Os Três Jovens de Grande Coragem

Os Três Jovens de Grande Coragem – Medite

Esses três jovens passam uma lição de coragem e determinação para todos. Até hoje a história deles é contada de forma emocionante e enérgica. Mesmo diante de uma grande ameaça eles não abriram mão de seus princípios. Eles eram amigos de Daniel o profeta e hoje você irá ler sobre a coragem desses jovens destemidos!

A Estátua de Ouro

O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de babilônia.
Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitàes, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
Então se reuniram os príncipes, os prefeitos e governadores, os capitàes, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, e todos os oficiais das províncias, à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado.
Daniel 3:1-3

Nabudonosor rei da Babilônia por ser idólatra ergueu uma grande estátua. Ele mandou chamar todos os seus grandes para a consagração da mesma. O mandamento do rei era que todos da região do seu reino se prostrasse diante da estátua. Essa estátua deveria ser venerada e adorada por todos. Então com essa ordem, ninguém deveria ousar desobedecê-la.

Adoração a Estátua

E o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e línguas:
Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado.
E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.
Daniel 3:4-6

Quem não obedecesse a ordem do rei iria pagar com a vida! Serão então que alguém iria ousar e não cumprir tal ordem? Olhando por esse ângulo certamente que ninguém jamais desobedeceria. Realmente conforme esta escrito todos se prostraram, ou quase todos!

Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério e de toda a espécie de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
Daniel 3:7

Sadraque, Mesaque e Abednego

Esses três jovens nos ensinam uma lição, eles eram amigos de Daniel, cujo nomes são Hananias, Misael e Azarias. Então quando chegaram na Babilônica seus nomes foram mudados conforme os deuses. Quando todos se prostraram diante da estátua do Rei, os três se mantiveram firmes. Nabucodonosor portanto manda um recado para eles.

O Recado Ameaçador de Nabucodonosor

Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?
Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?
Daniel 3:14,15

O rei ficou bem aborrecido com os jovens e deu a eles mais uma chance deixando claro o que iria acontecer se desobedecessem. Agora imaginem uns jovens de coragem? Sim eram eles, Hananias Misael e Azarias.

A Resposta dos Três Jovens

Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
Daniel 3:16-18

Veja que ousadia desses jovens! É muito coragem e confiança em Deus não acham? Então foi exatamente o que aconteceu, não obedeceram o rei e foram para a fornalha. O rei ficou muito furioso, pois realmente os jovens passaram por cima de sua autoridade.

Os Jovens São Lançados na Fornalha!

Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.
E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.
Então estes homens foram atados, vestidos com as suas capas, suas túnicas, e seus chapéus, e demais roupas, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente.
Daniel 3:19-21

Os Jovens sabiam do risco de vida que estavam correndo, contudo honraram a Deus com a vida. O Rei só não podia esperar que o Deus daqueles jovens era maior do que ele podia imaginar. Era de fato o Deus vivo.

O Grande Livramento

E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.
Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.

4 “Homens” Dentro da Fornalha

Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.

Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.

A Grande Reunião e o Decreto do Rei

E reuniram-se os príncipes, os capitàes, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles.

Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.

Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.

Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de babilônia.

Daniel 3:23-30

Os Três Jovens de Grande Coragem São Exemplo Para Nós Hoje!

 

Veja que maravilha Deus fez na vida daqueles jovens corajosos! Creia! Deus ainda hoje continua fazendo coisas maravilhosas conforme a sua vontade! Seja forte, tenha coragem, e não abra mão da sua identidade em Cristo! A coragem daqueles jovens devem nos motivar hoje!

 

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *