Jesus e a Purificação do Leproso

Jesus e a Purificação do Leproso – Medite

E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão.
E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.
Mateus 8:1-3

A Decadente Situação de um Leproso

A situação de um leproso não era nada boa na época de Jesus. A lepra era uma doença terrível e também incurável. A situação era tão complicada que no momento em que a lepra era confirmada tal pessoa devia viver isolada, longe do convívio com a sociedade. Se um leproso tivesse de andar ao encontro de outras pessoas deveria tocar um sino. Ao tocar o sino anunciava que era leproso e ao mesmo tempo avisava para as pessoas se manterem distantes.

O leproso era considerado uma pessoa imunda, pelo fato de estar contaminado com a doença. De acordo com o judaísmo uma pessoa leprosa era considerada extramamente impura. Era um caso que realmente não tinha solução, e ao mesmo tempo muito humilhante.

Rejeitado e Humilhando

O leproso era rejeitado por muitas pessoas até mesmo por parentes. Os religiosos viam os mesmos como seres de grande impureza. A vida isolada se tornara um estilo de vida, longe de tudo e de todos. É claro que ninguém queria ficar perto do leproso para ser contaminado. Entretando muitas pessoas iam além por causa do preconceito. Ninguém queria tocar um leproso, ficar perto do mesmo, conversar, interagir etc, pois era uma doença terrível.

Um Toque Um Milagre

O Leproso sabendo dos passos de Jesus humildemente se aproximou do Mestre. As escrituras dizem que o leproso adorando a Jesus, suplicou pela cura. Diferente de hoje onde muitas pessoas querem determinar o que Deus tem que fazer, o leproso foi humilde e apenas pediu. Então perceba que leproso disse que se Jesus quisesse o curaria de sua doença. Portanto Jesus disse para o leproso: “Sim, eu quero, sê limpo”!
Bastou apenas um toque e a lepra foi embora imediatamente. Jesus tocou naquele que niguém mais queria tocar e o milagre aconteceu.

Jesus e a Purificação do Leproso

Jesus olhava para as pessoas sem preconceito, se aproximava daqueles que eram rejeitados. Jesus devolveu aalegria de viver e a honra a um homem que agora poderia viver em paz em meio a sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *