O Grande Milagre no Mar Vermelho

O Grande Milagre no Mar Vermelho – Medite

O aconteceu no mar vermelho em uma época antiga da história de Israel é algo tremendo. Israel estava vivendo como escravos no Egito, e sofriam muito la. Então depois de muito sofrimento Deus ouve o clamor do povo e começa a agir com seu poder.

E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão.
E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;
E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.
Êxodo 2:23-25

O povo sofria severamente no Egito, e por mais que o rei tentasse impedir o crescimento do povo mais o povo crescia e era afligido. Então chega a hora da ação de Deus para tirar o povo de brutal sofrimento, que já durava 4 séculos.

Deus da Ordens a Moisés Para Tirar o Povo do Egito

 

Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.

E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
Êxodo 3:6-10

Moisés se não achou capaz de tal façanha, porém Deus mostrou que estaria com ele em todos os momentos. Arão irmão de Moisés foi junto com ele nessa missão. Faraó que se considerava um deus, relutou para não liberar o povo, contudo dessa vez ele teve que ceder.

Fará Libera o Povo Para Sair da Terra do Egito

Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito.
Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim.
Êxodo 12:31,32

Depois de muito resistir Faraó teve que liberar o povo, pois todos os primogênitos no Egito haviam morrido. Todos os primogênitos dos homens e dos animais morreram inclusivo o filho de Faraó. Então muitos egípcios ficaram com medo de morrer, e as pressas apertavam o povo para sair.

Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito.
Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim.
E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da terra; porque diziam: Todos seremos mortos.
Êxodo 12:31-33

O Grande Milagre no Mar Vermelho – A Travessia do Mar vermelho

Faraó se arrepende de ter deixado Moisés ir com o povo, porém o própria Deus havia endurecido o seu coração. O Senhor dos exércitos estava prestes a mostrar para Faraó quem de fato era Deus. O povo então começa a ser perseguido pelos exércitos egípcios e acabam ficando cercados. Chega uma hora que o povo fica de frente ao mar vermelho, simplesmente sem saída. Então foi quando o povo estava prestes para ver um milagre.

Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.
E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.
Êxodo 14:21,22

É algo extraordinário de se imaginar, porém até mesmo alguns cientistas já comprovaram o fato. Imagine a surpresa de Faraó e seu exército ao ver tal cena, contudo eles foram pelo meio do mar atrás dos israelitas.
Quando ainda os egípcios estão perseguindo o povo no meio do mar Deus da outra ordem a Moisés:

E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros.
Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar,
Êxodo 14:26,27

E assim Deus foi glorificado, e toda terra do Egito conheceu a grandeza de Deus e seu cuidado para com o seu povo. Essa é uma historia bem conhecida, mas que vale a pena relembrar.

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *