As Parteiras Egípcias Que Temeram a Deus

As Parteiras Egípcias Que Temeram a Deus – O Senhor abençoou as parteiras egípcias

Após a morte de José que foi governador do Egito, levantou-se um outro rei que não conhecia a José. Este teve um plano de matar os meninos hebreus, dando ordem as parteiras que executassem o plano.

Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.
Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração.
E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.
E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;
Êxodo 1:5-8

O Rei Temeu o Crescimento de Israel no Egito

O povo de Israel começa a crescer muito na terra do Egito, de maneira que o novo rei temeu o crescimento deles. Ele pensou que se houvesse uma guerra contra eles, os israelitas poderiam se aliar ao inimigo, uma vez que eles eram escravos.

O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.
Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.
Êxodo 1:9,10

Então o rei teve a ideia de afligir o povo com mais trabalho, afim de que o povo não aguentasse. Com dura servidão Faraó fez Israel servir no Egito, porém o povo ainda assim crescia e se multiplicava.

Fará da Ordens Para Que as Parteiras Matem os Meninos

E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá),
E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva.
As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida.
Êxodo 1:15-17

As parteiras Sifrá e Puá de alguma forma conheciam o Deus os israelitas, de maneira que temeram. Então elas combinaram em não matarem os meninos que as hebréias gerassem. Fará porém prossegue com seu plano maligno.

Deus Abençoa as Parteiras

Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida?
E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas.
Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito.
E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas.
Êxodo 1:18-21

As Parteiras Egípcias Que Temeram a Deus

O nome de uma das parteiras era Puá e o nome da outra era Sifrá. Com essas parteiras aprendemos que em muitos casos mais importa obedecer a Deus do que as homens. Elas deram mais valor a vida das crianças do que a autoridade de Faraó, e por isso foram abençoadas.

Reflita sobre a atitude dessas parteiras, e sempre que tiver oportunidade honre a Deus independente do que os homens disserem. Então lembre-se que estamos sim sujeitos as autoridades, porém não podemos pecar contra Deus por ordem dos mesmos.

Deixe o seu comentário a respeito do assunto, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e irmãos. As parteiras que temeram a Deus serve de inspiração para nós ainda hoje.

1 Comentário

  1. Pingback: Os Três Jovens de Grande Coragem - Águas do Trono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *