A Páscoa Moderna e a Páscoa Bíblica

A Páscoa Moderna e a Páscoa Bíblica – Leia e entenda

A páscoa que se comera hoje é a mesma páscoa que lemos na bíblia, o que uma coisa tem haver com a outra? Leia com atenção e entenda.

A Páscoa Mencionada em Êxodo

E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:
Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.
O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.
E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.
E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura.
E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.
Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.
Êxodo 12:1-11

A Pascoa Moderna e o Coelho

Hoje a páscoa tem haver com coelho, chocolate, comércio etc. Mas o que isso tem haver com a páscoa bíblica? Absolutamente nada. Para os cristãos a páscoa bíblica nada tem haver com a páscoa de hoje. A páscoa moderna tem haver com ovos enfeitados, mas o que de fato é a pascoa segundo as escrituras?

A Páscoa Que a Bíblia Ensina

A páscoa que a bíblia ensina não tem nada haver com coelho, chocolate ou com os feriados comerciais.
A páscoa é o início da libertação do povo de israel do cativeiro no Egito, isso é a pascoa.

A palavra Páscoa vem do termo hebraico pesach, e tal termo significa passagem. Páscoa é uma festa judaica que é comemorada por sete dias, tendo inicio no 15º dia do mês Nisan, que corresponde ao primeiro mês do calendário judaico. Então para que você entenda todo o contexto basta que você leia Êxodo capítulo 12.

E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor.
E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.
Êxodo 12:12,13

Veja que acima Deus iria executar um juízo no Egito, e todas as casas que estivessem marcadas com sangue não seriam afetadas (Êxodo 12:7). Então esse é o significado básico de páscoa, que é passar por cima, poupar ou livrar do juízo.

A Libertação do Povo do Egito e a Páscoa do Senhor

Continuando, a páscoa esta relacionada a libertação do povo no Egito. Israel ficou por aproximadamente 430 anos como cativos na terra do Egito. Contudo Deus interviu para libertar o povo, tirando-os da terra do Egito e os levando para a sua própria terra, essa é a pascoa do Senhor.

A Páscoa Moderna e a Páscoa Bíblica

Então a páscoa bíblica  é a libertação do povo de israel da escravidão, a comemoração dessa libertação.

Compartilhe este assunto sobre a páscoa moderna e a páscoa bíblica com seus amigos! Discutam sobre o mesmo, e não esqueça de deixar o seu comentário!

Que Deus abençoe!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *