Raabe a Prostituta Sábia Que Salvou a Família

Raabe a Prostituta Sábia Que Salvou a Família – Medite

Aqui vemos uma história de uma prostituta que salvou a pelo de sua família! Uma mulher que  certamente era visto por muitos com uma olhar preconceituoso agiu de forma prudente. A atitude de Raabe foi de tal modo que a mesma foi mencionada em Hebreus com uma mulher de .

E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.
Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra.
Por isso mandou o rei de Jericó dizer a Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.
Josué 2:1-3

Antes de Josué invadir a terra de Jericó enviou espias até a mesma. Então esses espias entraram na casa de uma mulher prostituta cujo nome era Raabe, e dormiram na casa dela. O rei de Jericó fica sabendo do acontecido e envia soldados para arrancar os homens de la. Raabe porém foi mais esperta e escondeu os espias.

Raabe Esconde os Espias E engana os Soldados do Rei de Jericó

Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram.
E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram. Não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.
Porém ela os tinha feito subir ao eirado, e os tinha escondido entre as canas do linho, que pusera em ordem sobre o eirado.
E foram-se aqueles homens após eles pelo caminho do Jordão, até aos vaus; e, havendo eles saído, fechou-se a porta.
Josué 2:4-7

Raabe Teme a Deus e Roga Pela Vida de Sua Família

E, antes que eles dormissem, ela subiu a eles no eirado.
E disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós. E que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.
Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito. E o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.
O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença. Porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.

Raabe Pede Um Sinal aos Espias 

Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, como usei de misericórdia convosco. Vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro.
De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte.
Josué 2:8-13

Assim Raabe conversa com aqueles homens e pede para que eles usem de misericórdia para com ela. Então Raabe pede para que todos sejam poupados tanto ela com seus familiares. Se não fosse por Raabe certamente os espias seriam presos ou até mortos. Note como a mulher fala do Deus de Israel e como ela sabia da história. Ela Reconhece que Deus é Senhor nos céus e na  terra.

Os Espias Aceitam o Apelo de Raabe e Faz com Ela Aliança – O Sinal

Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.
Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro.
Josué 2:14,15

Então os espias prometem a Raabe que protegeria a família dela. A mulher então da mais algumas orientações para que os espias se mantenham seguros. Entretanto os espias dão o sinal para que Raabe obedeça, caso ela não fizesse eles estariam desobrigados de protege-la.

E, disseram-lhe aqueles homens: Desobrigados seremos deste juramento que nos fizeste jurar.
Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai.
Josué 2:17,18

Os Espias orientam a Raabe a manter na janela um fio de escarlata, e quando eles invadisse Jericó este seria o sinal. Raabe deveria manter todos seguros dentro de casa com ela durante a invasão. Os espias iriam ver o fio de escarlata, e ninguém poderia sair da casa. Se alguém saísse de casa durante a invasão dos israelitas e tal pessoa morresse, os espias não se  responsabilizariam.

Raabe Segue a Orientação Dos Espias

Será, pois, que qualquer que sair fora da porta da tua casa o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão.
Porém, se tu denunciares este nosso negócio, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar.
E ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.
Josué 2:19-21

Os Espias Retornam em Segurança e dão o Relato a Josué

Foram-se, pois, e chegaram ao monte, e ficaram ali três dias, até que voltaram os perseguidores. Porque os perseguidores os buscaram por todo o caminho, porém não os acharam.
Assim aqueles dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e chegaram a Josué, filho de Num, e contaram-lhe tudo quanto lhes acontecera.
E disseram a Josué: Certamente o Senhor tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão atemorizados diante de nós.
Josué 2:22-24

Josué Poupa a Vida da Prostitua Raabe e de Toda a Sua Família

Josué, porém, disse aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrai na casa da mulher prostituta, e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe tendes jurado.
Então entraram os jovens espias, e tiraram a Raabe e a seu pai, e a sua mãe, e a seus irmãos, e a tudo quanto tinha. Tiraram também a toda a sua parentela, e os puseram fora do arraial de Israel.
Porém a cidade e tudo quanto havia nela queimaram a fogo; tão-somente a prata, e o ouro, e os vasos de metal e de ferro, deram para o tesouro da casa do Senhor.
Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje. Porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.
E naquele tempo Josué os esconjurou, dizendo: Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó. Sobre seu primogênito a fundará, e sobre o seu filho mais novo lhe porá as portas.
Josué 6:22-26

Assim Raabe ficou livre da morte por que temeu a Deus, e salvou toda a sua casa. A atitude de Raabe séculos mais tarde foi lembrada, e certamente essa historia nos ensina muitas lições. Existe um provérbio que diz que “o temor ao Senhor é o princípio da sabedoria.” (Pov. 1:7). Raabe reconheceu a soberania e a grandeza de Deus.

Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.
Hebreus 11:31

Raabe a Prostituta Sábia Que Salvou a Família – Ela Entra Para a Linhagem de Jesus

Note que em Josué 6:25 Raabe passa a morar em Israel, onde ela se casou com um homem chamado Salmom. Dessa união nasceu Boaz, que foi bisavô de Davi, tornando-se assim da linhagem de Jesus.

E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;
Mateus 1:5

A passagem acima em Mateus trata-se da genealogia de Jesus!

Compartilhe com seus amigos irmãos essa emocionante historia, onde uma prostituta teme a Deus e é salva com toda a sua casa!

1 Comentário

  1. Pingback: As Parteiras Egípcias Que Temeram a Deus - Águas do Trono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *