Fazendo a Diferença em Terra Estranha

Fazendo a Diferença em Terra Estranha – Faça a diferença

 

No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de babilônia, a Jerusalém, e a sitiou.
E o Senhor entregou nas suas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus.
E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes,
Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.
Daniel 1:1-4

Acima vemos uma parte das Escrituras onde conta uma das vitórias de Nabucodonosor contra Judá. Um fato que ocorreu por permissão de Deus. Muita gente foi presa, e no meio dessa gente estava Daniel, Mizael, Ananias e Azarias. Nabucodonosor então manda que um de seus chefes no caso o chefe de seus eunucos que selecionassem jovens para trabalhar em seu reinado. Esses jovens deveriam ter algumas qualidades importantes para o reino como se vê na passagem acima.

A Hora da Verdade

Foi então nessas horas que Daniel e seus amigos foram testados, pois a comida do reino era oferecida a outros deuses. Portanto cabia a Daniel e seus amigos aceitar ou não se contaminar com tais alimentos. Certamente os alimentos eram da melhor qualidade, pois era do que o rei se alimentava. Entretanto mesmo sendo uma comida boa aos olhos, tais jovens estariam segundo a lei se contaminando com tais alimentos.

Daniel e Seus Amigos Decidem Não se Contaminar

E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
Daniel 1:8,9

Agora imagine aqueles jovens em uma terra distante, tendo toda a oportunidade de se deliciar com tudo o que o poderoso rei idolatra Nabucodonosor tinha a lhes oferecer. Eles poderiam fazer proveito de todas as delícias que estavam a sua frente, entretanto escolheram fazer diferente. Então perceba que em muitos momentos da vida nos encontramos em situações semelhantes. Muitas vezes estão diante dos nossos olhos a oportunidade de fazer o que é prazeroso, porém sabemos que tais coisa não é o certo. Portanto é nessas horas que nasce a firme decisão de fazer a diferença no coração de muitos jovens. Todavia muitos não resistem e acabam por cair.

O Poder de Deus na Vida dos Jovens

Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.
Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos.
E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.
E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.
Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes.
Daniel 1:12-16

Daniel sabia que os legumes eram os únicos alimentos que não eram oferecidos a outros deuses. Então pediu para que o Aspenaz chefe dos eunucos desse a eles somente água e legumes. Entretanto o chefe dos eunucos ficou com medo de desobedecer ao rei, e disse isso a Daniel. Então Daniel pediu para que se fizesse esse teste dando apenas água e legumes para ele e seus amigos. Portanto durante dez dias foi feito o teste segundo Daniel combinou com Aspenaz. Então aqui vemos o poder de Deus na vida dos jovens, pois eles apenas com água e legumes estavam bem melhores do que os demais. Seus semblantes estavam melhores e eles estavam mais gordos e saudáveis que todos os outros jovens.

Assim sendo o chefe dos eunucos retirou a porção do rei e continuou dando água e legumes para esses jovens. Portanto aqui vemos o poder de Deus na vida dos jovens que os sustentou de forma surpreendente.

Fazendo a Diferença em Terra Estranha

Em muitas situações você está diante de coisas que trará prazer para a sua natureza humana. Entretanto você deve avaliar se isso vai fazer bem a você e a sua comunhão com Deus. Daniel estava em uma terra distante aonde muitos não o conheciam, contudo ele sabia que mesmo ali Deus estava com ele.

Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.
2 Timóteo 2:19

Se você pertence a Cristo, deve também se apartar da iniquidade, ainda que a mesma venha bom boa aparência.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
1 Coríntios 10:23

Faça tudo para a glória de Deus, se algo que lhe esta sendo oferecido, qualquer vantagem, se a mesma não glorifica a Deus evite.

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
1 Coríntios 10:31

Que assim como Daniel e seus amigos, venhamos fazer diferença não importa o lugar. Seja na sua terra natal, seja em local diferente. Você pertence a Cristo e Deus conhece os que são seus. Converse com seus amigos sobre fazendo a diferença em terra estranha. Compartilhe com seus amigos e irmãos.

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *