A Verdadeira Liberdade é a Capacidade Para Fazer o Certo

A Verdadeira Liberdade é a Capacidade Para Fazer o Certo – Medite Nisso

Muitas pessoas definem liberdade como fazer aquilo que bem entendem! Será que isso é realmente fato? Em parte podemos dizer que sim, liberdade é poder fazer o que quer, porém vai muito além disso! A verdadeira liberdade é capacidade de fazer aquilo que é certo. Vamos discorrer mais a respeito do assunto.

Liberdade e Liberdade

Muitas pessoas definem liberdade de forma diferente, um cristão por exemplo tem um conceito de liberdade diferente. Para muitos liberdade é fazer aquilo que quer, ou seja, a pessoa quis e fez, para elas isso é liberdade. Para outros liberdade é dizer aquilo que pensa, pensou falou e pronto, a pessoa se sente livre para dizer o que quer. Entretanto vem a pergunta, e se a pessoa quer parar de errar e não consegue, será que de fato ela é realmente livre?  É aqui que muitas pessoas entram em colapso, pois se sentem livres, quando na verdade tal liberdade não passa de uma escravidão disfarçada.

Então veja que existe a suposta liberdade onde as pessoas querem fazer o que quer, mas não conseguem se livrar de muitas coisas. E existe a que chamo de verdadeira liberdade, que é quando o homem rompe com os seus erros a hora que quer.

Preso Pelas Correntes dos Sentimentos

Quantas pessoas se dizem livres, quando na verdade são escravas de seus próprios sentimentos ruins e não conseguem se livrar deles, nem se quer controlalos? Quantas pessoas home estão amarguradas, predas ao passado, e mesmo assim alegam ser livres?  Muitas pessoas realmente fazem o que bem entendem, mas só não conseguem se livrar da escuridão interior. As pessoas estão sucubindo pelos seus próprios sentimentos destrutivos. Então veja que liberdade de fato é quando a pessoa tem o domínio não somente de suas ações, mas também de si mesmo. Sentimentos de vigança, remorso, e uma série de outros sentimentos tem escravizado a milhões de pessoas.

Preso Pelos Vícios

Quantas pessoas estão hoje viciadas em tantas coisas? Uma pessoa pode dizer: “Ninguém paga as minhas contas, e seu eu bebo isso é problema meu! Eu pago!” Entretanto se alguém disser para a mesma pessoa: Você conseguiria parar de beber home mesmo? Certamente que tal pessoa não conseguiria! Isso parece ser ironico não é? Portanto veja que a pessoa é livre para beber, mas é escrava da bebida e não consegue se livrar.

Quantas pessoas hoje viciadas em jogos, e simplesmente não conseguem parar? Imagine os mais variados vícios em que as pessoas estão envolvidas e que  simplesmente não conseguem se livrar.

A Verdadeira Liberdade | A Força do Pecado

É justamente o pecado que engana as pessoas e fas fazem pensar que estão livres quando não estão! As pessoas dizem estar livres, por que fazem o que querem, porém são escravas de drogas, adultério, prostituição, consumismo, etc. Vemos um mundo cego pensando que enxerga, vemos um mundo pobre intelectual e moralmente pensando serem ricos! Então perceba que é uma liberdade verdadeiramente ilusória, o que não consiste da verdadeira liberdade. O pecado exerce força contra as pessoas, dominando as mesmas como um senhor a seu escravo!

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Romanos 5:12

Com a queda de Adão a morte passou a toda a sua descendência, por isso toda a humanidade está sujeita ao pecado. Todos pecaram e se afastaram da glória de Deus.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Romanos 3:23

Vemos acima em Romanos que todos pecaram, portanto todos carecem da glória de Deus!

A Verdadeira Liberdade | Jesus

Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
Eles lhe responderam: “Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres? ”
Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.
João 8:31-34

Jesus em um de seus discursos fala a respeito da sua missão, acerca do que veio fazer neste mundo. Então muitos judeus crecram nele, outros porém fcaram irredutíveis. Jesus então diz que eles deveriam conhecer a verdade, pois a mesma iria liberta-los. Entretando eles não compreenderam o que Jesus quis dizer.
Veja que em outra passagem Jesus disse que era o caminho, a verdade e a vida, e que ninguém poderia chegar ao Pai, senão por Ele.

Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
João 14:6

Aquelas pessoas precisavam apenas crer em Jesus! Dessa forma eles seriam verdadeiramente livres. Porem a cegueira deles os mantinha em seus pecados.

A Verdadeira Liberdade  e a Libertinagem

É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher, e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão.
Tito 1:6

 

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,
Efésios 5:18

 

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
Gálatas 5:19

 

“Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.
Lucas 21:34

 

No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.
1 Pedro 4:3

 

Receio que, ao visitá-los outra vez, o meu Deus me humilhe diante de vocês e eu lamente por causa de muitos que pecaram anteriormente e não se arrependeram da impureza, da imoralidade sexual e da libertinagem que praticaram.
2 Coríntios 12:21

 

Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.
Judas 1:4

Acima estão alguns versiculos relacionados a libertinagem na versão NVI (Nova Versão Internacional).

A libertinagem é justamente quando as pessoas vivem conforme o curso deste mundo, sendo dominadas pelo pecado. Essas pessoas não conseguem se livrar do pecado por que são servas das mesmas. A inquidade é o senhor do coração dessas pessoas, que de forma carrasca as mantém na escravidão. Todo escravo sofre, assim também todo aquele que é escravo do pecado também sofre. Por mais que algumas pessoas tentem se livrar por contra própria de muitos erros, simplesmente não conseguem por que são escravas.

A Verdadeira Liberdade é a Capacidade Para Fazer o Certo

Então veja que fazer o que bem entende, viver uma vida de erros, ainda que pareça liberdade, na verdade é mera ilusão. Uma pessoa portanto é livre quando tem o domínio para romper com o pecado e somente Jesus concede esse poder.  Vimos em linhas acima que todo aquele que vive pecando é escravo do pecado, isto não quer dier que não temos pecado, mas que não vivemos na pratica do pecado de forma deliberada.

Digamos que uma pessoa está em adultério, e de maneira nenhuma consegue se livrar, então tal pessoa conhece a Cristo, e apartir desse momento ela rompe com o pecado, isso é liberdade! E tal pessoa é livre não por que faz o que quer como trair o conjugue por exemplo, mas é livre justamente por ter autoridade para romper com o erro.

Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?
De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?
Romanos 6:1,2

Veja como o apostolo Paulo se refere ao fato que nós morremos para o pecado! E de fato em Jesus nós morremos para o pecado. A nossa vida agora pertence a Cristo, e ainda que pequemos podemos confessar a Ele os nossos pecados, e o seu sangue nos purifica de todo o pecado.

Vamos Percar Por que Estamos Na Graça?

Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.
E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!
Romanos 6:14,15

Muitos dos irmãos em Roma por estarem na graça achavam que podiam pecar. Paulo porém combate a ideia dizendo que é justamente por estarmos na graça que o pecado não tem domínio sobre nós. Temos condições hoje de dizer não ao pecado.

Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?
Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.
Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.
Romanos 6:16-18

Paulo deixa claro que ou somos e escravos do pecado ou obedecemos para a justiça. E de forma linda ele diz que somos escravos da justiça, pois essa no caso é a verdadeira liberdade. Então de fato outrora eramos escravos do pecado, porém agora somos hoje escravos da justiça. Hoje podemos de fato escolher viver em santidade o que era impossível antes da nossa nova vida com Cristo.

A Verdadeira Liberdade Foi Concedida Gratuitamente

Quando vocês eram escravos do pecado, estavam livres da justiça.
Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte!
Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 6:20-23

Louvado seja Deus que tal liberdade nos foi concedida gratuitamente! Jesus se ofereceu para morrer em nosso lugar, afim de que hoje possamos viver uma vida verdadeiramente livre do pecado. Jesus se tornou escravo em nosso lugar para nos conceder a liberdade! Hoje de fato devemos nos envergonhar da vida que viviamos antes de Cristo. Hoje porém podemos nos alegrar por essa liberdade que temos na pessoa de Jesus Crsito, nosso Salvador. Hoje os frutos que colhemos nos leva a santidade. Estavamos mortos em nossos delitos e pecados, hoje porém temos do dom gratuito de Deus que é a Vida Eterna. Você não precisa pagar nada, nem fazer sacrifícios para desfrutar dessa maravilhosa liberdade em Cristo Jesus! Apenas vida com sabedoria, e viva da melhor forma!

A Verdadeira Liberdade | Permaneça Nela

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.
Gálatas 5:1

Paulo exortava aos irmãos que habitavam na cidade de Gálatas a permanecerem na liberdade. Pois existiam pessoas que queriam atrapalhar os galatas nessa liberdade que tinham no evangelho, querendo impor regras como a circuncisão por exemplo. Os gálatas porém deveriam estar cientes que eles eram livres e que a graça foi suficiente para salva-los. Então os irmãos da Galácia nao precisam praticar ritos judaicos para serem salvos.

Não existe nada que devamos fazer para querer agradar a Deus a não ser amar o próximo e fazer o bem.

Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.
Toda a lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.
Gálatas 5:13,14

Então somos livres para amar os nossos irmãos, somos livres para servir e fazer bem ao próximo, somos livres para fazer a vontade de Deus através da verdadeira liberdade que temos home em Cristo Jesus! É através dessa verdadeira liberdade que temos a capacidade de fazer o certo, rejeitando o pecado, renunciando os nossos próprios desejos errôneos para fazer a vontade de Deus. Hoje através de Cisto podemos dizer que de fato somos livres, não por mérito nosso, mas por mérito de Cristo. Devemos ser gratos a Deus todos os dias por termos recebido essa verdadeira liberdade conquistada na cruzo pelo nosso Livertador que é Jesus Cristo!

Desfrute dessa verdadeira  liberdade que você tem em Cristo para viver de fato e de verdade uma vida verdadeiramente livre! A verdadeira liberdade pertence a você, não se deixe escravizar por nada! Você é livre no Senhor!

Compartilhe isso com seus amigos! Deixem um comentário a respeito do assuto! Que Deus  te abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *