11 Temas Importantes Que Pais Cristãos Devem Ensinar aos Filhos

11 Temas Importantes Que os Pais Cristãos Devem Ensinar aos Filhos – Ensinem sobre isso a seus filhos

Educar os filhos não é tarefa fácil, e essa responsabilidade não deve ser transferida para a igreja, para escola ou parente próximo. É responsabilidade dos Pais ensinar os seus filhos segundo as Escrituras.

1 Ensinar Sobre Deus 

É importante que os pais ensinem aos seus filhos sobre Deus. Esse é um tema discutido de geração a geração. Então é preciso ensinar aos filhos sobre os atributos de Deus. Ao decorrer dos anos ele ouvirá várias teses de quem é Deus, irá ouvir sobre falsos deuses, etc. Então é importante que os pais ensinem a seus filhos de forma sólida e consistente sobre a existência de Deus.

2 Ensinar Sobre o Plano da Salvação Através de Jesus

Um dia o seu filho irá enfrentar diversos conflitos, crises existenciais, se sentirá perdido entre mutias questões. Então ensine aos seus filhos sobre o plano da salvação e a importância do mesmo em relação a humanidade.

Os questionamentos surgirão no posteriormente, entretanto é preciso ensinar da forma mais simples possível para que eles entendam. Ainda que não tenhamos total compreensão de tudo, o necessário está contido nas Escrituras. Portanto faça disso também uma prioridade no ensinamento a seus filhos.

3 Ensinar Sobre os Mandamentos de Deus

Isso será uma fonte de Ética de vida para seus filhos, e se obedecerem farão bem a si mesmos e ao próximo.
Ensinar principalmente sobre o grande e primeiro mandamento que é amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. Isso fará toda a diferença na vida de seus filhos pelo resto da vida.

4 Ensinar Sobre as Doutrinas de Cristo

Será de extrema importância ensinar sobre as doutrinas de Cristo, pois dessa forma os filhos entenderão melhor a respeito do Salvador. As doutrinas de Cristo sempre tem como objetivo fazer o bem a si mesmo e as outras pessoas. Os ensinamentos de Cristo é livre de egoísmos e tem sempre bor base o amor a Deus e as pessoas.
Veja o conselho de Paulo a Timóteo o quanto era considerado com um filho do apostolo.

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
1 Timóteo 4:16

5 Ensinar Sobre a Realidade da Vida

É de suma importância que os pais ensinem a seus filhos sobre a realidade da vida, afim de que eles entendam que a vida não é tão simples quanto possa parecer.

Enquanto são crianças os filhos tem uma visão diferente do mundo uma visão mais fantasiosa. Entretanto é claro que isso não deve ser interrompido na vida deles, porém eles irão presenciar muitas vezes os pais chorando isso não deve ser escondido deles. Então esse poderá ser o  momento de ensinar aos filhos que a vida tem dessas coisas.

Até mesmo psicólogos de renome citam que os pais não devem esconder de seus filhos quando estiverem sofrendo algo. Portanto as crianças começarão a entender que nem tudo na vida é fantasia.

6 Ensinar Sobre Sexualidade

Temos vivido dias difíceis Aonde a Sexualidade tem sido totalmente distorcida aonde o sexo sem compromisso é exaltado uma ideologia aonde o sétimo tem que estar acima de tudo independente de qualquer coisa os filhos precisam entender que o sexo em si não é ruim mas que o mesmo tem o seu tempo.

Dúvidas quanto a isso surgirão principalmente na adolescência, portanto os pais não devem ter vergonha de falar sobre isso com seus filhos. Então deverão ensina-los corretamente sobre a sexualidade na vida das pessoas para que eles entendam que isso é um assunto sério.

Eles precisam entender  que isso deve ser visto como algo totalmente voltado ao compromisso, e assim entenderão que as pessoas não são meros objetos que são usados e depois descartados.

7 Ensinar Sobre Relacionamento

Os relacionamentos é algo que irá fazer parte da vida das pessoas durante toda uma vida. Relacionamentos saudáveis devem ser pautados no amor, a base de qualquer relacionamento deve ser sempre o amor.

Qualquer relacionamento onde o egoísmo impera sempre sofrerá problemas e rompimentos.
Os filhos devem entender isso o quanto antes.

Nos dias em que vivemos o amor tem se esfriado, as Escrituras tem se cumprido quanto a isso. Portanto isso se faz mais urgente ainda, ensinar os filhos a construírem relacionamentos saudáveis;

8 Ensinar Sobre Trabalho

Isso mais cedo ou mais tare irá fazer parte da vida de seus filhos, seja trabalhando para si mesmos ou para terceiros. As Escrituras ensina que os empregados devem trabalhar como se fosse ao Senhor.
E se os patrões forem cristãos devem ser servidos melhor ainda.

Deve ser ensinado que os empregados não devem servir bem apenas na presença dos patrões, mas também na ausência. Dessa forma um bom testemunho será dado no local de trabalho.

9 Ensinar Sobre Preconceito

Infelizmente o preconceito é algo muito ruim em meio a humanidade onde as pessoas têm um conceito acerca de outras sem antes conhecer, isso é preconceito. Os filhos devem ser ensinados a não ter nenhum tipo de preconceito porque eles precisarão se relacionar com todas as pessoas.

Dessa forma Deus será glorificado através da vida deles. Tiago ensinou que não devemos fazer acepção de pessoas, por que Deus não faz isso. Ou seja os filhos devem tratar a todos com justiça, independente de cor, raça e crença.

10 Ensinar Sobre Humildade

Enquanto vivemos aqui neste mundo a maneira mais sábia de se viver é com humildade. Isso não quer dizer que devemos ser passivos com tudo o que nos acontece, entretanto devemos deixar o orgulho e a soberba de lado e ser humilde com as pessoas à nossa volta.

O próprio Jesus disse que aqueles que se humilham serão exaltados mas aqueles que se exaltam serão humilhados. Um coração humilde é um coração agradável a Deus e bem visto  pela sociedade.

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
Provérbios 16:18

11 Ensinar Sobre Liderança

Liderar não é uma tarefa fácil, entretanto os nossos filhos mais cedo ou mais tarde obrigatoriamente serão colocados em uma posição de liderança. Isso ocorrerá no trabalho, na família ou perante a sociedade, então é preciso ensinar princípios de liderança  para os nossos filhos.

Dessa forma eles serão verdadeiramente líderes e não ditadores. Uma dica importante é colocar Cristo como modelo de liderança, que liderava com amor procurando entender todas as pessoas Independente de seus defeitos.

11 Temas Importantes Que os Pais Cristãos Devem Ensinar aos Filhos – Conclusão

Como cristãos devemos acima de tudo ensinar nossos filhos a amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmos. E além disso devemos ensinar coisas concernentes a realidade da vida a fim de que eles se tornem pessoas saudáveis em todos os aspectos da vida.

Escolha algum tema dentre os 11 temas importantes que pais cristãos devem ensinar aos filhos e comece a por em prática.  Deixamos aqui essa porção de Deuteronômio para meditação de todos os pais. Por fim devemos orar para que todos sejam sábios afim de ensinar os seus filhos da melhor forma possível. 

Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Deuteronômio 6:5-7

Que Deus abençoe a todos os papais no ensinamento a seus filhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *