O Grande Capitão Naamã e o Seu Drama

O Grande Capitão Naamã e o Seu Drama – Medite

Naamã era um grande homem! Ele era o capitão do exército do rei da Síria. E o próprio Naamã foi instrumento de Deus para dar livramento aos Sírios.

E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
2 Reis 5:1

Note que a narrativa bíblica diz que ele era homem de muito respeito e era um herói valoroso. Entretanto tinha um detalhe que o incomodava, pois ele era leproso.

A Escrava de Naamã Fala Acerca do Deus Que Poderia Cura-lo

Quando Naamã guerreou contra Israel, e o mesmo foi bem sucedido, pois assim Deus o quis ele levou uma menina como escrava. A Menina vendo o estado de Naamã disse para a esposa de Naamã que acerca de um profeta de Deus em Samaria. Certamente a lepra de Naamã era algo que ele não podia esconder. Note que a menina percebe que ele ela leproso. Naamã ficou sabendo do que disse a menina e foi até ao rei e contou-lhes tais palavras. Perceba que a lepra incomodava muito a vida de Naamã, pois ele não perdeu tempo e ir até ao rei e pedir ajuda. Certamente o rei da Síria tinha em grande estima a vida de Naamã.

O Rei da Síria Envia Uma Carta ao Rei de Israel Para Rogar em Favor de Naamã

Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.
E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
2 Reis 5:5,6

Quando o rei da Síria enviou a carta ao Rei de Israel, que até então era o seu adversário o rei de Israel pensou que aquilo era uma armação. O rei de Israel achava que o rei da Síria estava tramando algo contra ele.

E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.
2 Reis 5:7

Note na passagem como o rei de Israel ficou indignado, e pediu para que notassem o rei da Síria. Então Eliseu que era o profeta da qual a menina falou para a sua Senhora tranquilizou o rei.

Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
2 Reis 5:8

Eliseu era um profeta seguro e sabia do seu chamado para com Deus. Então Naamã vai ao encontro do profeta.

A Revolta de Naamã

Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
2 Reis 5:9-11

Note que Naamã  chega a porta da casa de Eliseu, esperando que o profeta fosse ao seu encontro. Entretanto ao invés de o profeta ir ao encontro de Naamã ele envia um de seus mensageiros para dar o recado. O mensageiro diz para que Naamã se lavasse sete vezes no Jordão, e dessa forma ele seria purificado.
Note como o general ficou irado, por que Eliseu não foi até ele, pois ele pensava consigo que o profeta iria ao encontro dele e clamaria a Deus pela cura. Naamã era um homem valoroso, porém seu orgulho também precisava ser quebrado.

Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
2 Reis 5:12

O general Naamã não só ficou irritado pelo fato do profeta não ir até ele como também pela ordem do profeta. Existiam muitos rios melhores do que o rio Jordão. O rio Jordão tinha águas barrentas, porém ela ali que ele deveria se lavar. Todavia o respeitoso general não quis e se foi caminho de volta para a sua terra.

O Servos de Naamã Persuadiu o General a Obedecer o Profeta

Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
2 Reis 5:13,14

Veja como os servos de Naamã tinha apreço pelo seu general, de maneira que o conscientizou que coisa mais difícil ele poderia fazer. Os servos de Naamã lembrou ao mesmo que ele era guerreiro e estava acostumado a desafios muito mais difíceis. Então Naamã ouve as palavras dos servos e faz o que o profeta Eliseu mandara.
Então Naamã fica purificado da sua lepra de uma vez por todas. O orgulho foi quebrado, a ordem obedecida e o milagre aconteceu.

Naamã se Converte ao Deus Vivo, Eliseu Recusa Recompensa

Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.
Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.
2 Reis 5:15,16

Naamã feliz com a cura queria recompensar o profeta por isso, porém mesmo como muita insistência o profeta Eliseu recusa. Que lição passa o profeta Eliseu com essa atitude para os dias de hoje! Certamente muitos hoje aceitariam os presentes de Naamã e ainda arrancariam o que pudessem. Que Deus levante verdadeiros profetas como Eliseu. Então Naamã se converte ao Senhor e declara que não oferecerá sacrifícios a outro Deus a não ser ao Deus de Eliseu.

E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor.
2 Reis 5:17

O Grande Capitão Naamã e o Seu Drama

Então assim acaba o drama do grande capitão Naamã. Certamente muita tristeza a lepra lhe causava, pois certamente ele não poderia abraçar sua esposa e beija-la, dentre outras coisas. Naamã mesmo sendo homem de respeito e valoroso tinha que conviver com aquela doença degradante. A lepra era algo terrível na época de Naamã. Contudo o respeitoso herói dos sírios ganhou muito mais que a cura do corpo ao se converter ao verdadeiro Deus. Grandes lições aprendemos com essa história!

Deixe o seu comentário a respeito, compartilhe com seus contatos e amigos e falem sobre o grande capitão Naamã e o seu drama. Deus ainda continua fazendo maravilhas hoje!

 

 

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *