Palavras Negativas & Palavras Positivas

Palavras Negativas & Palavras Positivas | Águas do Trono

12 Homens Espiam a Terra de Canaã

Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi por aqui para o lado do sul, e subi à montanha:
E vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito.

E como é a terra em que habita, se boa ou má; e quais são as cidades em que eles habitam; se em arraiais, ou em fortalezas.

Também como é a terra, se fértil ou estéril; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas.

Assim subiram e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, à entrada de Hamate.

E subiram para o lado do sul, e vieram até Hebrom; e estavam ali Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Anaque (Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã no Egito).

Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos.

Chamaram àquele lugar o vale de Escol, por causa do cacho que dali cortaram os filhos de Israel.

E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias.

E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.

E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.

O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque.

Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.

Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.

Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.

E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.

Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.
Números 13:17-33

Acima vemos um momento na história de Israel onde estavam próximos a entrar na terra prometida, a qual Deus já havia prometido que entrariam.
Antes de entrarem na terra Moisés escolheu 12 homens que eram os maiorais perante o povo para espiarem a terra, para verificar se a terra de fato era boa e produtiva,  e quais as cidades que existiam ali se eram cidades fortes ou não, foram também para observar se o povo era pouco ou muito, se fortes ou fracos, dentre outros detalhes descritos na passagem citada acima do livro de Números.

O Relato Desencorajador de Dez Espias

Foram doze espias, porém dez dentre eles trouxeram um relato desencorajador para o povo, não apenas deram o relato porém de certa forma exageraram no mesmo na forma de expressar, de tal maneira que desencorajou todo o povo a entrarem na terra que Deus disse que os daria.
Desencorajaram o povo para entrar na terra, descartaram a promessa de Deus, deram mais crédito a força dos gigantes e as cidades fortes do que o poder de Deus, que era mais do que suficiente para faze-los herdar a terra.

O Relato de Fé de Calebe

Calebe porém, um dos doze espias disse que poderiam entrar na terra, disse que certamente prevaleceria contra ela, pois vemos claramente a confiança de Calebe no poder de Deus!

A Reação do Povo

Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite.
E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto!
Números 14:1,2

Essa foi reação do povo depois que ouviram o relato dos dez espias que não acreditaram que iriam possuir a terra, o povo chorou, ficou desanimado e não queriam mais prosseguir na jornada a caminho da terra, estavam prestes a entrar, mas agora ao invés de fé deram a lugar ao choro e a murmuração!

Cuidado Com as Palavras de Derrota

Existem pessoa que são extremamente negativas, reclamam de tudo, não tem fé, e de fato é preciso tomar cuidado com as palavras dessas pessoas.
Por causa de um relato negativo uma multidão de pessoas ficaram desanimadas, eles tinham um objetivo, que era entrar em Canaã, e possui-la, conforme o próprio Deus já havia prometido quando chamou Abrão, que teve o seu nome mudado para Abraão.
O povo agora ao invés de prosseguir queriam regressar para o Egito onde sofreram severamente.

Tome cuidado com pessoas que só reclamam, que só tem palavras negativas, isto mais cedo ou mais tarde pode afetar você.
Não quero dizer que devemos nos afastar dessas pessoas no sentido de despreza-las, mas sim não dar ouvidos a palavras de desencorajamento que saem de seus lábios.

Não Acreditam e Querem Apedrejar a quem Acredita

Foi o que aconteceu com os doze espias e o povo que deram ouvidos a eles.
Eles não acreditaram mais que poderiam entrar na terra que mana leite e mel, e agora queriam apedrejar Josué e Calebe por acreditarem que poderiam entrar e conquistar a terra!
Você já viu pessoas assim? Não sonham, e não acreditam que os que sonham podem chegar em seus objetivos!
O mundo esta cheio de pessoas assim que não acreditam, e ainda querem dependendo da situação apedrejar aqueles que acreditam.

Qual é a Sua Escolha a Quem Você da Ouvidos?

Até mesmo na igreja, por incrível que pareça existem pessoas assim, que não tem fé, e criticam as que tem, é claro que não estou me referindo a ter fé naquilo que a bíblia não apoia, quanto a isso é preciso ensinar corretamente as pessoas, pois tem muitos picaretas que se utilizam da fé ignorante do povo para vender objetos.
Então de sempre ouvidos a pessoas motivas, que acreditam no poder de Deus para mudar situações, e ainda que situações estejam um caos sempre tem alguém com uma palavra de ânimo, uma palavra encorajadora.

Não dê ouvidos a pessimistas, murmuradores, que já desistiram e não acreditam que outros vão chegar.

Vai em frente, motive as pessoas a sua volta, e sempre ouça pessoas com palavras positivas, palavras de fé.

Palavras Negativas & Palavras Positivas

Pense nisso e deixe seu comentário a respeito do assunto e compartilhe com todos os seus contatos e amigos!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *