Dízimo no Novo Testamento

Dízimo no Novo Testamento – Vamos ler as escrituras?

Existe menção do dízimo no Novo Testamento? Sim existe, porém no novo testamento não é ensinado que o cristão deve dar o dízimo. É bom lembrar também que o Novo Testamento começa com a morte de Cristo.
Algumas pessoas utilizam-se do argumento de que o dízimo ser mencionado no novo testamento é parâmetro para que o cristão pratique o mesmo. Entretanto a menção do dízimo no novo testamento não sustenta a prática do mesmo. Vamos adiante:

O Dízimo Citado em Mateus

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Mateus 23:23

Como dissemos acima o Novo Testamento começa com a morte de Cristo, mas considerando a divisão do exemplar que temos em mãos e ai esta uma passagem. Nessa passagem Jesus repreende os fariseus por não praticarem o juízo a misericórdia e a fé. Jesus estava proibindo eles de darem dízimo? Não! E por que esse versículo não serve como base para nós cristãos praticarmos o dízimo. Simples, aqueles homens repreendidos pelo Mestre, eram judeus, e eles sim praticam o dízimo. Todavia Jesus não estava ensinado a igreja a praticar o dízimo.
Existem outras passagens iguais a essa, mas se refere ao mesmo texto.

O Fariseu e o  Publicano

O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
Lucas 18:11,12

Acima Jeus cita a palavra do fariseu e do publicano, a citação do dízimo era de um fariseu, que claro como um bom judeu dizimava.

O Dízimo em Hebreus

E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
Hebreus 7:5-9

Jesus Semelhante a Melquisedeque

Ao ler o contexto dessa passagem você irá entender que essa passagem não é uma doutrina para se ensinar o dízimo. Na passagem referida acima está explicado a Supremacia de Cristo fazendo uma comparação com Melquisedeque. Alguns argumentam se Abraão entregou o dizimo a Melquisedeque que dirá a Cristo que é maior do que Ele. Todavia essa passagem não é parâmetro para a prática do dízimo.

Dízimo no Novo Testamento

Lemos que o dízimo é citado no Novo Testamento é citado, porém não é justificativa para usar isso como pretexto para dizer que o cristão deve praticar a entrega do dízimo. Não somos contra o dízimo, somos contra a forma pela qual o mesmo é ensinado. E você caro leitor o que tem a dizer desse assunto? O que o dízimo no novo testamento tem haver com a igreja atual? O dízimo no Novo Testamento, ou seja, a sua citação é parâmetro para tal pratica pelos cristãos? Compartilhe esse artigo, converse com os seus amigos a respeito.

 

1 Comentário

  1. Pingback: Leia Sobre: Jesus Praticava o Dízimo? - Águas do Trono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *