O Profeta Que Foi Engolido Por um Grande Peixe

O Profeta Que Foi Engolido Por um Grande Peixe – Medite e aprenda com essa história

Certamente você já ouviu falar sobre Jonas, que muitos o chamam de profeta fujão. Com a história de Jonas podemos aprender muitas coisas. Então vamos falar a respeito do profeta Jonas, o profeta que foi engolido por um grande peixe.

E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.
Jonas 1:1-3

Veja que no texto Jonas tenta fugir da presença do Senhor após Deus ter dado ordem para que ele pregasse em Nínive. Talvez Jonas tenha se esquecido que os olhos do Senhor estão em todo o lugar. Jonas vendo um navio que vai para Társis paga a passagem e se acomoda ali.

Deus Envia Uma Tempestade Para Impedir o Profeta

Nada pode conter o poder e o agir de Deus, o homem pode tentar de tudo, porém nunca poderá com o seu Criador. Deus envia uma tempestade para onde estava Jonas de tal forma que o navio estava a ponto de se quebrar. Os Marinheiros que estavam no navio ficaram desesperados e começaram a lançar a carga ao mar, porém nada adiantava. Contudo o que estava acontecendo Jonas vai para o porão do navio e dorme. Os marinheiros encontram Jonas no porão e pede para que ele clame ao seu Deus para acalmar a tempestade.
Segundo um costume que eles tinham, eles lançaram sorte para entenderem o que estava acontecendo.
Lançar sortes uma prática de adivinhação, e também para se conhecer a vontade dos deuses.

A Sorte Cai Sobre Jonas

Os marinheiros lançaram sortes e a mesma caiu sobre Jonas:

E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
Jonas 1:7

Deus tem domínio sobre tudo, inclusive sobre essa atitude pagã de lançar sortes. Deus tem seus meios de cumprir seus propósitos. Provavelmente os marinheiros lançaram flechas com cores diferentes que era uma forma muito usada de lançar sortes.

A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do Senhor.
Provérbios 16:33

Depois de uma conversa com Jonas, ele mesmo pede para que os marinheiros o jogue no mar. Dessa forma Jonas confessa que a tempestade era por causa dele.

E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.
Jonas 1:12

A princípios os marinheiros não queriam lançar Jonas ao mar, porém não teve outra forma.

Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles.
Jonas 1:13

Então com muito temor aqueles homens clamaram a Deus ( geralmente acreditavam em muitos deuses).

Então clamaram ao Senhor, e disseram: Ah, Senhor! Nós te rogamos, que não pereçamos por causa da alma deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve.
E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria.
Jonas 1:14,15

Deus Prepara Um Grande Peixe Para Engolir Jonas

Então Deus para salvar a vida do profeta prepara um grande peixe, que engoliu literalmente o profeta.

Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.
Jonas 1:17

Certamente Jonas não aguentando mais ficar no ventre do grande peixe, ele então clama ao Deus!

E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
Jonas 2:1,2

 

Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.
Jonas 2:10

Confira a oração de Jonas no capítulo dois inteiro. Perceba tudo o que aconteceu para que Jonas chegasse ao seu destino. Deus tem seus meios de trabalhar na vida de seus filhos afim de cumprir seus propósitos. Mesmo Jonas sendo desobediente, Deus foi misericordioso e o colocou no lugar que ele deveria entregar a mensagem.

Jonas Prega e o Povo de Nínive se Converte

E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo:
Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo.
E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho.
E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.
Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza.
Jonas 3:1-6

Leia todo o capítulo três de Jonas para entender como o povo se arrependeu e a atitude que tomaram.

E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.
Jonas 3:10

Jonas Ficou Amargurado Por Que o Povo Se Converteu

Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado.
E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
Jonas 4:1,2

Algumas pessoas dizem que a povo daquela cidade era cruel e que feriram os familiares de Jonas. Portanto Jonas não quis a conversão da cidade, entretanto Deus ensina uma lição para Jonas! Deus começa a dialogar com Jonas devido o seu descontentamento e através de uma aboboreira ensina uma lição ao profeta!

Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade.
E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.
Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.
E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.
Jonas 4:5-8

A Lição Através da Aboboreira

Jonas se alegrou com uma aboboreira, mas não se alegrou com a conversão daquele povo pecador.
Quando Deus envia um verme para matar a aboboreira Jonas fica muito desapontado e pede a morte.
Então Deus conclui a lição para o profeta Jonas:

Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.
E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;
E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?
Jonas 4:9-11

Hoje muitas pessoas religiosas não ficam contentes com a conversão de algumas pessoas. São pessoas que se acham muito boas e não aceitam a graça de Deus na vida de pessoas que fizeram muitas coisas erradas e chegam ao arrependimento. Muitas ficam até mesmo iradas, de como Deus pode se compadecer de pessoas tão ruins. Entretanto aonde abundou o pecado superabundou a graça de Deus!

Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Romanos 5:20,21

O Profeta Que Foi Engolido Por um Grande Peixe

O profeta Jonas tentou fugir do que Deus queria, tenta fugir, porém Deus protege a vida do profeta até coloca-lo no lugar que Deus queria que ele pregasse. Que a vontade de Deus prevaleça acima da nossa!
Compartilhe com seus amigos o tema O Profeta Que Foi Engolido Por um Grande Peixe.

Pensem e meditem a respeito e tirem novas lições!

2 Comentários

  1. Pingback: O Homem Que Desafiou 450 Profetas - Águas do Trono

  2. Pingback: O Desagrado de Deus Com os Sacerdotes - Águas do Trono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *