Deus Realizou os Sonhos de José, e os Seus?

Deus Realizou os Sonhos de José e vai realizar o seus? – Reflita sobre isso!

Ouvi por diversas vezes muitos pregadores dizendo que assim como Deus realizou o sonho de José, o seu também será realizado! Será? Então vamos pensar a respeito do assunto e analisar com atenção.
Abaixo está a passagem bíblica onde é narrada o sonho de José.

Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.

Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.

E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.

E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.
Gênesis 37:5-11

Os Sonhos de José

José o filho de Jacó na verdade teve uma revelação em sonhos, portanto o que José sonhou não foi um desejo pessoal e sim uma revelação. Portanto é aqui que muitas pessoas se enganam, pois á uma diferença por exemplo entre o sonho de José e o sonho de uma pessoa em cursar uma faculdade por exemplo.
Digamos que uma pessoa tem um sonho de cursar uma faculdade e não tem condições. Então ela pensa que se Deus realizou os sonhos de José pode realizar o dela também.

Mas Deus não pode realizar o sonho de uma pessoa? Sim pode, porém no caso de um sonho segundo o que estamos falando, irá também depender do esforço da pessoa. No caso de José não dependia dele, e sim de Deus, pois Deus já havia determinado que aquela revelação em sonhos se cumpriria. Deus não iria realizar os sonhos de José por ser um desejo pessoal, mas sim para proteger o seu povo da fome e da escassez.
Deus Realizou os Sonhos de José, ainda que tentaram mata-lo, por que Deus já havia determinado.

Deus Realizou os Sonhos de José e Vai Realizar os Seus?

Nem sempre! Digamos que você sonhe em ter um casamento feliz, porém isso vai depender das suas escolhas. Digamos que você tem um sonho de tirar a sua carteira de habilitação, porém isso vai depender do seu esforço. Ainda que alguém pague para você tirar a sua carteira, você terá que se esforçar para passar nos testes.
No caso de José de um jeito ou de outro o sonho ira se cumprir, por que na verdade era uma revelação para um acontecimento futuro. Pense nisso e reflita e compartilhe este assunto com seus amigos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *