O Crescimento Espiritual Saudável

O Crescimento Espiritual Saudável – Medite

O crescimento espiritual é uma das coisas mais importantes na vida de um cristão. A medida que o cristão cresce espiritualmente é o mesmo que dizer que ele esta amadurecendo na fé. Infelizmente hoje muitas pessoas tem uma noção errada acerca do que é preciso fazer para crescer espiritualmente. Então vamos falar de forma simples acerca do assunto.

O Apostolo Pedro Exorta a Deixar o Que Não Presta e Desejar a Palavra

Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,
Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;
1 Pedro 2:1,2

Note acima que Pedro exorta os novos cristãos a deixarem práticas que danificam a vida do ser humano. O cristão é exortado a deixar coisas relacionadas ao mal, deixar a hipocrisia e tudo aquilo que não faz bem a si mesmo e ao próximo. Todavia aqueles que nasceram de novo devem desejar se alimentar do que é bom, que é a palavra do Senhor. Pedro chama as escrituras de leite racional, e chama os novos cristãos de bebês, falando de forma figurada. De fato quando um cristão se converte ele experimenta um novo nascimento. Então assim como um bebe deseja o leite materno o cristão deve desejar se alimentar da palavra!

O Crescimento Espiritual Saudável – Graça e Conhecimento

Pedro exorta os crentes em Jesus a crescerem na graça e no conhecimento de Cristo.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
2 Pedro 3:18

Graça é favor imerecido, ou seja, aquilo que Deus nos concede mesmo que não mereçamos. Então basicamente crescer em graça é crescer em amor para com o próximo, crescer em bondade entre outras virtudes. Crescer no conhecimento, pode estar relacionado ao relacionamento com Cristo, assim como conhecer mais das escrituras. Conhecimento nas escrituras tem haver com intimidade e com informação.
Então os cristãos devem priorizar isso em sua vida, pondo sempre Cristo como o centro de tudo.

Cristo é a Fonte do Crescimento Sadio

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
Efésios 4:15,16

Se o Cristão por Jesus como o foco da sua vida, certamente ele crescerá de forma sadia. Jesus é o principal modelo de crescimento, pois seu comportamento, sua vida, suas obras é o modelo ideal a ser seguido. Portanto se um cristão atentar para as palavras de Jesus afim de pratica-las o crescimento será inevitável.

Paulo Orava Pelo Crescimento dos Cristãos

E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Veja o desejo de Paulo para com os irmãos que moravam em Éfeso. Ele deseja que esses irmãos crescessem espiritualmente. Para que tivessem discernimento acerca das coisas que agradavam a Deus, vivendo uma vida de piedade e sem escândalo.

A oração de Paulo para com os irmãos de Colossos

Como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo,
O qual nos declarou também o vosso amor no Espírito.
Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;
Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
Colossenses 1:7-10

Veja que oração linda do apostolo Paulo para os irmãos que moravam em Colossos. Orava assim como outros irmãos para que os colossenses crescessem em conhecimento da vontade de Deus em toda sabedoria e inteligência espiritual. Amadurecendo dessa forma estariam aptos para andar de forma digna diante de Deus, agradando a Deus em tudo e dando muitos frutos. Então cresceriam cada vez mais no conhecimento de Deus.

Crescer em Amor é Crescer em Deus

E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco;
Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.
1 Tessalonicenses 3:12,13

Veja que não somente aqui mas em outras partes da bíblia somos exortados a crescer em amor. Poderíamos dizer que crescer em amor é crescer em Deus. Se alguém não ama não conhece a Deus por que Deus é amor.

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
1 João 4:8

O Crescimento Espiritual Saudável

O crescimento espiritual saudável é crescer na graça e no conhecimento, se alimentando da palavra de Deus. É crescer em amor para com os irmãos, conhece mais a vontade de Deus e produzir frutos que glorificam a Deus.
O Espírito Santo nos ajuda nesse crescimento, não temos nada a temer, devemos apenas nos entregar as vontades do Espírito Santo. A medida que permitimos que o amor de Deus seja mais vivo em nós, a medida que amamos mais nossos irmãos, crescemos espiritualmente. Ore pelo seu crescimento espiritual, e ore também pelo crescimento espiritual de seus irmãos no Senhor.

Quanto mais você crescer espiritualmente, se tornará uma pessoa mais amorosa e bondosa, e se parecerá cada vez mais com Jesus. Ponha Jesus, seu exemplo, suas palavras como o maior modelo de crescimento espiritual.
Compartilhe com seus irmãos o assunto que é o crescimento espiritual saudável, meditem nisso pois é de grande importância na vida de todo aquele que serve a Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *