Como Combater a Ansiedade Segundo as Escrituras?

Como Combater a Ansiedade Segundo as Escrituras? | Águas do Trono

A ansiedade em termos práticos e inquietude do coração, falta de paz, inquietação, preocupação excessiva, o que demonstra falta de fé no Poder de Deus!

Não poderia dizer que todo tipo de ansiedade seja falta de fé e confiança em Deus, pois existem algumas situações em que uma pessoa pode estar preocupada contudo a sua mente esta voltada para Deus crendo que aquilo que ela não pode fazer, Deus pode intervir ao seu favor, contudo por se tratar de um ser humano a ansiedade pode causar em certo abalo.

É bom deixar claro que uma coisa é passar por um momento de ansiedade, outra coisa é viver ansioso, onde já se torna algo preocupante!

Não Andar Ansioso é Um Mandamento

Andar inquieto, perturbado, com coração totalmente voltado para a ansiedade, onde até mesmo o sono se torna algo difícil, ou seja viver uma vida debaixo de ansiedade, neste caso se torna pecado, pois transgride o mandamento de Deus para não andar ansioso.
É importante pensarmos nisso, pois andar ansioso denota falta de fé e confiança em Deus!

Vamos comentar agora sobre as palavras de três grandes personagens nas escrituras que nos ensinaram a combater a ansiedade.

As Palavras de Jesus Sobre Ansiedade

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Mateus 6:25-34

Aqui Jesus em suas lindas palavras estava nos ensinando que não devemos nos preocupar demasiadamente com o que havemos de comer ou beber, por que o nosso Pai Celestial, o nosso Deus, sabe exatamente do que precisamos.
Andar inquieto em relação a essas coisas é o mesmo que nos fazermos semelhantes aos incrédulos que não creem em Deus e em sua providência, pois devemos confiar que se Deus cuida dos passarinhos e do lírio do campo, podemos ter a certeza que o nosso valor é muito maior, como disse o próprio Jesus, e por consequência, Deus também cuida de nós.
Isto acontece tanto no quesito de comer, beber e se vestir, Deus cuida de você!

Jesus também diz que uma pessoa com todos os seu cuidados ou preocupações não pode acrescentar um côvado, ou acrescentar alguns centímetros a sua estatura, algumas versões dizem que não podemos acrescentar uma hora ao nosso dia, pois a nossa vida em si é mais importante do que tais necessidades.

Jesus nos ensina a priorizar o que é do alto, buscar reino de Deus e a sua justiça, e estas coisas como vestuário, alimentos, etc, pode ficar em segundo plano, não que não seja necessário, porém deve estar em segundo plano em uma  questão de prioridade, sendo melhor confiar em Deus e em sua provisão!

As Palavras do Apostolo Paulo Sobre Ansiedade

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Filipenses 4:6,7

Paulo chega a dizer que não devemos estar inquietos ou ansiosos por coisa alguma, e quando se fala em coisa alguma, isto se reflete a todas as áreas da nossa vida!
Para que a ansiedade não acometa o nosso coração, devemos por as mesmas diante de Deus através da oração e da suplica, e agradecendo crendo que o mesmo Deus atenderá as nossas petições.
Uma vez que agirmos dessa forma ocorrerá que a paz de Deus terá o domínio do nosso coração e não a ansiedade!
A ansiedade é extramente prejudicial para a saúde mental e para a saúde do corpo, pois existem pessoas que estão literalmente enfermas devido a tanta ansiedade, e pelo que parece isto vem acometendo a vida das pessoas a tempos, pois assim como as palavras de Jesus como as de Paulo, foram ditas a milhares de anos atrás, e até hoje a mensagem soa bem atual.

Que de fato o que venha dominar o seu coração não seja a inquietação, e sim a paz de Deus que excede o entendimento humano, essa paz que a ciência não explica, que somente Deus pode te dar!

As Palavras de Pedro Sobre Ansiedade

Pedro o apostolo também falou a respeito disso, porém enquanto Jesus e Pedro estava dizendo para que as pessoas não andassem ansiosas, Pedro estava falando com as pessoas que já estavam acometidas pela ansiedade!
Então o que fazer quando a ansiedade já tomou conta de alguém? O conselho de Pedro é:
Lance para Deus!!!
Ou seja, de fato a inquietação acaba se tornando um peso na vida de qualquer pessoa, muitos não dormem, não descansam, se tornam improdutivas, devido a ansiedade, porém não é preciso carregar esse peso todo, o melhor a fazer é lançar para Deus, e por que lançar a ansiedade para Deus?
Por que Ele cuida de você! Que coisa maravilhosa!

Pense nisso com muito carinho, deposite toda a sua confiança em Deus, que cuida muito bem de você! Creia!

Como Combater a Ansiedade Segundo as Escrituras? | O Que Você Tem a Dizer a Respeito?

Comente e compartilhe esta mensagem com todos os seus contatos e amigos, alguém entre eles podem estar precisando dessas palavras!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *