Os Dois Tipos de Ouvintes

Os Dois Tipos de Ouvintes – Medite

Todo aquele que é cristão e que um dia foi alcançado pela graça de Deus, deve se alimentar da Palavra de Deus. Mateus disse que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.

Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Tiago 1:21,22

Rejeitando o Que é Ruim Para Receber o Que é Bom

Pedro exorta os crentes a rejeitar toda imundícia e superfluidade de malícia, pois não é possível receber a palavra voltado para essas coisas. Pense em um atleta que para estar bem alimentado e saudável, precisa rejeitar alguns alimentos, ou exageros do mesmo. O Atleta precisa de abster de muita coisa para ter um bom resultado em suas conquistas, assim também é o crente com relação a Palavra.

Apenas Ouvinte

Esse é o grande problema de sempre, em todas as épocas. O povo de Israel muitas vezes não passavam de ouvintes, porém sempre faziam o que era mau aos olhos do Senhor. Então por não obedecerem a palavra do Criador estavam sempre em situação difícil, e mutias vezes ao extremo. Tudo o que Deus pede ao seu povo para fazer é para o próprio bem do mesmo. Deus não precisa fazer algo para se dar bem, somos nós que precisamos! Não seja apenas ouvinte, pois isto é uma das coisa que mais traz problemas a vida do ser humano!

Praticantes da Palavra

Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
Tiago 1:23-25

Tiago deixa claro que quem não é praticante das escrituras engana-se a si mesmo. Ele usa a linguagem da pessoa que se contempla a sim mesmo no espelho ou seja, apenas um ser humano distorcido em seus pecados. A vida do cristão o cumprimento da palavra não faz sentido, acabará por esquecer a sua identidade.
Então para o crente em Cristo ser bem aventurado em tudo o que faz basta atentar para a palavra e ser praticamente da mesma. Dessa forma se conduzirá com sabedoria e prudência nesse mundo corrompido.

Os Dois Tipos de Ouvintes

Qual dos dois tipos de ouvintes você é? Não deixe enganar pela ilusão deste mundo. Lembre-se do moço que abandonou a casa do pai em Lucas 15. Tinha tudo o que precisava e achava que  precisava de algo mais. Se você atentar para a palavra e ama-la irá perceber que tem mais do que precisa. Então o cumprir a Palavra será um prazer na sua vida!

Medite nisso e reflita! Compartilhe com seus contatos e amigos! E não esqueça de deixar o seu comentário acerca do assunto, pois o mesmo é muito importante!

Leia Também:

1 Comentário

  1. Pingback: Andando Em Temor Durante a Peregrinação - Águas do Trono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *