O Engano e o Antídoto Contra o Mesmo

O Engano e o Antídoto Contra o Mesmo – Não Caia no Engano

Hoje no meio religioso milhões de pessoas estão sendo enganadas todos os dias! Hoje por exemplo já são mas de 30.000 (Trinta Mil) denominações só no Brasil. Portanto todas elas dizem estarem certas, algumas dizem que somente lá é aonde Deus opera. Entretanto precisamos ficar atentos as escrituras, e analisar tudo o que ouvimos. Infelizmente hoje, talvez não em todas, mas em muitas denominações o evangelho virou comércio. Acrescente-se ainda que muitas vezes se é feito de tudo para arrebanhar grande número de pessoas, ainda que para isso façam coisas contrárias as escrituras.

Ficando Atento Para Não Cair no Engano

Visto que o engano esta prevalecendo em muitos lugares é preciso estar de orelha em pé para não ser enlaçado. Entretanto é bom lembrar que existem pessoas que já taparam os ouvidos a verdade. O apostolo Paulo havia falado sobre isso em uma de suas cartas:

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
1 Timóteo 4:1,2

Veja que hoje é nitidamente espalhada doutrina de demônios pelo Brasil afora. Por isso devemos estar atentos, ainda que muitos acreditam que os escolhidos não serão enganados. Contudo os cristãos são constantemente alertados nas escrituras a tomarem cuidado.

Homens Maus e Enganadores

Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
2 Timóteo 3:13,14

De fato hoje existem homens maus e enganadores conforme descrito acima. Muitos tem aparência de piedade e devoção, mas não perdem a oportunidade de ser aproveitar dos incautos. Muitas vezes enganam com discursos totalmente voltados as emoções humanas, levando até pessoas ao choro. Entretanto tais discursos são desprovidos da sã doutrina, o que pode trazer danos a longo prazo na vida das pessoas.
Paulo exorta a Timótio a permanece naquilo em que ele havia aprendido:

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
2 Timóteo 3:14,15

É preciso de fato que você avalie tudo o que tem aprendido, acerca das escrituras. Procurando através da oração pedir discernimento para não ser enganado. Uma vez que você tem conhecimento das Escrituras isto irá blinda-lo do engano.  E como lemos acima, muitos desses homens são vítimas do engano e permanecem enganando outros.

Os Enganadores no Meio do Povo de Deus

Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.
Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas.
Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.
1 João 2:18-22

Anticristo é justamente aquele que é contrario a obra de Cristo e seus ensinamentos, e hoje existem muitos!
Tais anticristos carregam a bíblia, falam em nome de Deus, operam supostos milagres, mas seus frutos os condenam. Note que o apostolo João disse que eles saíram do meio da igreja, mas na verdade não pertenciam a igreja de Cristo. Então conforme João disse, ainda que aqueles irmãos conhecessem a verdade os trouxe a memória acerca da atuação de tais homens. A verdade de Cristo está em você e você deve permanecer nela.

Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.
E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.
1 João 2:24-26

O Combate de Paulo Contra o Engano

Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne;
Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
Colossenses 2:1-4

Paulo tinha um grande combate pelos irmãos que estavam em colossos e em Laodicéia. E esse combate era justamente para que aqueles irmãos fossem enriquecidos da plenitude da Inteligência.  Então exortando aqueles irmãos a conhecerem mais a Cristo, lembrou que estava falando com eles para que não fossem enganados com palavras persuasivas.

Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
Arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.
Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
Colossenses 2:6-8

 O Engano e o Antídoto Contra o Mesmo

A melhor forma de não cair no engano é aprender a sã doutrina de Cristo, por intermédio da sua Palavra. Uma vez que a doutrina de Cristo foi enxertada em seu coração o próximo passo é se manter nessa verdade. E contudo isso permanecer atento, vigilante em constante oração para não ser enganado com palavras persuasivas. Examine as escrituras, procure estar sempre aprendendo acerca de Cristo.
O apostolo Paulo que recebeu a revelação do evangelho da graça disse que em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

Fale com seus irmãos acerta do tema o engano e o antídoto contra o mesmo, discutam o assunto e não esqueçam de compartilhar. Até mais!

 

3 Comentários

  1. Pingback: João Batista Perde a Cabeça Por Falar a Verdade - Águas do Trono

  2. Pingback: A Astúcia da Serpente e a Queda de Eva - Águas do Trono

  3. Pingback: Adorando ao Deus Que Não Conhecem - Águas do Trono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *