O Bezerro de Ouro e a Intercessão de Moisés

O Bezerro de Ouro e a Intercessão de Moisés – Medite

Moisés estava mo monte enquanto Deus lhe dava diversas instruções. O povo de Israel porém era impaciente e fizeram algo que não foi bom aos olhos do Senhor. Foi preciso que Moisés interviesse, pedindo para que Deus mudasse o que queria fazer. O criador estava irado com o povo por causa de sua rebeldia persistente.

Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.
Êxodo 32:1

Arão da Ouvidos ao Povo e Fracassa Como Líder

Moisés estava no monte falando com Deus, e por estar lá durante um tempo o povo já começou a fazer suas especulações. O povo pede para que sejam feitos deuses que os guiem pelo caminho. Essa ideia provavelmente veio do Egito onde vários deuses eram adorados. Entretanto Arão deveria intervir, repreender o povo e se manter firme, contudo foi conivente com o erro do povo. Arão fracassa como líder ao ouvir os apelos do povo.

E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.
Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.
E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao Senhor.
Êxodo 32:2-5

Deus Intenta Matar os Israelitas

Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,
E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
Êxodo 32:7-10

Moisés estava no momento e não sabia do que estava acontecendo, porém Deus que contempla tudo viu a atitude do povo. Aquilo que Arão fez juntamente com o povo pareceu mal aos olhos do Senhor, de maneira que intentou exterminar o povo. Então Moisés vendo que Deus estava irado com o povo e que estava prestes a derramar a sua ira, interviu com oração.

Moisés Intercede Pelo Povo

Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus e disse: Ó Senhor, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.
Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente.
Êxodo 32:11-13

Moisés suplica a Deus e note como Moisés conhecia a historia do seu povo. Falou com Deus trazendo a memória os concertos, e as bênçãos prometidas! Moisés era um líder de coração compassivo, e mesmo sabendo que Deus poderia fazer dele uma grande nação, pediu para poupar o povo. Então Deus houve a oração de Moisés e muda de ideia.

Então o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.
Êxodo 32:14

O Bezerro de Ouro e a Intercessão de Moisés

Assim como Moisés devemos orar por nossos irmãos, interceder por eles quando os vemos fracos e desanimados. Arão deveria fazer o mesmo pelo povo, porém se deixou levar pelas reclamações dos mesmos.
Sempre que se ver em situação de perigo e em aflição ore, seja uma oração pessoal, ou em intercessão por alguém. Deus deu ouvidos a oração de Moisés que foi sincera e compassiva para com o povo. Não desista de orar.

O Bezerro de ouro não passava de uma estátua que nada podia fazer, nem bem e nem mal. Todavia todo o povo idolatra deixou de ser destruído por causa da oração de um homem. Que Deus ouça sempre conforme a sua vontade a oração dos seus servos.

Deixe o seu comentário a respeito  do assunto o bezerro de ouro e a intercessão de Moisés

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *