O Que Fazer Para Não Cair no Engano Religioso

O Que Fazer Para Não Cair no Engano Religioso | Águas do Trono

Quando Jesus andou aqui nesse mundo, muitas maravilhas foram operadas por Ele, o profeta Isaias, cerca de 700 anos antes do nascimento de Cristo profetizou acerca do mesmo, como se vê abaixo:

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
Isaías 61:1

Essa profecia foi proferida por Isaías a sete séculos antes do nascimento do Messias e foi exatamente isso que caracterizou o ministério do mesmo.

Então uma das formas mais eficazes para que você não caia no engano religioso de hoje, basta você conhecer a história de Jesus nosso Salvador, e observar como ele andou, o que pregou e ensinou, e para isto existem alguns passos a serem dados.

Conheça a Historia de Cristo Examinando as Escrituras em Seu Contexto

O próprio Jesus disse isso pois as escrituras testificam acerca da pessoa dEle:

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
João 5:39

Devemos ler as escrituras para conhecer a historia de Cristo, mas não apenas ler, e sim de fato examinar, ponderar, ver onde esta o contexto das passagens, um exemplo que podemos ver é no capítulo primeiro de Mateus, onde a medida que ocorre os acontecimentos o autor relata a que profecia aquele acontecimento se referia.

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.

E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.
Mateus 1:21-25

Note que na passagem acima o autor fala do nascimento de Jesus e relata a profecia referente ao ocorrido que foi o nascimento de Cristo, que lê o livro de Mateus e vê e não tiver o conhecimento da profecia, não irá saber que profecia é essa nas escrituras, porém quem conhece sabe que esta se referindo a profecia de Isaias 7:14

 

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
Isaías 7:14

Hoje as bíblias contém referências cruzadas, o que facilita encontrarmos as passagens que tem haver com o texto que esta sendo lido.

Por isso é muito importante examinar com cuidado as escrituras, procurar de fato conhecer da melhor forma possível.

A melhor forma de conhecermos a história do Salvador é lendo Mateus, Marcos, Lucas e João, na verdade é bom que você leia quantas vezes puder, para que você realmente por dentro de como Cristo viveu aqui na terra, portanto o que você precisa fazer para conhecer a história de Jesus é apenas ler as escrituras, e hoje até que não é cristão por exemplo tem um exemplar em casa, faça bom proveito.

Analise as Palavras de Jesus

Ao ler as escrituras analise bem as palavras do Mestre, e compare com as palavras dos líderes religiosos de hoje, veja se realmente os ensinamentos dos tais estão de acordo com os ensinamentos do Mestre dos mestres, provavelmente você irá se surpreender ao comparar as palavras de Jesus, com o que os líderes mais influentes de hoje dizem, mas influentes me refiro aos que estão na mídia por exemplo.

Analise o Comportamento de Jesus

Ao ler procure observar bem o comportamento de Jesus, como ele tratava as pessoas de sua época, como ele dava atenção a um ilustre rei, como também a um mendigo que gritava pelo seu nome.
Você também irá provavelmente ficar abismado com o comportamento de Cristo, com o comportamento das lideranças de hoje!

Analisando as palavras de Jesus e o comportamento do mesmo, é uma das formas mais eficazes para que você não caia no engano de hoje, para você não cair nas mentiras em nome de Deus, você precisa conhecer a verdade.

Quando Jesus disse que se conhecermos a verdade a verdade nos libertará ( Joao 8:32 ), podemos encaixar perfeitamente neste contexto, a verdade que é Jesus (Joao 14:6 ) não somente liberta de uma vida de pecado, como também das mentiras e dos enganos propagados hoje em grande escala.

Ore Pedindo Discernimento

Temos uma arma poderosa que é a oração, podemos orar também por isso, para que não caiamos no engano religioso, e também podemos orar para que outras pessoas não caiam, podemos orar pedindo a Deus discernimento, sabedoria e conhecimento para que fiquemos cada vez mais longe do engano.

Hoje vemos em vídeos, textos, imagens, filmes, desenhos, literaturas, e até nas escolas o engano se propagando de forma terrível, por isso precisamos conhecer cada vez mais a verdade, precisamos orar para não somente não cairmos no engano como também ajudar outras pessoas a não caírem, ou saírem do engano.

Como igreja de Cristo temos essa responsabilidade, orar e agir para ajudar as pessoas a não caírem e também saírem das mãos de lobos enganadores.

O Que Fazer Para Não Cair no Engano Religioso?

Lembrando que a nossa luta não é contra a carne e o sangue:

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Efésios 6:10-13

Quando os ensinamentos dos falsos profetas de hoje são combatidos, estamos também combatendo o próprio satanás, portanto não se cale quanto a verdade, leia as escrituras, conheça por completo a historia do Mestre, ore, e dessa forma você não cairá no engano.

Deixe o seu comentário, compartilhe este assunto com todos os seus contatos e amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *