A Quem Devemos Temer de Verdade

A Quem Devemos Temer de Verdade – Tema a Deus

Vamos falar aqui de uma questão muito importante em relação as Escrituras. A quem devemos temor? Nas palavras de Jesus aprendemos importantes lições sobre o assunto.

Abaixo esta a passagem que usarei para falar do assunto, e o versículo principal está em negrito, mas vamos discorrer um pouco também sobre os demais.

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.
Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.
Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

Mateus 10:28-37

Deus Cuida dos Animais e Não Cuidaria Ainda Mais de Seus Filhos?

Jesus cuida até mesmo dos pássaros, e ainda que as pessoas negociem o mesmo, nenhum deles sofrerá qualquer coisa sem a permissão de Deus.

Assim também Deus que é pai age com seus filhos, não importa o que aconteça, o Criador sempre cuida dos seus. Portanto tudo o que acontece ainda que não gostemos, só acontece segundo a permissão de Deus.

Jesus diz que até mesmo os fios de cabelo da nossa cabeça estão todos contados, para enfatizar a importância que temos, até mesmo acima dos animais. Toda a criação de Deus esta debaixo de seus cuidados, entretanto Deus cuida ainda mais de seus filhos.

Não Devemos nos Envergonhar do Messias Enviado Por Deus

Jesus afirma que qualquer que o confessar perante os homens, ele também confessará tal pessoa diante de Deus. Provavelmente isso pode incluir também o fato de dar testemunho de Jesus diante dos homens.

São aquelas pessoas que confessam que creem em Cristo para a sua salvação. Portanto o próprio Jesus dará testemunho dessas pessoas diante de Deus e diante dos anjos.

Muitas pessoas parecem ter um certo receio de confessar que são cristãs por medo da reprovação da sociedade. Entretanto mais cedo ou mais tarde isso será posto a prova e o verdadeiro cristão não negará a sua identidade.

Os Inimigos do Próprio Homem Serão Seus Familiares

Por causa da fé em Cristo muitos são perseguidos até mesmo pelos seus familiares. Muitas e muitas vezes já foi relatado sobre fatos de filhos expulsos de suas próprias casas. Mais, pais, tios avós, etc, já foram ridicularizados por causa da fé em Jesus.

Existem casos até mesmo de casamentos serem desfeitos por que um dos cônjuges não aceitava o fato do outro ter se convertido. Então por essas e por outras Jesus diz que os inimigos do homem serão os da sua própria casa.

Quem Ama Qualquer Coisa Mais do Que a Cristo Não é Digno Dele

Jesus tinha o direito de dizer isso? Sim Ele tinha! As pessoas só existem por causa de Jesus, pois todas as coisas foram feitas por Ele e para Ele. Além disso carregou toda a nossa culpa ao morrer por nós.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
João 1:1-3

Se apenas lermos o texto acima compreendemos que sim, não devemos amar a mais nada e nem ninguém, acima de Jesus!

A Quem Devemos Temer de Verdade

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Mateus 10:28

Dados os fatos acima, a quem devemos realmente temer? A criatura ou ao criador? Quem é que nos provê todas as coisas? Deus ou os homens? Deus tem alguma limitação? Não! Mas homens sim! Portanto devemos teme-lo.

Os homens podem causar danos apenas no corpo, mas Deus pode fazer isso tom todas as esferas da vida do ser humano. E além disso coisas que vão além dessa vida.

É bom lembrar que temor tem mais haver com reverência do que medo. É reconhecer a soberania de Deus, acima de tudo. Devemos sim, respeitar as autoridades terrenas como a própria bíblia nos ensina, mas temor total somente a Deus. A Deus devemos todo o nosso amor e reverência.

E pra você? A quem devemos temer de verdade?

Compartilhe isso com seus amigos, discutam sobre assunto. Que Deus te abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *