Laodicéia a Igreja Morna e Sem Essência

Laodicéia a Igreja Morna e Sem Essência – Reflita

Laodicéia foi uma igreja reprovada por Deus, devido a sua vida espiritual decaída. Hoje iremos falar sobre essa  igreja, e refletir sobre a situação da mesma. Que Deus ajude a todos os cristãos a serem diferentes.

O Apóstolo Paulo e os Laodicenses

Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne;
Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
Colossenses 2:1,2

O Combate de Paulo Pela Igreja

O apostolo Paulo, combatia pelo crescimento daquela igreja, afim de que fosse uma igreja forte espiritualmente. Exortando aqueles irmãos a estarem unidos em amor e conhecessem cada vez mais a Deus.

Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis.
Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas.
Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa.
E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também.
Colossenses 4:13-16

Veja acima que Paulo tinha zelo pela igreja, portanto a mesma foi ensinada e cuidada por esse grande apóstolo. Bastava tão somente que a igreja permanecesse na doutrina e progredindo cada vez mais. Entretanto vemos que infelizmente a realidade foi outra. Abaixo você verá as palavras de Deus acerca dessa igreja, enviada por uma carta escrita pelo apóstolo João.

A Carta a Igreja em Laodicéia

E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

A Repreensão de Cristo Para Laodicéia

Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

O Conselho de Cristo Para a Igreja

Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Apocalipse 3:14-22

Antes de falarmos mais a respeito dessa igreja, vamos falar um puco das características da Cidade para que você entenda a mensagem. A cidade de Laodicéia tinha pelo menos quatro características que são as seguintes.

O Centro Bancário e Financeiro da Cidade

Laodicéia era uma das cidades mais ricas do mundo, portanto imagine um lugar de muitos milionários. Conta-se que um terremoto devastou a cidade em 61 d.c, porém a mesma foi reconstruída sem a ajuda do imperador. Então perceba que apenas com os recursos dos moradores da cidade a mesma foi erguida novamente. Os laodicenses tinham orgulho de sua riqueza. A igreja em Laodicéia era realmente muito rica, de tal forma que não sentiam necessidade de Deus.

O Centro de Indústria Têxtil

Na cidade era produzida uma lã especial, de modo que o tecido ficou famoso no mundo inteiro. Isso também era motivo de orgulho para os moradores da cidade. Aqui vemos que a aparência era melhor do que a essência.

Um Promissor Centro Médico

Em Laodicéia existia um centro médico que era referência na cidade, além disso existia uma famosa escola de medicina. Segundo estudiosos eram produzidos na cidade dois unguentos, tão bons que eram quase milagrosos. Então o pó frígio que era o material usado para produzir o produto, era considerado o remédio mais importante que existia na cidade. O colírio produzido em Laodicéia era exportado para diversas partes do mundo. Tinham cura para os olhos do corpo, mas será que tinham para os olhos espirituais?

Um Belo Centro de Águas Térmicas

A região que formava o centro de águas térmicas era formada por essas três cidades:
Colossos, Hierápolis e Laodicéia. As águas frias ficavam em Hierápolis, e as fontes de águas quentes ficavam em Colossos. Então existiam aquedutos que levavam as águas até Laodicéia, o que durante o percurso certamente pela mistura das águas a mesma chegava morna em Laodicéia. As águas quentes e frias das cidades Hierápolis e Colossos e que abasteciam a cidade de Laodicéia eram terapêuticas.

A Mensagem de Cristo Para a Igreja em Laodicéia

Note que Jesus usa as características da cidade para lhes transmitir a mensagem. Os laodicenses entenderam perfeitamente tudo o que o Espírito Santo estava lhes entregando.

Igreja Morna 

A igreja não era nem fria nem quente. A água fria serve para refrescar e a quente servia para curar, todavia a água morna não era de nenhuma utilidade. Se alguém beber água morna sente ânsia de vômito. Jesus estava dizendo para eles que estavam sendo inúteis para o reino de Deus. Seria melhor que eles refrescassem sendo frios ou curassem sendo quentes, porém só causavam náuseas perante Deus, pois eram mornos. Uma igreja morna é uma igreja superficial. Era um igreja que vivia uma vida espiritual “mais ou menos”.

O Remédio Para a Igreja Doente

Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Apocalipse 3:18

Ouro Provado no fogo

A igreja era rica porém Jesus aconselha que a mesma comprasse para ela ouro provando no fogo. Pedro fala sobre isso relacionado a fé.

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
1 Pedro 1:7

A igreja de Laodicéia precisava de uma fé viva e verdadeira para vencer o mundo, vencer o pecado. Dessa forma eles realmente seriam ricos em Deus.

Roupas Brancas

Eles tinham um tecido maravilhoso para cobrir o corpo, porém estavam nus espiritualmente. Estavam nus pois não viviam uma vida de santidade perante Deus. Dessa forma eles deveriam fazer como também orientou o apóstolo Paulo:

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Efésios 4:24

Colírio Para Ver

Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:
Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
Efésios 1:16-18

A igreja de Laodicéia precisava orar para que seus olhos espirituais fossem abertos, afim de terem sabedoria e revelação de Deus. Então tendo eles os olhos iluminados por esse colírio entenderiam a vontade de Deus para a vida deles. Dessa forma viveriam com olhos fitos em Deus e não nas coisas da terra. Poderíamos chamar esse colírio de sabedoria e revelação de Deus para entender com mais clareza a vontade do Senhor. Entender e enxergar quem de fato eram e o que tinham em Cristo.

Laodicéia a Igreja Morna e Sem Essência

A igreja de Laodicéia se via como uma igreja privilegiada em todos os sentidos, porém pela ótica de Deus eram miseráveis, pobres, desgraçados cegos e nus. Pela ótica humana eram prósperos, porém diante de Deus estavam falidos. A igreja não tinha essência verdadeira, pios era superficial. Que a igreja moderna olhe para a situação de Laodicéia e faça um exame de si mesma.

Como você vê a igreja nos dias de hoje? Compartilhe o assunto Laodicéia a Igreja Morna e Sem Essência.
Este é um assunto de grande relevância espiritual para todas as épocas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *