O Homem Segundo o Coração de Deus

O Homem Segundo o Coração de Deus – Uma história dramática e um coração quebrantando

Hoje você vai ler sobre uma história dramática de um homem que foi conhecido como sendo segundo o coração de Deus. Presta atenção na leitura e viaje nessa história emocionante.

A Rejeição de Deus Quanto a Saul

Deus estava para confirmar o reinado de Saul em Israel, porém este rei foi rebelde a palavra do Senhor. Portanto Deus rejeitou o reinado de Saul, e Samuel disse essas palavras para o rebelde rei:

Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;
Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.
1 Samuel 13:13,14

Samuel em Busca do Próximo Rei

Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o Senhor: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao Senhor.
E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.
1 Samuel 16:1-3

Samuel parece não ter tomado de imediato a decisão de procurar um novo rei para Israel, pois Saul já tinha sido rejeitado pelo Senhor. Então Deus repreende a Samuel e o impulsiona a ir em busca do novo rei, o rei que Deus lhes mostraria. Samuel fica com medo, porém Deus lhe orienta no que deve ser feito.

O Homem Segundo o Coração de Deus Não Deve Ser Reconhecido Pela Aparência

Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?
E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao Senhor; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.
E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.
1 Samuel 16:4-6

Muitas pessoas até hoje olham para aparência, isso acontece até mesmo no meio cristão infelizmente. Deus porém não olha para aparência e repreendeu a Samuel por isso. Quando Samuel bateu os olhos em Eliabe e olhou para a sua postura e disse que estava diante dele o ungido do Senhor.

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
1 Samuel 16:7

Depois que Deus fala isso com Samuel passaram perante ele outros jovens filhos de Jessé, porém Deus não havia escolhido à nenhum deles. Samuel pergunta se não existiam mais jovens e Jessé diz que ainda existia um que estava apascentando as ovelhas.

Davi –  o Homem Segundo o Coração de Deus

Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
1 Samuel 16:11,12

Certamente para Jessé Davi não seria o preferido a ser escolhido, porém Deus não escolhe segundo os critérios humanos.

Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
1 Samuel 16:13

Saul começou a ser perturbando por um espírito mau da parte do Senhor, e Davi ao tocar sua harpa Saul sentia alívio. A princípio Saul se apegou a Davi, porém o jovem não poderia imaginar que Saul seria um de seus maiores inimigos.

Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos.
E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.
1 Samuel 16:22,23

Deus Concede Inúmeras Vitórias a Davi

Davi derruba o gigante Golias:

Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
1 Samuel 17:50

Golias era um homem muito mais forte do que Davi, aos olhos humanos Davi não tinha nenhuma chance. Deus porém foi com Davi nessa peleja. Essa é uma parte da história mais contada da vida do rei Davi.

Davi Destrói os Filisteus – O Ciúme de Saul

E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul.
Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.
E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.
Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?
E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.
1 Samuel 18:5-9

A partir desse dia Saul começa uma perseguição implacável contra Davi, porém Deus era com Davi. Por mutias vezes Deus entregou Saul nas mãos de Davi porém o mesmo não quis matar a Saul pois se compadecia dele. Davi reconhecia a Saul como o ungido do Senhor e se arrependeu até mesmo por ter cortado a orla de sua veste. O Senhor deu a Davi muitas vitórias e livramentos.

A Falta de Vigilância de Davi

O que é um homem segundo o coração de Deus? O livro de Atos da a definição:

E depois pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos, a Saul filho de Cis, homem da tribo de Benjamim.
E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.
Atos 13:21,22

Basicamente o homem segundo o coração de Deus é aquele que executa a vontade do Senhor. Porém até mesmo o homem segundo o coração de Deus não estava isento de pecar contra o seu Deus. Em um momento da vida de Davi o mesmo não vigiou, deu vazão aos seus desejos pecaminosos e caiu. Davi deveria estar na guerra, porém ficou no palácio real, e vendo uma mulher se banhando sentiu desejo pela mesma. Davi descobre que a mulher era casada, entretanto deu vazão e alimentou o seu desejo até consumar o ato.

A Queda do Homem Segundo o Coração de Deus

E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.
E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.
2 Samuel 11:1-5

Davi Tenta Encobrir o Seu Pecado

Davi comete adultério com a esposa de Urias o eteu, um servo fiel a Davi. Todavia o rei cego pelo pecado tenta encobrir o seu erro. O rei manda chamar a Urias marido de Bate-Seba, para que o mesmo fosse para casa descansar e se deitar com ela. Dessa forma Davi esconderia o seu pecado, e até então o filho que nascesse seria de Urias e não do rei. Urias porém não quis, por uma questão de honra, pois não poderia ver o povo na guerra e ele em casa descansando e desfrutando de sua mulher. Urias era um homem fiel, de grande valor.

E fizeram saber isto a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então disse Davi à Urias: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste à tua casa?
E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.
Então disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
2 Samuel 11:10-12

Davi tenta mais uma vez, prosseguindo com seu plano maligno, porém mais uma vez seus planos são frustrados. Davi embriagou a Urias para que ele fosse para casa, porém o plano não funcionou.

E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.
2 Samuel 11:13

Davi Prossegue Com o Seu Plano – A Morte de Urias

E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias.
Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.
Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
2 Samuel 11:14-17

Davi o homem segundo o coração de Deus armou a morte de um servo que o amava e lhe era fiel. Joabe era líder do exército de Davi, o mesmo certamente não entendeu a atitude de Davi, porém foi obediente e fez como o rei lhe ordenara. E assim de forma cruel morre Urias o heteu, um homem de grande valor no exército de Davi.
Deus não gostou nenhum um pouco da atitude de Davi e a partir daquele momento a vida de Davi nunca mais seria a mesma.

A Ira de Deus

Joabe envia um servo a Davi, para dizer o que houve na peleja e também para falar da morte de Urias.
Davi de alguma forma percebeu que Joabe estranharia sua atitude e tentou convencer o líder com suas palavras. Deus ficou irado com atitude do rei.

E foi o mensageiro, e entrou, e fez saber a Davi tudo o que Joabe o enviara a dizer.
E disse o mensageiro a Davi: Na verdade que mais poderosos foram aqueles homens do que nós, e saíram a nós ao campo; porém nós fomos contra eles, até à entrada da porta.
Então os flecheiros atiraram contra os teus servos desde o alto do muro, e morreram alguns dos servos do rei; e também morreu o teu servo Urias, o heteu.
E disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não te pareça isto mal aos teus olhos; pois a espada tanto consome este como aquele; esforça a tua peleja contra a cidade, e a derrota; esforça-o tu assim.
Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, lamentou a seu senhor.
E, passado o luto, enviou Davi, e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher, e deu-lhe à luz um filho. Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor.
2 Samuel 11:22-27

A Repreensão de Deus Através do Profeta Natã

E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.
Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.
E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.

Davi e o seu Senso de Justiça

Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.
E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.

Davi julga o homem segundo a história que Natã conta, porém o profeta estava falando do próprio Davi.

Natã o Profeta Entrega Para Davi a Sentença de Deus

Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
2 Samuel 12:1-12

O Arrependimento de Davi e a Morte da Criança

Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.
Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.
Então Natã foi para sua casa; e o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente.
E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra.
Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles.

A morte da Criança

E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria.
Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta.
2 Samuel 12:13-19

Depois disso Davi tem outro filho com Bate-Seba, e chamou o nome da mesma de Salomão e Deus amou a criança.

O Homem Segundo o Coração de Deus

Passado o tempo, tudo o que o profeta Natã falou se cumpriu na vida de Davi, o rei então passa por muitos sofrimentos. Com essa história aprendemos que Deus perdoa o pecado, porém as consequências muitas vezes são inevitáveis. Davi, diferente de Saul, tinha um coração quebrando e Deus não despreza um coração quebrantado e contrito. Quando o profeta Natã contou a história do homem injusto e disse que aquele homem era o próprio Davi, o mesmo prontamente se arrependeu.

Essa é uma parte da dramática história do homem segundo o coração de Deus. Que dela venhamos tirar lições preciosas que sirvam de alerta para a nossa vida. O homem é capaz de fazer coisas horríveis, porém Deus se agrada de um coração verdadeiramente arrependido. Compartilhe essa parte da história do homem segundo o coração de Deus com seus contatos e amigos. Reflitam e pensem a respeito.

Leia Também:

2 Comentários

  1. Pingback: A Humilhação de Tamar e a Vingança de Absalão - Águas do Trono

  2. Pingback: Caim se Levanta Contra Seu Irmão Abel - Águas do Trono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *