Caim se Levanta Contra Seu Irmão Abel

Caim se Levanta Contra Seu Irmão Abel – Reflita

Logo no início de tudo, após a queda do homem já vemos as primeiras manifestações de um ser humano contaminado pelo pecado. Hoje você irá ler sobre dois irmãos que ofertaram a Deus, porém um ficou com inveja do outro. Então continue lendo e veja por que.

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
Gênesis 4:1-5

Deus Não Recebe a Oferta de Caim

Acima vemos claramente que Deus não recebe a oferta de Caim. Então pelo fato de Deus não ter atentado para a oferta de Caim, o mesmo ficou muito irado. Então Deus fala com Caim.

E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
Gênesis 4:6,7

Deus diz para Caim que se o mesmo fizesse bem o mesmo seria aceito, caso contrário não seria recebida a sua oferta. Agora vem a pergunta! Por que Caim não fez bem? Estaria Deus fazendo acepção de pessoas? Vamos analisar mais um pouco a questão!

Por que Deus Não Recebeu a Oferta de Caim?

Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
Hebreus 11:4

Veja que o escritor aos Hebreus nos dá uma luz a respeito da questão. Abel ofereceu para Deus maior sacrifício, e através do mesmo alcançou testemunho de que era justo. Agora será que isso estaria relacionada ao sacrifício ou a vida de quem oferecia? Vamos adiante agora lendo o que o apóstolo João disse:

Caim Praticava o Mal

Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.
1 João 3:11,12

Acima vemos que o apóstolo João diz que as obras de Abel eram justas, e as obras de Caim eram ruins. As obras aqui tem haver com a vida diante de Deus. Então dentre outras interpretações que existem, a vida de Caim não agradava a Deus. Então veja que Caim deu do fruto da terra por que ele era lavrador e Abel deu do primogênito das usa ovelhas por que era pastor de ovelhas.  Então Abel deu do que tinha, assim como Caim, porém Abel vivia de forma justa e Caim era injusto.

Caim se Levanta Contra Seu Irmão Abel e o Mata

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
Gênesis 4:8-12

A prova de que Caim era uma pessoa maligna esta aqui, pois chegou ao ponto de matar o seu próprio irmão por inveja. Deus perguntou a Caim por seu irmão, então ele para tentar encobrir o crime disse que não era guardador de seu irmão.

Caim Não se Arrependeu

Caim não deveria se alegrar pelo fato de Deus ter recebido a oferta de seu irmão e ter refletido sobre isso? Deus não o repreendeu? Por que ele não atentou para a voz de Deus e tentou mudar? Portanto vemos aqui que Deus vê a intenção do coração e suas atitudes diante de Deus.

O que você achou? Você concorda? Deixe o seu comentário, compartilhe com seus amigos e irmãos e juntos discutam sobre o assunto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *