Ensinando a Palavra as Próximas Gerações

Ensinando a Palavra as Próximas Gerações – Medite

Desde tempos remotos o povo de Israel era exortado a guardar os mandamentos de Deus. Então uma vez que eles assim fizessem o obedecessem, seriam bem aventurados.
Hoje também não é diferente, ainda que não tenhamos que guardar os mandamentos exclusivos a Israel.
Então vamos falar sobre o assunto baseado em Deuteronômio, trazendo o contexto para os dias atuais.

Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;
Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
Deuteronômio 6:1-3

Guardando os Mandamentos de Deus Hoje

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
João 14:21

A prova de que alguém ama a Deus é quando guarda a sua Palavra no coração, afim de pratica-la. Se olharmos de forma resumida que abrange todos os aspectos da vida cristã, podemos atentar para o que Jesus disse:

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 22:37-39

Se atentarmos para este mandamento veremos que isso irá afetar positivamente todas as áreas da vida. É o amor a Deus que fará com que o cristão viva de forma a agrada-lo. O amor ao próximo fará com que os filhos de Deus façam bem ao semelhante.

Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.
Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.
Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
1 João 2:7-10

Ensinado os Filhos

Como diz em Deuteronômio, os pais devem ensinar a seus filhos e netos, enquanto tiver vida! Então uma vez que os filhos aprenderem, a tendência é que repassem para seus filhos e netos também.
Dessa forma gerações inteiras são ensinadas conforme a palavra do Senhor.

Ensinando a Palavra as Próximas Gerações

Que Deus conceda vida a todos os seus filhos, afim de que os mesmos ensinem a essa e a próxima geração. Uma das coisas mais importantes, se não a mais importante que os pais podem fazer é ensinar seus filhos a amar a Deus e ao semelhante. Dessa forma estaremos ensinando a palavra as próximas gerações e as futuras.

Medite sobre isso, e compartilhe com seus contatos e amigos! E não esqueça de deixar o seu comentário! Que Deus abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *