O Dízimo e a Casa de Deus

O Dízimo e a Casa de Deus – Vamos ler!

De forma resumida o dízimo era praticaticado pelo povo judeu, conta-se que ja existia a ideia até mesmo em outras religiões. Entretanto não com o mesmo propósito que faziam os judeus. Hoje em dia cobra-se dizimos mensalmente, porém não vemos isso nas escrituras. Então leia o observe a passagem abaixo que está em Deuteronômio:

As Pessoas Apresentavam do Dízimo a Deus e Comiam o Mesmo

Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias.
Deuteronômio 14:22,23 

Veja na passagem acima que as pessoas comiam o dízimo, era uma espécie de celebração ao Senhor. Em Deuterônio 12 também faz  referência a isso. Entretanto depois que o templo foi constuído por salomão com o passar do tempo era lá que se entregava o dizimo.

Observe que dentro da lei haviam dízimos de 3 tipos

  • O dízmo anual que era dado aos levitas e sacerdotes.(Números 18:21-24)
  • O dízimo anual que éra para a festividade.(Deuteronômio 14:22-27)
  • E a cada tres  anos o dízimo era para o levita, o estrangeiro, o órfão, e as viúvas.(Deuteronômio 14:28,29)

Leia as passagens acima na sua bíblia para uma maior compreensão.

A Casa de Deus

O Rei Davi desejou construir um lugar para por a arca da aliança, que representava a presença de Deus.
Abaixo estão palavras de Salomão filho de Davi falando a respeito:

Também Davi meu pai teve no seu coração o edificar uma casa ao nome do Senhor Deus de Israel.
Porém o Senhor disse a Davi, meu pai: Porquanto tiveste no teu coração o edificar uma casa ao meu nome, bem fizeste de ter isto no teu coração.
Contudo tu não edificarás a casa, mas teu filho, que há de proceder de teus lombos, esse edificará a casa ao meu nome.
Assim confirmou o Senhor a sua palavra, que falou; porque eu me levantei em lugar de Davi meu pai, e me assentei sobre o trono de Israel, como o Senhor disse, e edifiquei a casa ao nome do Senhor Deus de Israel.
E pus nela a arca, em que está a aliança que o Senhor fez com os filhos de Israel.
2 Crônicas 6:7-11

Então Deus não permitiu que davi construisse um lugar para fazer repousar a arca, mas sim a Salomão seu filho. Portanto o templo que Salomão constriu ficou com sendo a casa de Deus. Este templo porém foi destruido por Nabucodonos em 586 anos antes de cristo. Jesus chamou o templo de casa de oração, mas também disse que do mesmo não ficaria pedra sobre pedra que não fosse derrubada.

E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.
Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.
Mateus 24:1,2

Essa professia então se cumpre, quando um certo general por nome Tito destroi o templo que ficaca em Jerusalém.

O que é a Casa de Deus Hoje?

Hoje nós como igreja de Cristo somos a casa de Deus. Confira essa passagem em Hebreus:

Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
Hebreus 3:6

 

Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
1 Timóteo 3:15

Em Hebreus esta claro que nós somo a casa de Deus, e em Timóteo também, pois a igreja somos nós.

O Dízimo e a Casa de Deus

Considerando que o templo que era considerado a casa de Deus e que era a casa do tesouro, e que hoje nós somos a casa de Deus, entregar o dízimo não faz sentido. Entretanto devemos contribuir pela causa dos irmãos, e um com os nossos irmãos somos a casa de Deus, a igreja do Senhor.

Compartilhe o assunto sobre o dízimo e a casa de Deus com seus amigos!
O que o dízimo e a casa de Deus tem haver com os dias atuais? Lembrando que hoje nós somos a casa de Deus, e que o templo que era considerado pelos judeus de casa de Deus não existe mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *