Adúlteros Espirituais e a Fidelidade de Deus

Adúlteros Espirituais e a Fidelidade de Deus | Águas do Trono

De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Tiago 4:1-4

Vemos no verso acima, Tiago através de sua carta exortando a igreja enfatizando que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus, e chama tais pessoas de adúteros!

Ser amigo do mundo é aceitar o que o mundo tem a oferecer, o que sabemos claramente que o mundo é um sistema rebelado contra Deus, que sempre vai contra os princípios morais e éticos das escrituras!

Uma vez que a igreja é a noiva de Cristo, a mesma não deve amor e devoção ao seu Noivo que é Jesus e de maneira nenhuma “prostituir-se” com o mundo.

Não Vos Conformeis Com Este Mundo

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

A igreja do Senhor não deve aceitar os padrões do mundo, pois o mundo exalta o que Deus condena, o mundo defende o que Deus rejeita, e abraça o que Deus abomina, portanto a Noiva de Cristo deve andar em pureza e verdade diante do mundo que promove a mentira.

Como bem disse o apostolo Paulo acima, devemos ser transformados pela renovação da nossa mente, e em Cristo qual a mente que temos hoje? A mente do próprio Cristo!
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
1 Coríntios 2:16

Não Ame o Mundo

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
1 João 2:15-17

João o apostolo exorta a igreja a não amar o mundo, a desprezar todo o tipo de afinidade com o mesmo, pois se uma pessoa amar o mundo, o amor de Deus não esta em tal pessoa, e na própria passagem esta a razão disso, pois tudo o que há no mundo desagrada a Deus, como a concupiscência da carne, ou seja, tudo o que envolve poderíamos dizer o que agrada a carne, e quais são as obras da carne? Veja:

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5:19-21

E este mundo rebelado contra Deus promove tudo aqui que a nossa carne que não é sujeita a lei de Deus tem prazer
Por isso uma vez que não amamos a este mundo estamos fazendo assim a vontade de Deus, e quem faz a vontade de Deus permanece para sempre, o que pode ter ligação com a Vida Eterna.

O Povo de Israel e Seu Adultério Espiritual

Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR.
Levanta os teus olhos aos altos, e vê: onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; assim poluíste a terra com as tuas fornicações e com a tua malícia.
Por isso foram retiradas as chuvas, e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de uma prostituta, e não queres ter vergonha.
Ao menos desde agora não chamarás por mim, dizendo: Pai meu, tu és o guia da minha mocidade?
Conservará ele para sempre a sua ira? Ou a guardará continuamente? Eis que tens falado e feito quantas maldades pudeste.
Disse mais o Senhor nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi a todo o monte alto, e debaixo de toda a árvore verde, e ali andou prostituindo-se.
E eu disse: Depois que fizer tudo isto, voltará para mim; mas não voltou; e viu isto a sua aleivosa irmã Judá.
E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu.

E sucedeu que pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira.

E, contudo, apesar de tudo isso a sua aleivosa irmã Judá não voltou para mim de todo o seu coração, mas falsamente, diz o Senhor.

E o Senhor me disse: Já a rebelde Israel mostrou-se mais justa do que a aleivosa Judá.

Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o Senhor, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira.

Somente reconhece a tua iniqüidade, que transgrediste contra o Senhor teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde, e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor.
Jeremias 3:1-13

Na passagem acima a idolatria do povo é expressada como sendo um adultério do povo para com Deus, onde os ídolos seriam os amantes e Deus como esposo de forma amorosa se dirigindo a sua esposa infiel para que se voltasse, para restabelecer a comunhão, o relacionamento!

Adúlteros Espirituais e a Fidelidade de Deus Para Com a Sua Igreja

Deus sempre será fiel para com a  sua igreja, porém nem sempre a noiva de Cristo age da mesma forma, porém com arrependimento sincero através de um coração quebrantado, Deus sempre irá curar e restaurar sua noiva!
Que a igreja de Cristo seja fiel ao seu Noivo, as seduções são muitas, as dificuldades são muitas, porém em Cristo nosso Salvador você é mais do que vencedor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *