Tudo Posso Naquele Que Me Fortalece, Será?

Tudo Posso Naquele Que Me Fortalece, Será? | Águas do Trono

O título desse artigo é na verdade um versículo muito usado nos dias de hoje, que no caso é Filipenses 4:13.

Quem deu tal declaração foi o apostolo Paulo, agora por que ele disse isso?
Será que Paulo estava dizendo que podia fazer o que ele quisesse em Cristo que lhe fortalece?

Por que muitas pessoas usam tanto este versículo hoje e pra que?
Vamos então percorrer um pouco mais o assunto!

A Magia de Filipenses 4:13

Muitas pessoas usam Filipenses 4:13 como se fosse magia, como se fosse mágica em muitas situações da vida, em meio a decisões fracassadas, em meio a atitudes erradas, dizem:
posso todas as coisas naquele que me fortalece!!!

Uma pessoa por exemplo vai abrir uma empresa, porém não entende nada de administração, não entende nada de como funciona realmente uma empresa, se alguém for falar alguma coisa dizendo que ela tem que se preparar, estudar, a pessoa não dá ouvidos e diz que pode todas as coisas Naquele que lhe fortalece!
Uma pessoa quer passar em um concurso, mas não estudou e mesmo assim diz:
“posso todas as coisas naquele que me fortalece”.
Então usam o versículo de Filipenses 4:13 como se fosse uma varinha mágica,  quando tais pessoas se frustram quando não acontece aquilo que elas desejaram, onde estava o problema? Na palavra ou na interpretação errônea acerca da mesma?

Certamente o problema está em como a pessoa interpreta tal versículo, essa declaração do apostolo Paulo nada tem haver com pensamento positivo, ou como algo que basta falar, desejar, e ver as coisas acontecendo, o problema é que as pessoas querem adequar versículos bíblicos a seu bel prazer.

O Jargão de Muitos Pregadores

Este versículo é usado como jargão por muitos pregadores pentecostais, vemos hoje que a mensagem do evangelho está totalmente centrada no homem, e o mesmo quer seguidores, o homem quer ser reconhecido, e quando as coisas não andam bem segundo aquilo que eles mesmos fizeram de errado e por consequência muitas pessoas deixam de segui-los,  eles dizem que vão se levantar porque afinal de contas podem todas as coisas naquele que lhes fortalece, muitos pregadores gritam esse versículo como se fosse uma frase de efeito e a multidão vibra, quando o pregador grita esta declaração do apostolo Paulo.
A passagem não deve ser usada como a frase de efeito, filipense 4:13 fala de uma realidade e que o ser humano precisa estar preparado para declarar tal coisa!

O Que Significa Filipenses 4:13? Você Realmente Pode Dizer Isso?

Para entender melhor a passagem, vamos pegar o contexto, o que infelizmente a maioria não faz e comente muitos erros:

Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.

Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.

E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente;

Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a tessalônica.
Filipenses 4:10-16

Quando o apóstolo Paulo estava dizendo isso ele estava se referindo a necessidades básicas e que alguns irmãos se lembram dele, e se não fosse o caso ele estaria preparado para enfrentar essa dificuldade, porque ele disse que estava instruído a viver de toda maneira seja na escassez ou na fartura, nada tem a ver o fato de você declarar este versículo para obter uma vitória, para obter alguma coisa na vida, ou para ser promovido no emprego, enfim este versículo está falando de necessidades básicas como o alimento por exemplo.

Será que hoje muitos estão preparados para a escassez? Estão prontos para passar necessidades básicas e mesmo assim dizer que esta preparado para passar por que pode tudo em Jesus? Essa parte ninguém quer (srrsrs).

Como vimos acima a passagem de Filipenses 4:13, não dever ser usado como um jargão, ou frase de efeito, devemos procurar entender a Palavra de Deus, como ela é, e não procurar adequar a mesma as nossas vontades.

Parece muito confortável quando enfrentamos um problema, e dissemos que podemos tudo naquele que nos fortalece, porém temos que procurar entender o por que estamos passando por determinada situação, e procurar entender qual é a orientação bíblica para a situação que estamos atravessando.

E não pegarmos uma passagem isolada da bíblia e por aquilo como uma declaração de fé sendo que esta totalmente fora do seu contexto, e talvez vamos ainda arrumais mais problemas do que solução!

O cristão precisa estar com o pé no chão, procurar tomar atitudes certas, procurar andar em retidão diante de Deus e dos homens.

Quantas pessoas hoje estão errando em nome de Deus, fazem muitas coisas e dizem que foi Deus que mandou, não fazem o certo e dizem que Deus não mandou, quando na verdade deveriam tomar uma atitude.

É muito fácil transferimos a nossa responsabilidade para terceiros, ou simplesmente desejar uma solução mágica, e é exatamente isto que as pessoas querem hoje, uma solução rápida, querem que as coisas se resolvam como um passe de mágica, porém ninguém quer sacrificar prazeres para fazer o certo.

Hoje não somente as mensagens mas também muitos louvores estão exaltando o homem, a vitória para o homem, a solução para o homem, a vitória é agora, sua vitória vai chegar a qualquer momento, e muitas pessoas não conseguem aquilo que querem e acabam por viver uma vida confusa, não entendendo o que está acontecendo.

Procure viver uma vida centrada em Cristo, em seus ensinamentos, uma vida centrada no evangelho e não nos falsos discursos do homem.

Deus deseja sim nos abençoar, Deus quer o nosso bem estar, quer que vivamos uma vida de paz, amor e alegria, porém é preciso atentar para o que ele diz, para seus conselhos de sabedoria, devemos não apenas ouvir mas praticar o que Deus tem nos ensinado!

Tudo Posso Naquele Que Me Fortalece, Será?

Comente a respeito desse assunto, compartilhe com todos os seus contatos e amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *