A Sabedoria de Abigail e a Dureza de Nabal

A Sabedoria de Abigail e a Dureza de Nabal – Medite

Você estará lendo sobre uma história intrigante, a história de homem extremamente duro e uma mulher que age com sabedoria. Viaje nessa história e que lições sejam tiradas da mesma. Vamos falar de Abigail e Nabal.

E havia um homem em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; e era este homem muito poderoso, e tinha três mil ovelhas e mil cabras; e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo.
E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe.
1 Samuel 25:2,3

Na passagem acima vemos que Nabal era um homem poderoso, era rico, e ganhava a vida com seu próprio negócio no Carmelo. Todavia as escrituras dizem que Nabal era um homem duro e maligno no que fazia e era descendente de Calebe. Por outro lado Abigail além de ser bela era uma mulher de bom entendimento, ou seja, uma mulher sábia.

O Pedido de Davi a Nabal

Davi estava sendo perseguido de forma implacável por Saul. E um dado momento Davi teve a oportunidade de matar a Saul, porém não o fez. Após esse evento o profeta Samuel que havia ungido a Davi como rei faleceu e Davi foi para o deserto de Parã. Então Davi ficou sabendo que Nabal tosquiava as suas ovelhas, e enviou servos para lhes fazer um pedido em seu nome.

E enviou Davi dez moços, e disse aos moços: Subi ao Carmelo, e, indo a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está.
E assim direis àquele próspero: Paz tenhas, e que a tua casa tenha paz, e tudo o que tens tenha paz!
Agora, pois, tenho ouvido que tens tosquiadores. Ora, os pastores que tens estiveram conosco; agravo nenhum lhes fizemos, nem coisa alguma lhes faltou todos os dias que estiveram no Carmelo.
1 Samuel 25:5-7

Veja que Davi envia de forma pacifica a Nabal, e também conta que quando os pastores de Nabal esteve diante de Davi e seus servos os tais foram bem tratados. Davi então disse para que Nabal perguntasse aos seus moços se realmente Davi os tratara de forma benéfica em tudo. Todavia Nabal simplesmente ignorou as palavras de Davi.

A Resposta de Nabal a Davi

Chegando, pois, os moços de Davi, e falando a Nabal todas aquelas palavras em nome de Davi, se calaram.
E Nabal respondeu aos criados de Davi, e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje, que fogem ao seu senhor.
Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm?
1 Samuel 25:9-11

Essa foi a resposta de Nabal a Davi, nem se quer considerou o que o rei havia feito pelos seus servos. Davi pede para que Nabal o suprisse naquele momento, pois o mesmo era rico. Mesmo tratando a Nabal de forma digna e mesmo tendo tratado os servos de Nabal de forma pacífica o rei foi ignorado. Davi não fica contente com a resposta que seus servos lhe deram então decide ir até o homem, porém de forma diferente.

Por isso disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e cingiu também Davi a sua; e subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem.
1 Samuel 25:13

Davi fica irado com a atitude de Nabal, pois lhe tratara de forma injusta e Davi vai determinado a exterminar a casa do mesmo. Então antes que Davi chegasse ao seu destino um dos moços de Nabal avisa o ocorrido a Abigail esposa de Nabal. Esse moço reconheceu como Davi havia lhe tratado bem assim como os demais.

Abigail Mulher de Nabal é Avisada

Porém um dentre os moços o anunciou a Abigail, mulher de Nabal, dizendo: Eis que Davi enviou mensageiros desde o deserto a saudar o nosso amo; porém ele os destratou.
Todavia, aqueles homens têm-nos sido muito bons, e nunca fomos agravados por eles. E nada nos faltou em todos os dias que convivemos com eles quando estavam no campo.
De muro em redor nos serviram, assim de dia como de noite, todos os dias que andamos com eles apascentando as ovelhas.
Considera, pois, agora, e vê o que hás de fazer, porque o mal já está de todo determinado contra o nosso amo. E contra toda a sua casa, e ele é um homem vil, que não há quem lhe possa falar.
1 Samuel 25:14-17

O Jovem que reconheceu a bondade de Davi rapidamente ao saber da intenção do rei a visa a esposa de Nabal. Certamente Abigail não se espantou com a atitude de Nabal, pois o conhecia, porém temeu por toda a sua casa.

A Sabedoria de Abigail em Suas Atitudes

Abigail Faz Um Plano Sem Avisar a Nabal

Então Abigail se apressou. E tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado. Além disso tomou cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos.
E disse aos seus moços: Ide adiante de mim, eis que vos seguirei de perto. O que, porém, não declarou a seu marido Nabal.
E sucedeu que, andando ela montada num jumento, desceu pelo encoberto do monte. E eis que Davi e os seus homens lhe vinham ao encontro, e ela encontrou-se com eles.
1 Samuel 25:18-20

Abigail leva alimentos suficientes para suprir a Davi e ao seu exército, que certamente estava furioso. Ela não conta a Nabal sobre o que estava fazendo, porém essa foi da parte dela uma sábia atitude.

A Indignação de Davi e a Sabedoria de Abigail Diante do Rei

E disse Davi: Na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, e nada lhe faltou de tudo quanto tem, e ele me pagou mal por bem.
Assim faça Deus aos inimigos de Davi, e outro tanto, se eu deixar até amanhã de tudo o que tem, até mesmo um menino.
1 Samuel 25:21,22

Davi estava determinado a acabar com Nabal como também tudo o que possuía, contudo Abigail chega na hora certa. Veja como ela suplica o favor de Davi.

A Súplica de Abigail

Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. E lançou-se a seus pés, e disse: Ah, senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva. Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração. Porque tal é ele qual é o seu nome.
Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele. E eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.
Agora, pois, meu senhor, vive o SENHOR, e vive a tua alma, que o SENHOR te impediu de vires com sangue. E de que a tua mão te salvasse; e, agora, tais quais Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram mal contra o meu senhor.

Abigail Apresentas os Presentes que Levara a Davi

E agora este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja dado aos moços que seguem ao meu senhor.
Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o SENHOR casa firme a meu senhor. Porque meu senhor guerreia as guerras do SENHOR, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias.
E, levantando-se algum homem para te perseguir, e para procurar a tua morte, contudo a vida de meu senhor será atada no feixe dos que vivem com o SENHOR teu Deus. Porém a vida de teus inimigos ele arrojará ao longe, como do meio do côncavo de uma funda.
E há de ser que, usando o SENHOR com o meu senhor conforme a todo o bem que já tem falado de ti, e te houver estabelecido príncipe sobre Israel.
Então, meu senhor, não te será por tropeço, nem por pesar no coração, o sangue que sem causa derramaste, nem tampouco por ter se vingado o meu senhor a si mesmo. E quando o SENHOR fizer bem a meu senhor, lembra-te então da tua serva.
1 Samuel 25:23-31

A Ira de Davi é Aplacada

 

Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro.
E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue. E de vingar-me pela minha própria mão.
Porque, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal. Por que se tu não te apressaras, e não me vieras ao encontro, não ficaria a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino.
Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face.
1 Samuel 25:32-35

Em Respeito a Nabal Abigail Conta-lhe Tudo o Que Houve

E, vindo Abigail a Nabal, eis que tinha em sua casa um banquete, como banquete de rei; e o coração de Nabal estava alegre nele, e ele já muito embriagado, pelo que ela não lhe deu a entender coisa alguma, pequena nem grande, até à luz da manhã.
Sucedeu, pois, que pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe deu a entender aquelas coisas; e se amorteceu o seu coração, e ficou ele como pedra.
E aconteceu que, passados quase dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu.
1 Samuel 25:36-38

Que mulher sábia era Abigail, ela esperou o momento certo para contar a verdade de Nabal. Aguardou ele ficar sóbrio e contou a ele tudo o que havia acontecido. Segundo a versão NVI, Nabal sofreu um ataque e ficou duro como pedra, em lugar de e “se amorteceu o seu coração, e ficou ele como pedra”. Então depois de quase dez dias o próprio Deus mata o maligno Nabal.

A Sabedoria de Abigail e a Dureza de Nabal

Assim com a sabedoria de Abigail tanto ela como toda a sua casa ficaram livres da morte e de muitas percas.
O que você achou dessa dessa história? Deixe o seu comentário e comente também com seus amigos! Não esqueça de compartilhar! Que muitas lições seja extraídas daqui e que muitos irmão sejam edificados em nome de Jesus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *