17 Formas de Lidar Com Situações Difíceis

17 Formas de Lidar Com Situações Difíceis – Reflita

Durante o nosso tempo aqui nesse mundo certamente passaremos por muitas situações difíceis. Então o que fazer diante dos diversos problemas que atravessamos? Como devemos agir como cristãos diante das dificuldades? Vamos falar disso e que você venha refletir profundamente no assunto.

1 – Recorra a Deus em Primeiro Lugar

Isso é o que devemos fazer sempre que estamos diante de dificuldades que muitas vezes fogem ao nosso controle. Certamente devemos fazer o possível, ou seja o que cabe a nós fazer, mas o que não estiver ao nosso alcance devemos recorrer a Deus. E na verdade mesmo que sejamos capazes de resolver qualquer coisa, é sempre bom recorrer a Deus pedindo sabedoria para  lidar com a situação.

2 – Faça o que Estiver ao Seu Alcance

O que estiver dentro das suas possibilidades você deverá agir. Sabemos que podemos sim confiar em Deus,mas existem muitas situações que seremos nós que deveremos agir conforme as nossas forças. Muitas pessoas pedem até mesmo que Deus faça aquilo que elas devem fazer, isso raramente irá acontecer. Então tudo o que estiver ao seu alcance faça.

3 – Evite Falar da Sua Dificuldade Para Todas as Pessoas

Nem todos estarão dispostos a ouvir os seus problemas. Muitas pessoas poderão ouvir e simplesmente depois o ignorar e precisamos entender também que nem todas as pessoas terão condições de nos ajudar em determinados momentos da nossa vida.  É claro que é bom você conversas com as pessoas pedi um conselho desabafar mas é importante pensar com quem você irá conversar ou falar dos seus problemas.

4 – Conte Com Pessoas de Confiança

Realmente você deve contar com pessoas de confiança e mesmo que elas não possam resolver o seu problema e ainda que você tenha ciência disso ainda assim é importante se aproximar de pessoas que realmente se preocupa com você.  Porque muitas vezes elas não poderão nos ajudar com aquilo que nós precisamos mas poderão te aconselhar de alguma forma, te dar um apoio, orar por você e torcer para que você vença a dificuldade. 

5 – Estude Maneiras de Resolver a Situação 

Em momentos de dificuldade é importante que você estude maneiras de como poderá resolver a situação que você está atravessando.  Estude todas as possibilidades e como foi dito acima primeiramente recorra a Deus e em segundo lugar você deve fazer a sua parte.

Então mesmo que você não tenha condições de fazer nada agora é importante que você estude maneiras de como poderá resolver o problema que está atravessando. Entretanto para que isso aconteça algumas coisas são importante de se levar em consideração e é o quê vamos falar mais adiante.

6 – Tente Manter a Calma Diante das Dificuldades

É difícil manter a calma em momentos de dificuldade, mas é o que tem que ser feito.  Nas escrituras o apóstolo Paulo orienta que não se deve ficar inquieto com coisa alguma, mas que nossos pedidos sejam em tudo conhecidos diante de Deus com oração e súplica e ação de Graças.

Então o apostolo continua dizendo agindo assim, a paz de Deus dominará o nosso coração. Então com o coração em paz fica mais fácil de encarar os problemas.

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Filipenses 4:6,7

7 – Recorra a Quem é Devido

Existem muitos cristãos que infelizmente ignoram fazem parte de um mundo onde estão sujeitos a passar por Tudo.  Deus  é conhecido como médico dos médicos mas nem por isso  deixará de procurar um médico quando estiver passando por uma enfermidade por exemplo. Desde a época de Jesus já existia médico e isso se encaixa na parte que devemos fazer aquilo que nos compete e não negligenciarmos isso de maneira alguma.

8 – Não dê ao Problema Um Tamanho Maior do que Ele já tem

Quando atravessamos qualquer tipo de dificuldade devemos encarar o mesmo como ele é. Geralmente as pessoas costumam dar ao problema um tamanho maior do que o que ele já tem. Isso aconteceu por exemplo com o povo de Israel que deram uma força aos gigantes além do que eles já possuíam. Então acabaram esquecendo da grandeza do Deus que tiraram eles da terra do Egito. Portanto encare os problemas como de fato ele é.

9 – Não Fique Reclamando o Tempo Todo

Viver reclamando não traz solução para o problema. Devemos ser sempre gratos a Deus por aquilo que temos e não reclamar daquilo que não temos.

Então é preciso compreender que nessa vida todos passam por problemas e é melhor orar do que ficar reclamando. Quando a pessoa reclama o tempo todo ela acaba se esquecendo de que Deus cuida dela, por isso muito cristãos vivem como se Deus não cuidasse deles. Então importante encarar o problema e seguir em frente com bom ânimo.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33

10 – Encare o Problema com Otimismo

Não é tão simples realmente encarar os problemas com otimismo, ainda mais dependo do tipo de problema que se esta atravessando. Entretanto veja como foi posto em linhas acima, que Jesus disse que teríamos aflições neste mundo e que deveríamos ter bom ânimo por que Ele venceu o mundo. Entretanto para se encarar os problemas com otimismo é preciso ter confiança que de fato Deus cuida de você.

11 – Entenda que Tudo Passa

Existem situações que realmente deixam rastros pelo resto da vida, mas a verdade é que tudo passa. Existem os momentos ruins, mas os bons também chegam. Então veja que pessoas no mundo todo simplesmente apenas se recordam de coisas ruins que aconteceram, mas ficou apenas no passo. Na vida enfrentaremos muitos problemas mas a verdade é que tudo passa.

12 – Tenha Esperança

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 5:3-5

Ai está como o apostolo Paulo encarava muitas situações até ao ponto de se gloriar nelas também. É preciso ter esperança, e a sua esperança não seta morta, ela esta viva. Jesus é a sua esperança, e Ele não é a ultima que morre, pois nem a morte teve poder sobre Ele. Para ter esperança mantenha os seus olhos fitos em Jesus.

13 – Lamente Sempre que For Preciso

Isso significa que você não precisa se mostrar forte o tempo todo. Se esta vivendo um momento ruim então passe pelo momento. Viva cada momento seja ela bom ou ruim. Então ao invés de se viver de aparência o melhor a fazer é viver a realidade. Muitas pessoas querem mostrar uma força que não tem e acabam se frustrando mais ainda. É preciso viver problema, chorar quando for preciso, e depois que vencer celebrar a vitória.

14 – Não Fique Parado e Faça Atividades Físicas

Isso é importante para manter a sua mente um pouco longe dos problemas. Faça atividades que lhe faça bem, saia um pouco, dê uma caminhada. É bom evitar estar com a mente totalmente voltada ao problema. Procure dar descanso a sua mente sempre que puder. Pode ser que isso não vá resolver o seu problema, mas poderá te dar mais energia e motivação para continuar em frente.

15 – Mantenha a Mente Mais Focada na Solução do que no Problema

É importante que você mantenha sua mente focada mais na solução do que no problema.  Até mesmo porque o problema já está acontecendo. Então ficar com a mente muito voltado ao problema não irá resolver muita coisa. Então é  importante que a sua mente esteja trabalhando para possíveis soluções do problema que se está atravessando.

16 – Converse Com Alguém que já Passou Pela Mesma Coisa

Se você conhecer alguém que já passou pela mesma coisa seria interessante você procurar saber como aquela pessoa superou esse problema.  A verdade é que depois que se supera um problema a pessoa acaba tendo experiência e conseguindo ajudar outras pessoas a solucionar o mesmo problema que outrora passou.
Veja que o apóstolo Paulo fala de algo parecido 

Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.
2 Coríntios 1:4

Então pense nisso, pois dessa forma você poderá conseguir inspiração através de pessoas que passaram o mesmo problema. Dessa forma você poderá até mesmo conseguir resolver a situação caso a dificuldade seja a mesma que a pessoa passou.

17 – Não Desista

Não é porque o seu problema não está sendo solucionado  da forma que você gostaria ou no seu tempo que você deve desistir!

Existem problemas que atravessamos na vida aonde coisas importantes estão envolvidas.  Portanto não se deve desistir. Lembre-se que quando os problemas fugirem das suas forças você deve estar sempre confiando em Deus para que ele possa lhe ajudar. A sua parte deve ser feita sempre e você deve recorrer a outras pessoas quando necessário. todavia quando nada e nem ninguém puder lhe ajudar, o que resta é a confiança em Deus, antes durante e depois de qualquer dificuldade.

17 Formas de Lidar Com Situações Difíceis

Nessa vida todos estão sujeitos a travessar todo o tipo de problema, mas não estamos sozinhos na jornada da vida! Então confie em Deus, pois um dia você fez uma aliança com Ele por intermédio de Cristo. O próprio Jesus disse que sim, teríamos aflições neste mundo, mas que devemos ter bom ânimo.

Vá em frente, reflita nessas 17 formas de lidar com situações difíceis, e que acima de tudo você sempre esteja com os olhos fitos em Jesus!

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.
Hebreus 12:1-3

1 Comentário

  1. Pingback: Ensinado as Futuras Gerações - Águas do Trono ....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *