O Gigante Afrontador Que Caiu Pelas Mãos de Um Jovem

O Gigante Afrontador Que Caiu Pelas Mãos de Um Jovem – Medite

Imagine um único homem afrontando um exército inteiro durante 40 dias pela manhã e pela tarde? Foi exatamente o que aconteceu durante o reinado de Saul. Dentre o exército de Saul porém não tinha ninguém que se aventurasse a enfrentar o gigante chamado Golias. O gigante fez um desafio de um por um, ou seja, um homem contra outro. O representante do exército que perdesse poria todos os outros em maus bocados.

O Gigante Golias

E os filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que está em Judá, e acamparam-se entre Socó e Azeca, no termo de Damim.
Porém Saul e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale do carvalho, e ordenaram a batalha contra os filisteus.
E os filisteus estavam num monte de um lado, e os israelitas estavam num monte do outro lado; e o vale estava entre eles.
Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.
Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze.
E trazia grevas de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros.
E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro.
1 Samuel 17:1-7

Vamos contextualizar algumas características de Golias:

Altura –  Seis Côvados e Um Palmo
Um palmo aqui seria de 25 cm. 
Um côvado segundo alguns estudiosos varia de 45 cm a 52 cm.

Como Golias media seis côvados em um palmo, a maioria sugere que ele tinha em média uma altura de 2,83 metros. Portanto é considerado a pessoa mais alta mencionada nas escrituras. É bom lembrar que ainda que chamamos Golias de gigante as escrituras dizem que ela era homem de grande estatura. Então queremos dizer que ele era descente de gigante, porém pode ter tido pessoas maiores do que ele.

Armadura de Golias

Capacete de bronze – Peso não mencionado
Couraça de Escamas – 5 Mil Ciclos | Aproximadamente 57 quilos
Escudo de bronze – 
Peso não mencionado
Grevas de bronze – Peso não mencionado
Lança – O peso da ponta da lança é mencionado que era de 600 ciclos, cera de 6 quilos

Greva é um componente das armaduras antigas, que se utilizava como proteção para as canelas e topo do joelho. Podiam ser de bronze, ferro ou mesmo couro. As grevas eram, possivelmente, do início do século XIII.
Fonte: Wikipédia

Grevas - Águas do Trono

Grevas – Podiam ser de bronze, ferro ou mesmo couro.

Quanto a Davi por ser muito jovem ainda, cerca de 23 anos, só o peso da armadura de Golias poderia ultrapassar o  peso do jovem.

A Afronta de Golias

E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.
Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos. Porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis.
Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.
1 Samuel 17:8-10

Quando Saul ouviu isso do filisteu, o mesmo temeu assim também como todas as suas tropas. Todos ficaram com medo do guerreiro filisteu. Provavelmente os filisteus já deram a batalha como vencida, pois ninguém ousava enfrentar o seu grande soldado. Todavia no meio dessa história alguém de coragem ouve a afronta do gigante e tudo muda.

Davi Ouve a Afronta do Gigante

Davi então se levantou de madrugada, pela manhã, e deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara. E chegou ao lugar dos carros, quando já o exército saía em ordem de batalha, e a gritos chamavam à peleja.
E os israelitas e filisteus se puseram em ordem, fileira contra fileira.
E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem.
E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate. E falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.
1 Samuel 17:20-23

Pela primeira vez Davi ouve as palavra do filisteu, e não gostou nada do que ouviu. Existiam muitos soldados mais fortes do que Davi ali, talvez até entre os seus irmãos mais velhos. Entretanto foi Davi que iria decidir aquela batalha. Certamente ninguém poderia imaginar que o jovem seria capaz de tal façanha. Na verdade muitos disseram que ele não poderia contra aquele homem. Olhando por um prisma humano, eles tinham razão.

Davi Se Propõe a Lutar Contra Golias

E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.
Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?
E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir.
1 Samuel 17:25-27

Davi ouviu que quem vencesse o gigante seria recompensado e não perdeu tempo. Então Davi diz que Golias não era ninguém para afrontar os exércitos do Deus vivo.

Saul Aconselha Davi a Não Encarar o Gigante

E, ouvidas as palavras que Davi havia falado, as anunciaram a Saul, que mandou chamá-lo.
E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
1 Samuel 17:31-33

Alguns dizem que Saul desmereceu a Davi, contudo Saul simplesmente foi sincero em suas palavras. Saul na verdade queria proteger Davi da mão do gigante. Saul olhou por um olhar natural, e certamente não estava errado em suas palavras. Todavia Davi contou algo que convenceu Saul.

Davi Conta Sua Experiência

Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho.
Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.
1 Samuel 17:34-37

Davi tinha fé que poderia derrubar o gigante baseado nos livramentos que Deus lhe dera das mãos do urso e do leão. Davi tinha experiência com Deus, não que ele fosse o mais forte, mas pela confiança no Deus que ele cria. O jovem diz que da mesma forma que o urso e o leão caiu por suas mãos assim seria com o filisteu e Deus o ajudaria. Depois que Saul ouviu a experiência de Davi disse: “Vai, e o Senhor seja contigo.” Certamente Saul entendeu que um urso e um leão não eram adversários tão fáceis de matar.

Golias Desmerece Davi e o Afronta

E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
1 Samuel 17:42-44

Depois que Davi pegou a sua funda e cinco pedras do ribeiro, foi a peleja contra Golias. Então quando Golias olha para Davi o despreza por ser muito moço. Golias amaldiçoa a Davi e diz que vai dar a sua carne aos animais e as aves. Todavia a confiança de Davi era de se admirar, e não temeu a afronta do gigante. Davi mostra para Golias que a confiança dele estava em Deus e disse que o mesmo Senhor iria lhe garantir a vitória.

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

Davi Atribui a Deus a Vitória Antes Mesmo de se Concretizar

Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
1 Samuel 17:45-47

Aqui vemos como o jovem confiava em Deus, de tal modo que atribuiu ao Criador a vitória contra o filisteu. Davi decretou a vitoria contra o gigante e usou como base a sua fé em Deus. “Do Senhor é a guerra” disse o moço!

O Gigante Afrontador Que Caiu Pelas Mãos de Um Jovem | A Derrota de Golias

E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.
1 Samuel 17:49-51

O autor faz questão de narrar que Davi matou o filisteu sem se quer ter uma espada na mão. Foi uma vitória histórica e até hoje é uma das histórias mais contadas no mundo. Certamente você deve ouvi-la desde criança e continua ouvindo uma vez ou outra. Todos os filisteus fugiram depois que o seu herói foi morto. Então vemos que nem sempre o maior vence uma vez que Deus esta do lado do menor. Humanamente falando seria impossível Davi ganhar aquele combate, porém ao lado de Davi estava o Gigante dos gigantes.

Que assim com Davi, você em Deus consiga vencer os “ursos” os “leões” e os “golias” da vida, sempre confiando no Senhor. Você pode confiar sim no seu potencial, porém tem coisas que só com a intervenção de Deus. Que através dessa emocionante a história a sua fé aumente ainda mais!
Compartilhe com seus amigos e deixe o seu comentário acerca de O Gigante Afrontador Que Caiu Pelas Mãos de Um Jovem.

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *