A Sabedoria de Salomão

A Sabedoria de Salomão – Medite

Salomão, filho de Davi, fortaleceu-se no seu reino; e o SENHOR seu Deus era com ele, e o engrandeceu sobremaneira.
E falou Salomão a todo o Israel, aos capitães de mil e de cem, aos juízes e a todos os governadores em todo o Israel, chefes das famílias.
E foi Salomão, e toda a congregação com ele, ao alto que estava em Gibeom, porque ali estava a tenda da congregação de Deus, que Moisés, servo do Senhor, tinha feito no deserto.
Mas Davi tinha feito subir a arca de Deus de Quiriate-Jearim ao lugar que lhe preparara; porque lhe tinha armado uma tenda em Jerusalém.
Também o altar de cobre que tinha feito Bezaleel, filho de Uri, filho de Hur, estava ali diante do tabernáculo do Senhor; e Salomão e a congregação o buscavam.
E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o Senhor, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação; e ofereceu sobre ele mil holocaustos.
Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.
E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar.

Salomão Pede a Deus Sabedoria

Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra.
Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?
Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei.
Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.
2 Crônicas 1:1-12

Salomão e Seu Reinado Próspero

Acima vemos como Salomão filho de Davi prosperou em seu reinado! Salomão oferece mil holocaustos para Deus. Então Deus aparece a Salomão e diz para que ele peça algo. Salomão poderia pedir a Deus qualquer coisa, porém pediu sabedoria para governar. Deus etnão se agrada de Salomão e da a ele mais do que ele esperava.

Deus Se Agrada de Salomão

Deus olhou para o coração de Salomão, e se agradou por que ele não pediu a cabeça de seus inimigos. Salomão não foi gananciosos para pedir riquezas. Salomão na pede a Deus honras desse mundo. Então Deus se agrada de Salomão, por que o mesmo recebeu uma responsabilidade. O rei deveria governar uma grande nação, e pediu a Deus sabedoria para tal façanha.

A Ignorância de Salomão

E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,
Das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.
E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.
Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,
Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas.
Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.
1 Reis 11:1-6

Mesmo com toda a sabedoria recebida, Salomão agiu sem sabedoria. O seu coração foi seduzido pelo erro, e o rei caiu em idolatria, pecando contra o Senhor. Até o homem mais sábio pode ser levado a pecar contra Deus, se não guardar o seu coração.

A Lição de Salomão

De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
Eclesiastes 12:13

Salomão aprendeu a duras penas, que o melhor a ser feito é temer ao Senhor. O homem poder sábio, pode ser resistente, porém deve andar em temor. Portanto o próprio Salomão diz que o princípio da sabedoria é o temor ao Senhor. (Pv. 1:7). E também diz que de tudo o que o homem deve guardar, guarde o seu coração, por que dele procedem as saídas da vida! Então ele sabia bem do que estava falando.
Que venhamos  aprender com isso, e perceber que por mais forte que o homem possa parecer, o mesmo está sujeito a grandes quedas.

A Sabedoria de Salomão

A sabedoria de Salomão foi tanta que reis viam de longe para ouvi-lo. Entretanto entenda que a sabedoria de Salomão não o fez com que ele ficasse imune a erros. Que da mesma forma que Salomão venhamos pedir a Deus sabedoria, e não somente isto, mas pedir força e graça para permanecer na mesma.

Comente sobre este assunto e compartilhe com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *