Como Vencer a Tentação?

Como Vencer a Tentação? – Medite 

Este é um assunto importante para todos nós e precisamos considerar o mesmo com muita seriedade. Quando se fala de tentações percebemos que a mesma envolve qualquer pessoa de qualquer idade. Vemos muitos escândalos, muitos famílias separadas, muito roubo, e geralmente tudo começa com a tentação.

Mas o Que é a Tentação?

A tentação sendo explicada de forma básica nada mais do que o impulso para a prática de algo censurável ou não recomendável. Uma pessoa pode sentir a tentação de roubar, o que é algo censurável pela socieldade, como também sente a tentação de agir com violência. Então quando falamos do assunto tentação e como vencer a tentação podemos pensar nela abrangendo diversas áreas da vida.
Então vamos dar prosseguimento ao assunto, leia com atenção!

Onde Começa a Tentação?

A tentação começa na própira pessoa, portanto vamos ver algumas passagens bíblicas que confirmam isso!

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Não erreis, meus amados irmãos.

Tiago 1:13-16

Perceba que claramente Tiago declara que cada um é tentado quando atraído e engodado ou seduzido pela sua própria concupiscência, que é a cobiça ou desejo carnal. Então a tentação começa com os desejos errados da própria pessoa. Temos esses desejos por causa da nossa natureza pecaminosa.
Então ninguém pode culpar a terceiros quando cair em alguma tetanção, por que  mesma começa na própria pessoa. Não podemos culpar nem a Deus nem ao diabo e nem a homem algum.

Como Vencer a Tentação?

É bom lembrar que se sentir tentado não é pecado e sim o pecado está em ceder a tentação. A tentação é algo comum a todo ser humano, alguns podem ser tentados em uma área diferente dos demais. Algúem pode ser mais tentado a bebida, outros a prostituição, e assim por diante. Então vamos falar agora sobre como vencer a tentação. Vejamos algumas coisas abaixo:

Não Alimente Seus Desejos Errados

Uma coisa é ter um desejo errado, outra coisa é fantasiar, alimentar esse desejo afim de cumpri-lo.
Veja que o apostolo Paulo disse que não devemos satisfazer os desejos da nossa carne.

Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
Gálatas 5:16 (NVI)

Paulo exorta o crente em Jesus a viver conforme as inclinações do Espírito Santo, vencendo assim e não cumprindo os desejos da carne. Somente andando no Espírito é que poderemos saber como vencer a tentação.

O Alerta de Jesus

Temos o costume de estar desatentos, porém Jesus nos exorta estar em oração e vigilantes!

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.
Mateus 26:41

Devemos estar em constante oração e vigilancia! Imagine um atalaia que fica em cima de uma torre vigiando um território. Se algum inimigo se aproximar ele soa a trombeta e avisa do perigo. Então assim devemos estar sempre alertas para não sermos ludibriados por nossos desejos.

E você o que tem a dizer sobre o assunto de como vencer a tentação? Compartilhe isso com seus amigos e falem a respeito do assunto. Até mais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *