umas 3 vezes, e depois prossiga com a dica a cima.

2 – Separe um Tempo Durante o Dia Para Ler

É muito importante que você separe um tempo para leitura durante o dia. Seja na parte da manhã da tarde ou da noite, separe o tempo que você conseguir, não precisa ser muito tempo mas que esse tempo seja focado. Ainda que seja 10, 20 ou 30 minutos, mas que seja focado para que você leia com atenção e sem interrupção. Se você separar alguns minutos por dia para ler as escrituras você irá ler muito mais as escrituras e com maior proveito.

3 – Leia um Livro Todo Não Partes Dele

É importante que você ao começar a ler um livro você leia até o final e não ler apenas partes como um capítulo ou alguns versículos.  No processo de leitura é importante que você leia o conteúdo por inteiro dessa forma você terá uma melhor compreensão daquilo que está lendo.

4 – Leia Pausadamente, Sem Pressa

Não tenha pressa na leitura, o importante é que você leia e ao mesmo tempo procura entender da melhor forma que puder. Isso também irá ajudar a fixar melhor a leitura.

Muitas vezes você irá perceber que quando tiver lendo, você irá dar uma pausa para tentar compreender melhor um versículo específico por exemplo. Por isso é importante que você não tenha pressa para ler. Portanto leia com calma e tranquilidade.

5 – Faça Anotações

Não tenha receio de fazer anotações quando estiver lendo. Separe um papel e uma caneta e fique sempre pronto anotar aquilo que você não entendeu logo de início.

Depois de ter anotado tudo aquilo que você precisava, você poderá perguntar a algum irmão mais experiente. Existem muitas reuniões de estudo, onde você poderá sanar suas dúvidas.

O Hábito de anotar irá lhe ajudar a entender muitas partes da bíblia de forma mais rápida, use e abuse do hábito de anotar e depois tire suas dúvidas.

6 – Seja Constante

É importante que você seja o mais constante possível na leitura. Sabemos que não é tão simples criar um hábito ou começar um novo hábito. Mas procure ser o mais perseverante possível no hábito de ler a palavra de Deus. Portanto ainda que em um dia por exemplo você não possa separar a mesma quantidade de tempo você poderá diminuir. Portanto é mais importante fazer do que não fazer nada

7 – Marque a Sua Leitura Para Não se Perder

É comum as pessoas ler e esquecer de marcar, e depois não se lembrar onde parou de ler. Hoje existem diversos marcadores de Bíblias. Então sempre procure ter em mãos para que quando terminar a leitura você marcar e continuar de onde parou. Então se for o caso você poderá retornar a leitura para maior fixação, mas isso será uma escolha sua. Entretanto marcar aonde você parou e continuar dali fará com que você leia mais as das escrituras

7 Dicas Para Ler Mais a Bíblia de Forma Proveitosa

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas. Então procure colocá-las em prática o quanto antes e você irá a perceber que irá ler muito mais das escrituras e de forma mais proveitosa. Por fim se você gostou deste artigo compartilhe com seus irmãos. Assim que eles também sejam ajudados com essas 7 dicas para ler mais a Bíblia de forma proveitosa.

Até mais e que Deus abençoe!

1 Comentário

  1. Pingback: 8 Coisas Para Analisar ao Ler a Bíblia Sagrada - Águas do Trono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *