O Homem Que Desafiou 450 Profetas

O Homem Que Desafiou 450 Profetas – Um verdadeiro profeta

Houve uma época em Israel em que o povo estava em grande decadência espiritual. Além disso também passava por severos problemas econômicos devido a falta de chuva. Acabe estava reinando, fazendo o que era mal aos olhos de Senhor. Portanto Deus cerrou os céus e não permitia descer a chuva. O povo porém estava confuso em dois pensamentos se serviam a Deus ou a baal.

No meio dessa história havia um homem, um profeta, que diante de tudo isso ainda servia ao Senhor. O nome desse profeta era Elias. Um homem que em meio a decadência espiritual e econômica ainda fazia a diferença!

Deus Manda Elias Apresentar-se a Acabe

Chega o momento de Deus enviar a chuva sobre a terra novamente, e Deus da ordem a Elias para ir perante Acabe.

E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra.
E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria.
1 Reis 18:1,2

No caminho Elias se encontra com um homem temente a Deus chamado Obadias, e que  era servo de Acabe. Este Obadias agiu de compaixão ajudando a vários profetas de Deus quando a perversa Jezabel mandou matar os profetas do Senhor. Enquanto Jezabel matava os profetas de Deus Obadias conseguiu esconder cem profetas e os escondeu em uma cova. Então esse Obadias alimentou esses profetas com pão e água para os manter vivos.

Elias Pede a Obadias Para Que Acabe Vá ao Seu Encontro

Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias?
E disse-lhe ele: Eu sou; vai, e dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui.
1 Reis 18:7,8

Acabe havia dado ordem para que Obadias procurasse erva para os animais, para que não houvesse perca total do mesmos. No caminho Obadias encontra Elias, e o mesmo pede para que Obadias diga a Acabe. Entretanto não houve lugar em que Acabe procurasse a Elias e de forma alguma o achou. Obadias então fica com medo de falar com Acabe e esse não acreditando nele o matasse. Então Obadias diz tudo isso para Elias, porém o profeta encoraja o homem a anunciar a sua presença para o ímpio Acabe.

O Encontro de Acabe e Elias

Então foi Obadias encontrar-se com Acabe, e lho anunciou; e foi Acabe encontrar-se com Elias.
E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?
Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim.
1 Reis 18:16-18

Finalmente Acabe encontra-se com Elias, e contudo não mostra nenhum arrependimento por suas transgressões, na verdade ainda afronta o profeta. Acabe chama Elias de perturbador de Israel, então o profeta contra argumenta dizendo que o rei era o que fazia mal perante ao Senhor. O profeta exorta a Acabe dizendo que o mesmo abandonara os mandamentos do Senhor. Então chega a hora do desafio.

Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem da mesa de Jezabel.
1 Reis 18:19

Acabe ouvindo as palavras de Elias manda convocar o povo e todos os seus profetas.

Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo.
1 Reis 18:20

Todo o povo assim como os profetas estavam agora reunidos no carmelo e Elias com profeta de Deus os exorta:

Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.
1 Reis 18:21,22

O Homem Que Desafiou 450 Profetas

O profeta Elias então lança o desafio:

Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.
Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
1 Reis 18:23,24

O povo aceitou o desafio. Então Elias pede para que os profetas de baal preparassem primeiro o altar deles, pois eram muitos. Então aqueles profetas tomaram um bezerro e o preparam e invocaram a baal, para que o mesmo lhes respondesse por fogo, conforme o desafio.

E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.
1 Reis 18:26

Elias Zomba dos Profetas de Baal

E sucedeu que ao meio-dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.
E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.
E sucedeu que, passado o meio-dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
1 Reis 18:27-29

Enquanto os profetas de baal gritavam e se cortavam o profeta Elias zombava deles. Veja que vergonha os profetas de baal estavam passando, pois criam em um deus morto. Aqueles profetas arrancavam sangue de si mesmos na esperança de chamar a atenção do falso deus ball. Então chega a vez de Elias.

Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
1 Reis 18:36

Depois que Elias pediu para que o povo o ajudasse na preparação do altar do Senhor, e preparassem o bezerro, Elias ainda dificulto para ele aos olhos dos falsos profetas. Elias além do sacrifico pediu para que o povo derramasse muita água em volta do rego que fizeram no altar.

O Clamor de Elias

De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.
Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!
1 Reis 18:35-39

Elias talvez não chegou a clamar nem sequer dois minutos e Deus de prontidão lhes responde. O povo que estava coxeando em dois pensamentos agora reconhece que só o Senhor é Deus! Assim Elias desafiou os 450 profetas de baal e os humilhou perante o rei Acabe.

O Homem Que Desafiou 450 Profetas | A morte dos profetas de baal

E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.
1 Reis 18:40

Assim Elias glorifica a Deus e prova tanto para o povo como também para os profetas de baal que só o Senhor é Deus. Todos os 450 profetas de baal foram mortos por ordem de Elias. Baal era conhecido também como o deus da chuva e do trovão, porém Deus prova através do seu profeta que baal não era Deus.

Compartilhe com seus amigos e falem a respeito dessa emocionante história. E que todos venham extrair daqui lições que tragam edificação para a vida. Só o Senhor é Deus.

Não esqueça de deixar o seu comentário.

 

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *