12 Curiosidades Sobre a Bíblia

12 Curiosidades Sobre a Bíblia – Você sabia?

Hoje vamos falar sobre 12 curiosidades sobre a Bíblia que talvez você ainda não saiba.

Bíblia (do grego βιβλία, plural de βιβλίον, transl. bíblion, “rolo” ou “livro”, diminutivo de “byblos“, “papiro egípcio”, provavelmente do nome da cidade de onde esse material era exportado para a Grécia, Biblos, atual Jbeil, no Líbano é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para o cristianismo, em que se narram interpretações religiosas do motivo da existência do homem na Terra. É considerada pelos cristãos como divinamente inspirada, tratando-se de importante documento doutrinário.
Fonte: Wikipedia

Até ai tudo bem, pois o que esta acima maioria conhece.

A bíblia por si só é como se fosse uma pequena biblioteca. Na Bíblia Católica existem 66 livros e na protestante existem 66. A diferença é que alguns estudiosos não consideraram alguns livros como inspirados como 1 e 2 Macabeus por exemplo, que existe na bíblia católica. A bíblia é dividida em Antigo e o Novo Testamento, e  cada um dos testamentos foram escritos em diferentes períodos da historia.

O Cristão deve prezar pela Palavra de Deus e fazer dela o seu manual e procurar estar sempre quanto possível se aprofundando na mesma.

Hoje existem muitas distrações e por isso devemos ter cuidado para que não deixemos a Palavra de Deus de lado. Se as pessoas usassem a bíblia o quanto usam o celular, creio que leriam muito mais e teriam mais conhecimento das Escrituras.

Curiosidades da Bíblia

Vamos então falar sobre algumas curiosidades do Livro Sagrado. Então fique atento a cada uma e veja se já sabia de algumas… Vamos la?

 1 – A Bíblia Foi O Primeiro Livro Impresso no Mundo

Você sabia que a bíblia, dentre todos os outros livros foi o primeiro a ser impresso no mundo? Legal ne?

No Ocidente, em 1455, Johannes Gutenberg inventa a imprensa com tipos móveis reutilizáveis, o primeiro livro impresso nessa técnica foi a Bíblia em latim.
Uma Bíblia de 641 páginas foi o primeiro livro impresso pelo alemão Johan Gutemberg.
Fonte: Bibliotecaus. 

2 – A Bíblia em 1.800 Línguas

É isso que você esta lendo… A bíblia foi traduzida em 1.800 (Mil e oitocentas línguas) e além disso é o livro mais popular do mundo inteiro.

3 – A quem a Bíblia é Atribuída?

Os Judeus são o povo a quem as Sagradas Escrituras são atribuídas. Você sabia disso?

4 – A Composição da Bíblia

Hebraico, Aramaico e Grego. São essas as três línguas que compôs a bíblia. O Hebraico predomina no Antigo testamento, o Grego o Novo Testamento, e algumas poucas passagens do Antigo Testamento esta em Aramaico.

5 – A Tradução Latina

Você sabia que a tradução latina mais conhecida foi feita por São Jerônimo? A base dos textos foram o hebraico e o grego nesse caso.

6 – A Carta Escrita na Prisão

A Carta que Paulo escreveu aos Filipenses tem 4 capítulos. E adivinha aonde ela foi escrita? Na prisão! Isso mesmo, o apostolo Paulo estava preso quando escreveu essa carta. E por incrível que pareça é uma das cartas que mais exortam os irmãos a se alegrarem!!!

7 – O Maior Versículo da Bíblia

Se você não sabia qual  ou não saber qual é o mair versículo da Bíblia aqui esta:

Então foram chamados os escrivães do rei, naquele mesmo tempo, no terceiro mês (que é o mês de Sivã), aos vinte e três dias; e se escreveu conforme a tudo quanto ordenou Mardoqueu aos judeus, como também aos sátrapas, e aos governadores, e aos líderes das províncias, que se estendem da Úndia até Etiópia, cento e vinte e sete províncias, a cada província segundo o seu modo de escrever, e a cada povo conforme a sua língua; como também aos judeus segundo o seu modo de escrever, e conforme a sua língua.
Ester 8:9

Ai esta, o mesmo se encontra no livro de Ester.

8 – Torá e Pentateuco

Torá e Pentateuco? O que é isso? Calma! É a mesma coisa, e no caso é composta pelos cinco primeiros livros da Bíblia que são Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 

A palavra tohráh, pode ser traduzida como “instrução”, “ensinamentos” ou “lei”.

9 – Boas Novas

É a mesma coisa que evangelho…
O termo evangelho sempre significou boas notícias. Deus se utilizou de um termo que já era bem conhecido do povo na época para anunciar o nascimento de seu Filho. No império romano, quando as pessoas ouviam a  palavra evangelho, todo mundo já ficava atento para ouvir alguma notícia do imperador. Então o Imperador dos Imperadores deu a maior notícia do mundo que foi o nascimento de Cristo.  O Anjo Gabriel foi o responsável por trazer as boas novas.

10 – Lucas

Você sabia que Lucas não foi discípulo de Jesus? Então como ele escreveu o evangelho que leva o seu nome? Ele correu atrás de informações da maneira mais minuciosa possível, de pessoas que acompanharam de perto a vida de Jesus.

11 – Para quem eram as Cartas

O apostolo Paulo por exemplo escreveu treze cartas, Pedro escreveu duas, Tiago uma e outros apóstolos também escreveram cartas como Tiago, João e Judas (não o traidor). Essas cartas geralmente eram escritas para os irmãos novos na fé. E então? Já havia pensado nisso?

12 – A Carta de Pedro

A Carta de Pedro apesar de levar o seu nome, possivelmente não foi escrita por ele mesmo. Portanto alguns que Silvano discípulo de Paulo pode ter sido o autor.

E ai gostaram? Dessas doze curiosidades qual você sabia? Então Qual delas você não sabia? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *