A Humilhação de Tamar e a Vingança de Absalão

A Humilhação de Tamar e a Vingança de Absalão – Uma história dramática

Você irá ler uma história dramática de um irmão que se apaixonou pela própria irmã, que na verdade era sua meio-irma, filha do mesmo pai, porém de mães diferentes. O nome do irmão de Tamar era Amnom.

E aconteceu depois disto que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar, Amnom, filho de Davi, amou-a.
E angustiou-se Amnom, até adoecer, por Tamar, sua irmã, porque era virgem; e parecia aos olhos de Amnom dificultoso fazer-lhe coisa alguma.
2 Samuel 13:1,2

Note que Amnom queria Tamar, porém ele não sabia o que fazer diante da situação. Ele chegou a ficar tão angustiado que adoeceu, de tanto que a queria. Amnom entretanto tinha um amigo que era muito esperto, e foi ai que tudo mudou.

Jonadabe – O Amigo Sagaz de Amnom

Tinha, porém, Amnom um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; e era Jonadabe homem mui sagaz.
O qual lhe disse: Por que tu de dia em dia tanto emagreces, sendo filho do rei? Não mo farás saber a mim? Então lhe disse Amnom: Amo a Tamar, irmã de Absalão, meu irmão.
2 Samuel 13:3,4

Jonadabe olhando para Amnom e vendo que o mesmo estava abatido emagrecendo a cada dia quis saber o que estava havendo com ele. Então Amnom conta afeiçoado por sua irmã Tamar, que também era irmã de Absalão que também era seu irmão.

O Mau Conselho do Jonadabe a Amnom

E Jonadabe lhe disse: Deita-te na tua cama, e finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e me dê de comer pão, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mão.
Deitou-se, pois, Amnom, e fingiu-se doente; e, vindo o rei visitá-lo, disse Amnom, ao rei: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e prepare dois bolos diante dos meus olhos, para que eu coma de sua mão.
2 Samuel 13:5,6

Jonadabe deveria aconselhar o seu amigo a agir da forma correta, porém lhe dá um mau conselho. Entretanto a intenção de Jonadabe seria a de querer agradar o seu amigo. Então ambos armam um plano para que  Amnom consiga o que quer. Veja o que eles armaram:

Deitou-se, pois, Amnom, e fingiu-se doente; e, vindo o rei visitá-lo, disse Amnom, ao rei: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e prepare dois bolos diante dos meus olhos, para que eu coma de sua mão.
Mandou então Davi à casa, a Tamar, dizendo: Vai à casa de Amnom, teu irmão, e faze-lhe alguma comida.
E foi Tamar à casa de Amnom, seu irmão (ele porém estava deitado), e tomou massa, e a amassou, e fez bolos diante dos seus olhos, e cozeu os bolos.
2 Samuel 13:6-8

Vemos na passagem acima que certamente nada se passou pela mente de Davi, ou se passou pelo menos nessa passagem nada foi registrado. Tamar certamente não tinha desconfiança de nada, e deve ter ido com alegria servir a seu irmão.

Amnom Toma a Sua Irmã a Força – O Apelo de Tamar

E chegando-lhos, para que comesse, pegou dela, e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã.
Porém ela lhe disse: Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura.
Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti.
Porém ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou, e se deitou com ela.
2 Samuel 13:11-14

O pecado sempre causou desgraça independente de onde ocorra. Veja que Amnom estava determinado a fazer o que queria, e mesmo a sua irmã implorando ainda assim ele não deu ouvidos a ela. Assim acontece muitas vezes quando as pessoas estão cegas por algo, não enxergam as consequências. Todavia veja que Tamar ainda orientou que seu irmão falasse com o Davi seu Pai para ele fizesse o certo. Provavelmente pela cultura da época poderia não haver problema a união dos dois. Infelizmente porém Amnom não lhe deu ouvidos e a forçou.

Amnom Humilha a Tamar Sua Irmã

Depois Amnom sentiu grande aversão por ela, pois maior era o ódio que sentiu por ela do que o amor com que a amara. E disse-lhe Amnom: Levanta-te, e vai-te.
Então ela lhe disse: Não há razão de me despedires assim; maior seria este mal do que o outro que já me tens feito. Porém não lhe quis dar ouvidos.
2 Samuel 13:15,16

Veja que tragédia, depois de cometer tal atrocidade, ainda comete outro  que agora é o de desprezar a sua irmã. Sentiu algo passageiro, usou a irmã, agora com um objeto estava lhe dispensando. Mais uma vez Tamar implora o seu irmão, para que pelo menos ele lhe assumisse. Amnom porém mais uma vez não lhe dá ouvidos. Um dos servos de Amnom põe a sua irmã para fora e sua irmã se sente um lixo. Então ela vai embora chorando e habita na casa de seu irmão Absalão que até tentou consola-la.

E Absalão, seu irmão, lhe disse: Esteve Amnom, teu irmão, contigo? Ora, pois, minha irmã, cala-te; é teu irmão. Não se angustie o teu coração por isto. Assim ficou Tamar, e esteve solitária em casa de Absalão seu irmão.
2 Samuel 13:20

Davi ficou sabendo do ocorrido, porém não tomou nenhuma providência. Absalão contudo guardou silêncio, nem foi tirar satisfação com seu irmão, porém seu coração estava dominado pelo ódio. Amnom não sabia o que lhe aguardava, e não há registro nas escrituras de que ele tenha se arrependido do que fez a sua irmã.

A Vingança de Absalão

E aconteceu que, passados dois anos inteiros, Absalão tinha tosquiadores em Baal-Hazor, que está junto a Efraim; e convidou Absalão a todos os filhos do rei.
E foi Absalão ao rei, e disse: Eis que teu servo tem tosquiadores; peço que o rei e os seus servos venham com o teu servo.
O rei, porém, disse a Absalão: Não, filho meu, não vamos todos juntos, para não te sermos pesados. E instou com ele; porém não quis ir, mas o abençoou.
Então disse Absalão: Quando não, deixa ir conosco Amnom, meu irmão. Porém o rei disse: Para que iria contigo?
E, instando Absalão com ele, deixou ir com ele a Amnom, e a todos os filhos do rei.
2 Samuel 13:23-27

Havia na época uma festa de tosquia das ovelhas, e foi essa a oportunidade que Absalão usa para se vingar de seu irmão. Provavelmente Absalão sabia que seu pai não iria a festa, e insistiu para que deixasse Amnom ir. Perceba que Davi pergunta o por que de Amnom ir, se Davi desconfiou de algo não sabemos.

O Plano de Absalão e a Morte de Amnom

E Absalão deu ordem aos seus servos, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então o matareis; não temais: porque porventura não sou eu quem vo-lo ordenei? Esforçai-vos, e sede valentes.
E os servos de Absalão fizeram a Amnom como Absalão lho havia ordenado. Então todos os filhos do rei se levantaram, e montaram cada um no seu mulo, e fugiram.
2 Samuel 13:28,29

Absalão pede para que seus servos fiquem atentos, para que quando Amnom estivesse embriagado eles agissem. Absalão disse para seus servos não temerem por que era ele quem estava dando ordem.
Então assim aconteceu, pois quando Amnom estava alegre do vinho foi assassinado pelos servos de Absalão. Os outros irmãos de Absalão vendo o ocorrido fugiram, talvez já temendo a reação de Davi.
Anunciaram a Davi que todos os seus filhos haviam morrido, porém era apenas uma notícia falsa.
Absalão foge e vai morar com seu avo, e ficou lá por três anos.

A Humilhação de Tamar e a Vingança de Absalão

Essa foi uma história dramática do que o pecado é capaz de fazer na vida das pessoas. Tamar havia se tornado uma linda mulher, porém seu irmão Amnom a deseja e a estupra e paga com a vida por isso. Absalão cego pelo ódio, guardou aquilo por dois anos até ter a oportunidade de matar o seu irmão. Que essa história sirva de reflexão, e que venhamos pensar no pecado e nas suas consequências.

Compartilhe isso com seus irmãos, discutam sobre o assunto e que todos sejam edificados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *