João Batista Perde a Cabeça Por Falar a Verdade

João Batista Perde a Cabeça Por Falar a Verdade – Medite nessa história

hoje vamos falar acerca de um grande homem que foi degolado por ter falado a verdade. A história é sobre João Batista, que era primo de Jesus. Segundo o próprio Jesus não houve profeta maior do que João nascido de mulher.

Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
Mateus 11:11

As escrituras falam não somente a acerca de Jesus antes do seu nascimento como também fala acerca de João Batista:

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Isaías 40:3

Esse trecho de Isaías séculos antes fala da função de João Batista, antes do seu nascimento.

O Anúncio do Nascimento de João Batista

No tempo do rei Herodes existia um homem chamado Zacarias e que tinha uma esposa chamada Isabel. Zacarias era velho e sua mulher era estéril. Zacarias porém orava a Deus por um filho. Zacarias era sacerdote e havia muitos em sua época, sua esposa Isabel também era descendente de sacerdote no caso de Arão. Certamente Isabel já havia perdido a esperança de gerar filhos, devido a sua idade avançada. Entretanto talvez eles conhecessem a história de Abraão e Sarah, isso era bem provável. Portanto isso pode ter impulsionado a Zacarias para que orasse por um filho.

Segundo o costume sacerdotal na época, caiu a sorte de Zacarias para exercer o sacerdócio, segundo a sua turma, para oferecer incenso. Enquanto Zacarias cumpria seu ofício um anjo lhe apareceu, que no caso foi Gabriel o mesmo que anunciaria o nascimento de Jesus posteriormente.

E completou-se para Isabel o tempo de dar à luz, e teve um filho.
E os seus vizinhos e parentes ouviram que tinha Deus usado para com ela de grande misericórdia, e alegraram-se com ela.
E aconteceu que, ao oitavo dia, vieram circuncidar o menino, e lhe chamavam Zacarias, o nome de seu pai.
E, respondendo sua mãe, disse: Não, porém será chamado João.
Lucas 1:57-60

João Batista Exercendo Seu Ministério

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse:Voz do que clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor,Endireitai as suas veredas.
E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;
E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Mateus 3:1-6

João Batista começou pregando sobre o arrependimento, preparando o coração do povo para a chegada do Messias. Muita gente ia até João para confessar os seus pecados e ser batizado por ele.

João não temia falar a verdade com quem quer que fosse, e isso acabou lhe custando caro. João pregou contra o pecado do rei Herodes de sua época, e o mesmo Herodes o temia e o reconhecia como um verdadeiro profeta. João condenava o pecado de adultério do rei, e isso incomodava muito a sua amante. Herodias era mulher de Felipe irmão do rei, e de forma ilícita Herodes se casou com ela. Então o  profeta João denunciava tal pecado:

A Morte de João Batista

Porquanto o mesmo Herodes mandara prender a João, e encerrá-lo maniatado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, porquanto tinha casado com ela.
Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão.
E Herodias o espiava, e queria matá-lo, mas não podia.
Marcos 6:17-19

Herodias não podia matar João Batista, pois ele era reconhecido por todo o povo como um verdadeiro profeta.
Todavia infelizmente chegou a oportunidade de Herodias para matar a João.

E, chegando uma ocasião favorável em que Herodes, no dia dos seus anos, dava uma ceia aos grandes, e tribunos, e príncipes da Galiléia,
Entrou a filha da mesma Herodias, e dançou, e agradou a Herodes e aos que estavam com ele à mesa. Disse então o rei à menina: Pede-me o que quiseres, e eu to darei.
E jurou-lhe, dizendo: Tudo o que me pedires te darei, até metade do meu reino.
E, saindo ela, perguntou a sua mãe: Que pedirei? E ela disse: A cabeça de João o Batista.
E, entrando logo, apressadamente, pediu ao rei, dizendo: Quero que imediatamente me dês num prato a cabeça de João o Batista.
E o rei entristeceu-se muito; todavia, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, não lha quis negar.
E, enviando logo o rei o executor, mandou que lhe trouxessem ali a cabeça de João. E ele foi, e degolou-o na prisão;
E trouxe a cabeça num prato, e deu-a à menina, e a menina a deu a sua mãe.
Marcos 6:21-28

João Batista Morre Por Falar a Verdade

A filha de Herodias em uma dança agradou a Herodes e a todos os que estavam a sua mesa em um dia em que ele oferecia um grande ceia aos seus tribunos e príncipes da Galiléia. Então Herodes faz uma promessa a filha de Herodias, dizendo que ela podia pedir até metade do reino que ele a daria. Todavia Herodes não imaginava que a sua filha iria consultar sua mãe, que a tempos queria matar a João Batista. Herodias não perdeu tempo, e disse para a sua filha pedir ao rei Herodes a cabeça de João Batista, o grande profeta. Então Herodes ficou muito triste com o pedido, mas por causa das testemunhas e do juramento que fez concedeu o pedido da menina. Assim morreu degolado um dos maiores profetas da historia bíblica.

João Batista Perde a Cabeça Por Falar a Verdade

Hoje não é diferente, aqui no Brasil muitos não perdem a cabeça por pregar a verdade acerca do Evangelho. Entretanto muitos que pregam a verdade acabam sendo deixado de lado. As pessoas não querem ouvir a verdade, querem apenas promessas de bênçãos. Contudo muitos não tem se deixado vencer pela pressão que muitas instituições  tem posto sobre os ministros de Deus. Então perceba que muitos pregadores recebem altos cachês para falarem o que agrada ao povo. Enquanto outros são de fato deixados de lado por anunciarem a verdade contra o pecado e corrupção.

Que o povo continue orando para que Deus continue levantando homens como João Batista para falar a verdade!

Compartilhe com seus amigos e irmãos! Que Deus abençoe!

 

 

1 Comentário

  1. Pingback: O Profeta Que Foi Engolido Por um Grande Peixe - Águas do Trono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *