O Pão da Vida

O Pão da Vida – Medite

Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus.
E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui?
Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.
João 6:5-27

Jesus havia multiplicado pães e peixes para uma multidão. Pouco tempo depois essas mesmas pessoas foram atraz de Jesus por ele ter feito tal milagre. Jesus foi bem claro e direto quando disse que tais pessoas estavam o procurando so por que ele multiplicou os pães e peixes. Então Jesus os exortou a trabalhar, se esforçar não pela comida que perece, mas pela que permace para a vida eterna. Portanto com essas palavras de Jesus aprendemos lições importantes.

O Pão Perecível e o Pão da Vida

Jesus não estava dizendo que as pessoas não poderiam ter as coisas dessa terra, porém estava exortando as mesmas a priorizar o que é mais importante. O Mestre da vida estava ensinando aquelas pessoas que o mais importante é a essência da vida. O pão que elas comeram saciavam a fome apenas por um momento, porém Jesus alimenta a alma. Aquelas pessoas no entanto estavam cegas, não entendiam as coisas espirituais.

Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?
Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.
Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.

João 6:28-32

Jesus é o Pão que Sacia a Fome

Veja que as pessoas rebateram as palavras de Jesus pedindo um sinal, e se referiram ao maná que Deus fez cair no deserto. Entretanto o maná que caiu no deserto era apenas alimento para o corpo, nada além disso. Essas pessoas porém não entendiam que estavam diante do Pão da Vida. Então Jesus diz que Deus dá para eles o verdadeiro Pão do Céu.

Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
João 6:33-35 

Quando Jesus se refere a Ele como o pão, aquelas pessoas sem entender pedem que Jesus sempre dê a eles desse pão. Então Jesus declara que Ele é o Pão da Vida. Aquelas pessoas então começaram a murmurar por que Jesus disse ser o pão que desceu do céu. Então começaram a trazer a memória dizenque que Jesus era apenas filho de José e que conheciam sua mãe.

Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.
Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
Eu sou o pão da vida.
João 6:43-48

O Maná que Caiu no Deserto Não se Compara ao Pão Vivo que Desceu do Céu

Eu sou o pão da vida.
Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
João 6:48-51

Aquelas pessoas ficam com seus pensamentos atordoados por causa das palavras de Cristo! Então começam a questionarem-se mutuamente.

Eles Não Compreendem as Palavras do Mestre

Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
João 6:52-58

Para se alimentar de Jesus, era tão somente crer nele. Quando o homem crê em Jesus é reconciliado com Deus, e passa a viver em comunhão com Deus através de Jesus Cristo.

Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
João 6:28,29

Crer em Jesus o O Pão da Vida

Crêr em Cristo, se alimentar de suas palavras, afim de ter comunhão com Deus. As palavras de Jesus soavam estranhas para eles, pois a incredulidade lhes cegava os olhos. Jesus continua sendo o pão vivo que desceu do céu, e todo aquele que dele se alimenta tem a vida eterna! Portanto é assim que o homem se alimenta de Cristo para a Vida Eterna, crendo!

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

 

 

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *