O Que Era a Casa do Tesouro?

O Que era a Casa do Tesouro? – Leia

Nesse artigo você irá ler como começou a construção do templo, para que dessa forma entenda o que era a casa do tesouro. Leia com atenção.

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos.  Se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
Malaquias 3:10

No texto acima onde Deus manda que a nação de Israel entregasse o dízimo, o mesmo deveria ser feito na casa do tesouro! Quem construiu a Casa do Tesouro? Abaixo veremos o começo de tudo!

Davi Desejou Construir o Templo

Sucedeu, pois, que, morando Davi já em sua casa, disse ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedro, mas a arca da aliança do SENHOR está debaixo de cortinas.

Então Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo.
Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra de Deus veio a Natã, dizendo:

Deus Proíbe Davi de Construir o Templo

Vai, e dize a Davi meu servo: Assim diz o Senhor: Tu não me edificarás uma casa para eu morar.

Porque em casa nenhuma morei, desde o dia em que fiz subir a Israel até ao dia de hoje; mas fui de tenda em tenda, e de tabernáculo em tabernáculo.

Por todas as partes por onde andei com todo o Israel, porventura falei alguma palavra a algum dos juízes de Israel, a quem ordenei que apascentasse o meu povo, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?

Deus Trás a Memoria o Que Fez a Davi

Agora, pois, assim dirás a meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo Israel.

E estive contigo por toda a parte, por onde foste, e de diante de ti exterminei todos os teus inimigos. Então te fiz um nome como o nome dos grandes que estão na terra.

E ordenarei um lugar para o meu povo Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e nunca mais seja removido de uma para outra parte; e nunca mais os filhos da perversidade o debilitarão como dantes.

E desde os dias em que ordenei juízes sobre o meu povo Israel. Assim abaterei a todos os teus inimigos; também te faço saber que o Senhor te edificará uma casa.

Deus Diz a Davi Que Depois de Sua Morte Um de Seus Filhos Construiria o Templo

E há de ser que, quando forem cumpridos os teus dias, para ires a teus pais, suscitarei a tua descendência depois de ti, um dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino.

Este me edificará casa; e eu confirmarei o seu trono para sempre.

1 Crônicas 17:1-12

Lendo acima podemos ver que Davi foi proibido pelo próprio Deus a  construir o templo. Então Deus permite que Salomão edifique o mesmo.

Davi Prepara Tudo Antes de Morrer

Então disse Davi: “Este é o lugar para o templo de Deus, o Senhor, e do altar de holocaustos para Israel”.

Então Davi deu ordens para que se reunissem os estrangeiros que viviam em Israel, e dentre eles designou cortadores de pedra para prepararem pedras lavradas para a construção do templo de Deus.

Ele providenciou grande quantidade de ferro para a fabricação de pregos e dobradiças para as portas, e mais bronze do que se podia pesar.

Também providenciou mais toras de cedro do que se podia contar, pois os sidônios e os tírios haviam trazido muito cedro para Davi.

Davi pensava: “Meu filho Salomão é jovem e inexperiente, e o templo que será construído para o Senhor deve ser extraordinariamente magnífico, famoso e cheio de esplendor à vista de todas as nações.

Davi Deixa Tudo Preparado

Por isso deixarei tudo preparado para a construção”. Assim, Davi deixou tudo preparado antes de morrer.

Davi mandou chamar seu filho Salomão e ordenou que ele construísse um templo para o Senhor, o Deus de Israel.
Davi disse: “Meu filho, eu tinha no coração o propósito de construir um templo em honra do nome do Senhor, o meu Deus.

Mas veio a mim esta palavra do Senhor: ‘Você matou muita gente e empreendeu muitas guerras.

Por isso você não construirá um templo em honra do meu nome, pois derramou muito sangue na terra, diante de mim.

Mas você terá um filho que será um homem de paz, e eu farei com que ele tenha paz com todos os inimigos ao redor dele. Seu nome será Salomão, e eu darei paz e tranqüilidade a Israel durante o reinado dele.

Deus Faz Referência a Salomão

É ele que vai construir um templo em honra do meu nome. Eu serei seu pai e ele será meu filho.

E eu firmarei para sempre o trono do reinado dele sobre Israel’.
“Agora, meu filho, que o Senhor seja com você, para que você consiga construir o templo do Senhor, o seu Deus, conforme ele disse que você faria.

Davi Torce Para que Salomão Consiga Construir o Templo

Que o Senhor lhe dê prudência e entendimento para que você obedeça à lei do Senhor, o seu Deus, quando ele o puser como líder de Israel.

E você prosperará se for cuidadoso em obedecer aos decretos e às leis que o Senhor deu a Israel por meio de Moisés. Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem se desanime!

“Com muito esforço providenciei para o templo do Senhor três mil e quinhentas toneladas de ouro, trinta e cinco mil toneladas de prata. E tanto bronze e ferro que nem dá para calcular, além de madeira e pedra. E você ainda poderá aumentar a quantidade desse material.

Davi Providenciou Trabalhadores Para a Construção

Você tem muitos trabalhadores: cortadores de pedras, pedreiros e carpinteiros, bem como especialistas em todo tipo de trabalho em ouro, prata, bronze e ferro.
Agora comece o trabalho, e que o Senhor esteja com você”.

Então Davi ordenou a todos os líderes de Israel que ajudassem seu filho Salomão.
Disse ele: “Certamente o Senhor, o seu Deus, está com vocês, e lhes concedeu paz. Pois ele entregou os habitantes dessa terra em minhas mãos, e ela foi submetida ao Senhor e ao seu povo.

Agora consagrem o coração e a alma para buscarem o Senhor, o seu Deus. Comecem a construir o santuário de Deus, o Senhor, para que vocês possam trazer a arca da aliança do Senhor.  E os utensílios sagrados que pertencem a Deus tragam para dentro do templo que será construído em honra do nome do Senhor”.

1 Crônicas 22:1-19

O Que Era a Casa do Tesouro?

Davi não pode construir o templo, porém preparou tudo para que seu filho construísse. Muito material foi acumulado para a construção do templo.

A seguir vamos continuar falando sobre a construção do templo e por consequência falar sobre a casa do tesouro.

2 Comentários

  1. Pingback: O Que Era a Casa do Tesouro - Parte 2 - Águas do Trono

  2. Pingback: A Casa do Tesouro Existe Hoje? - Águas do Trono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *