Quando o Justo Governa o Povo Se Alegra

Quando o Justo Governa o Povo Se Alegra – Dois governantes, dois cominhos totalmente diferentes

 

Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme.
Provérbios 29:2

Uma das coisas que causa mas influência na sociedade é o governo de determinada nação. Vemos nas escrituras que o líder de uma nação podia levar o povo ao fracasso tanto material quanto espiritual.
Aqui no Brasil o governo não pode governar afim de favorecer uma religião especifica, porém pode influenciar para o bem.

Quando o Impio Reina o Povo Geme

O povo de Israel por exemplo, teve reis impios que fez com que a nação padecesse em muitas coisas. Um exemplo é o rei Acabe. Que sendo mau, fazendo o que era desagradável a Deus e era idólatra. No reinado de Acabe o povo sofreu durante 3 anos de fome e sede. Acabe praticou injustiças, era extremamente rebelde, e se deixou levar pela maldade de Jezabel sua esposa. Então quando a Acabe se casa com Jezabel a situação fica ainda pior, pois ela o influenciou ainda mais para o mal. O povo gemeu durante o reinado de Acabe, e sentiu na pele o que é ser governado por um governante ímpio.

E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos.
E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele.
E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.
E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria.
Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao Senhor Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.
1 Reis 16:29-33

Veja que acabe fez o que era maus aos olhos de Deus, tornou-se um idolatra e o povo acabou sofrendo com isso. Acabe tornou-se um verdadeiro idolatra por influência de Jezabel.

O deus Baal e o Deus Verdadeiro

Baal era conhecido como o deus da fertilidade, porém para que houvesse fertilidade deveria haver chuva. Então Deus contém a chuva para provar que Baal não era nada. Portanto Deus estava usando a seca para mostrar ao povo que Ele é quem faz a semente germinar. Era uma maneira dura de disciplina da parte de Deus, para que o povo abandonasse a idolatria e se voltasse para o Deus verdadeiro. O Deus vivo estava mostrando para o perverso Acabe e para o povo que só ele é Deus. Então assim o povo viveu duras penas no reinado ímpio de Acabe.

Leia também: O Presidente Bolsonaro e os Benefícios Para o Brasil

Quando o Justo Governa o Povo Se Alegra

Além disso, Josias eliminou os médiuns, os espíritas, os ídolos da família, os ídolos e todas as outras coisas repugnantes que havia em Judá e em Jerusalém. Ele fez isto para cumprir as exigências da lei escritas no livro que o sacerdote Hilquias havia descoberto no templo do Senhor.
Nem antes nem depois de Josias houve um rei como ele, que se voltasse para o Senhor de todo o coração, de toda a alma e de todas as suas forças, de acordo com toda a Lei de Moisés.
2 Reis 23:24,25

Josias foi um rei que se voltou para Deus de todo o coração, e quando isso ocorria a nação prosperava. Então o povo não somente se voltou para Deus, como também experimentou os benefícios de um reinado justo. Note que na passagem acima diz as escrituras que não houve rei como ele. Então olhando por essa perspectiva não somente o coração de Deus se alegrou com o rei, como também todo o povo. Perceba o grande contraste entre Acabe e Josias.

Quando o Justo Governa o Povo Se Alegra

Em nossos dias vemos como o povo brasileiro sofreu com governantes ímpios. Não a nação em um todo sofreu, como também aqueles que servem a Deus sofreram muitas pressões. Quantas leis quiseram por em vigor que vão contra os princípios morais e éticos da Palavra do Senhor. Entretanto Deus não perde o controle da história, e cabe a nós como seu povo orar ao Senhor. Então que venhamos clamar ao Senhor por um governo justo como o de Josias. Ainda que o governante não seja um cristão, mas que seja justo, para que dessa forma todo o povo seja beneficiado.

Como é feliz o povo assim abençoado! Como é feliz o povo cujo Deus é o Senhor!
Salmos 144:15

Oremos por isso, pois se um governante governar a nação através dos princípios de Deus, certamente a prosperidade será inevitável. Que Deus abençoe a nossa nação!

Quando o Justo Governa o Povo Se Alegra – Compartilhe com seus amigos! Que Deus te abençoe!

1 Comentário

  1. Pingback: Como é feliz o Povo Cujo Deus é o Senhor - Águas do Trono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *