Como Andar na Luz em Meio as Trevas?

Como Andar na Luz em Meio as Trevas? – Medite

Não somente hoje vemos o pecado dominando a sociedade, pois na antiguidade acontecia o mesmo. Entretanto em meio as trevas sempre existiam pessoas que andavam na luz. Um caso típico da sua época era Noé. As Escrituras afirmam que a terra estava corrompida, porém Noé andava com Deus.

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
Gênesis 6:5-9

É bom lembrar que o sentido aqui de que Deus se arrependeu, significa que Deus se entristeceu, pois ele não se arrepende como homem. Todavia Deus se entristeceu pela condição miserável que homem estava. Então Deus decide destruir o homem que havia criado, porém existia um que estava fazendo a diferença. Este homem era Noé. As Escrituras afirmam que Noé era justo e que andava com Deus.

Andando com Deus em Meio à Uma Terra Corrompida

O Fato de a corrupção esta em volta de Noé, não que fez com que o mesmo se corrompesse. Veja que Noé fez a diferença em meio a uma geração corrompida e perversa. A terra estava cheia de violência, porém Noé procurava viver em paz. Aqui vemos que podemos não se deixar influenciar pelo mal, mas que podemos fazer a diferença.

Deus Fala Com Noé

Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
Gênesis 6:13,14

Deus fala com Noé, por que o mesmo tinha comunhão com Deus. Enquanto todos davam ouvidos a voz da corrupção, Noé ouvia a voz de Deus. Deus orienta a esse homem justo que construa uma arca, para que a sua vida fique livre da destruição. Entretanto Deus fez aliança com um homem que fazia a diferença:

O Anúncio do Dilúvio e a Aliança de Deus

Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.
Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.
Gênesis 6:17,18

Deus conversa então com um homem justo em sua geração, faz uma aliança com ele, e diz que tudo morrerá em sua volta. Então Noé faz a arca para si e para toda a sua família, assim também para muitos animais, para preservação da espécie. Então Noé obedece a tudo o que Deus lhe diz e faz conforme as suas palavras.

E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara.
E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.
Gênesis 7:5,6

O Pregoeiro da Justiça

Pedro chama Noé de o Pregoeiro da justiça, ou seja, Noé anunciava o dilúvio, entretanto as pessoas não ouviam. Hoje a igreja de Cristo faz o mesmo papel do justo Noé, pregando a palavra porém as pessoas não ouvem. Durante a edificação da arca muitas pessoas poderiam crer, mas não creram.

Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;
1 Pedro 3:20

 

E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.
Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.
Lucas 17:26,27

Note que Jesus faz uma comparação aos dias em que Noé viveu com os dias da sua vinda. Hoje a arca representa Jesus, na qual todo o que ouve a voz de Deus deve entrar. Pois assim como houve salvação para quem entrou na arca, haverá também para aqueles que entrarem para a Vida que é Jesus.

Todos Estão Sendo Avisados

Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
Hebreus 11:7

Como Andar na Luz em Meio as Trevas?

Hoje a igreja de Cristo que realmente prega o evangelho pode ser comparado a Noé que faz a diferença em sua geração. Muitos não deram ouvidos a Noé, assim como muitos não dão ouvidos a igreja de Cristo. Fiquemos atentos, Jesus vai voltar, continue fazendo a diferença nessa geração! Faça como Noé, ande na luz em meio as trevas, sendo obediente a Palavra do Senhor! Então sendo obediente a Deus assim como foi Noé, você estará andando na luz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *