Dar Com Alegria Tem Haver Com Dar o Dízimo?

Dar Com Alegria Tem Haver Com Dar o Dízimo? Vamos analisar

Vamos para o texto onde se refere ao “dar com alegria”:

E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
Conforme está escrito:Espalhou, deu aos pobres;a sua justiça permanece para sempre.
2 Coríntios 9:6-9

Dar Com Alegra Era a Contribuição Para os Pobres na Igreja

Então veja que esse “dar com alegria” nada mais era que uma coleta para os irmãos mais pobres da Judéia. Veja que a passagem não fala de dízimo, na verdade o apostolo Paulo não ensinava dízimo para os gentios.
Portanto hoje devemos contribuir na igreja, porém essa contribuição de qualquer jeito. Veja que havia toda uma organização, e irmãos de confiança levavam a contribuição para os irmãos.

A Segunda Carta de Paulo aos Coríntios Não Fala de Dízimo

A segunda carta de Paulo aos coríntios, ou seja, aos irmãos que habitavam na ceidade de Corinto tem 13 capítulos. Entretanto em em nenhu dos capítulos é ensinado acerca do dízimo, porém vemos Paulo ensinando acerca da contribuição. Existem até mesmo algumas bíblias de estudo que encaixam a passagem de 2 Coríntios 9:6-9, com sendo algo referente ao dízimo, porém não é o assunto tratado na passagem.

O Dízimo Era Dez Por Cento, a Contribuição é voluntária

O dízimo pratica pelos Judeus era a decima parte da colheira, a contribuição porém em Corinto era algo proposto no coração do doador. A pessoa que doava o fazia segundo havia proposto no seu coração e não lhe era cobrada uma taxa específica para contribuir como o dízimo. A pessoa devia então dar com alegria, sabendo que se ela semeasse pouco colheria pouco, se semeasse muito, colheria muito.

Sendo Abençodo Sem Dízimo

Aqueles que ensinam que para ser abençoado tem que dar o dízimo, provavelmente não leu direito essa passagem:

E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
Conforme está escrito:Espalhou, deu aos pobres;a sua justiça permanece para sempre.
Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;
Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.
2 Coríntios 9:8-11

Veja na passagem acima que existe a proemssa da benção de Deus para aqueles que ajudam os pobres dentre os irmãos. Então o próprio Deus que da a semente se encarrega de multiplicar a sementeira do doador.
Se o dízimo fosse exclusividade para ser abençoado, com toda a certeza seria isso o que o apostolo Paulo iria ensinar. Então Paulo mesmo sendo Judeu, não impunha coisas referentes a lei, ou seus costumes para os gentios.

Dar Com Alegria Tem Haver Com Dar o Dízimo?

Definitivamente nada tem haver com o mesmo. E você o que pensa do assunto? Compartilhe com seus irmãos, e discutam o assunto o tema: Dar Com Alegria Tem Haver Com Dar o Dízimo? E que todos venham aprender mutuamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *