Como Vencer o Medo?

Como Vencer o Medo? – Aguas do Trono

Certamente você já deve ter sentido medo algum dia, e muitos concorodam que existem dois tipos de medo.
Existe o medo benigno e o medo maligno. Então o que seria esses medos? Vamos falar a respeito do assunto e como podemos vencer. Precisamos vencer esses dois medos? Leia com atenção!

O Medo Benigno

Poderíamos chamar de medo benigno aquele que funciona como um mecanismo de defesa! Portanto sentir medo é algo natural do ser humano. Por que você não toma um copo de veneno? Ou por que não se joga em frente à um carro? Por que você tem medo das consequências, e isso não é ruim, muito pelo contrário!
Então o medo nesse sentido é para que o homem nao sofra danos. O medo benigno funciona até mesmo em questoes morais, como um filho que não desobedece os pais por que tem medo de passar por cima de suas ordens e ser punido de alguma forma.

O Medo Maligno

Esse medo é aquele que neutraliza a ação da pessoa, ainda que seja para algo benéfico. Muitas vezes a pessoa tem um sonho, um objetivo, mas tem medo de seguir adiante. Muitos não abraçam uma boa oportunidade, por que tem medo de que não vai dar certo, sem ao menos tentar. Então é principalmente desse medo que queremos falar aqui. Esse medo que neutraliza a pessoa que e impede o seu crescimento.

Como Vencer o Medo? Confie Em Si Mesmo

Confiar em si mesmo tem haver com acreditar em suas habilidades e naquilo que é capaz de fazer!
É ter a certeza de quem você é, ter a confiança de até onde você pode chegar. Então ao invés de dar lugar ao medo, vai em frente planejando e agindo. Portanto ao invés do medo também se prepara para chegar no objetivo. Além disso as pessoas podem ter medo de se relacionar, ou aceitar uma oportunidade.
Em qualquer que seja áreia é preciso acreditar em si mesmo e no seu potencial para seguir em frente.

Como Vencer o Medo? Confie em Deus

A confiança em Deus é ter a certeza que Ele é Pai, e por ser pai Ele cuida. Até quem confia em si mesmo, sabe também reconhecer as suas limitações, e que tem coisas que realmente dependem só de Deus. O Apostolo Pedro fala sobre ansiedade, e muitas vezes a ansiedade vem por causa do medo. Então o apostolo da um conselho:

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
1 Pedro 5:7

Para tomar a atitude de lançar para Deus toda a ansiedade, é preciso confiança. Dessa forma a confinça irá sobrepujar o medo. Veja parta da história de um grande personagem na bíblia que venceu o medo por confiar no Senhor!

Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.
Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito.
1 Samuel 17:10,11

Um gigante chamado golias, homem de guerra e muito forte, desafio Israel para um cobate, e todos os homens temeram, inclusive o rei Saul. Entretanto davi não se deixou intimidar pelo tamanho do gigante e veja o que ele declara em uma de suas palavras:

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
1 Samuel 17:45

Davi declara que iria para o combate não por si só, mas ia no nome do Senhor, que era o Deus de Israel em quem ele confiava. A confiança de Davi em Deus fez com que ele vencesse o medo.

Como Vencer o Medo?

O que representa hoje esse gigante na sua vida? E ai? Vai fugir? Confie em Deus, e siga adiante, pois Deus é maior do que qualquer gigante. Então ponha em Deus toda a sua confiança e o medo não será mais um obstáculo.

Compartilhe isso com seus amigos, que Deus te abençoe!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *