A Finalidade da Devoção a Virgem Maria

A Finalidade da Devoção a Virgem Maria – Qual é a finalidade?
Abaixo estão as palavras de um determinado padre, e vamos usar os argumentos do mesmo para falarmos acerca do assunto. Sempre lembrando que o nosso foco aqui é a informação, e você tem todo o direito de concordar ou discordar! Então vamos lá!

Dois Princípios Teológicos

Se nós vamos falar do culto que da devoção à virgem Maria nós precisaríamos porém ter bem claro os princípios básicos que regem teologicamente este culto.
Eu vou colocar aqui nesse artigo os dois princípios fundamentais o primeiro princípio é o princípio cristocêntrico e o outro é o fato de nos voltarmos para as virtudes de virgem Maria

Então vamos falar por partes…. 

Jesus como Eixo Fundamental

Cristo nosso salvador verdadeiro Deus verdadeiro homem deve ser o fim último de todas as nossas devoções de outro modo elas seriam falsas e enganosas. Jesus Cristo é o alfa e o ômega o princípio e o fim de todas as coisas. Então mais claro do que isso é impossível, Jesus Cristo é realmente este eixo fundamental.

Maria nos Leva a Jesus, Objetivo

E se nós nos aproximamos de virgem Maria e temos devoção a ela é exatamente porque ela nos leva a Jesus Cristo. A honra que se presta Maria não tem outro se não que se honrar mais perfeitamente a Jesus Cristo.

Então nós queremos honrar mais a Jesus, amar mais a Jesus. Então o que eu faço quais são os meios? Se eu digo que Jesus é tudo para mim, se ele é a razão da minha vida então como é que eu faço? Bom já que eu olho para dentro do meu coração e algo não se move, então não basta eu decretar não basta dizer que eu entrego a minha vida a Jesus. Esse negócio não vai para frente no tapa.

O Meio Para Chegar a Jesus e Honra-lo

Se nós queremos um fim nós precisamos de meios, pois não adianta eu querer chegar na lua e não tem um foguete.  Não adianta eu querer amar a Jesus de todo meu coração com toda minha força com todo meu entendimento, com todo meu ser e ver que eu sou um campo de batalhas. Digo que amo a Jesus, mas ainda sou tão apegado as coisas desse mundo.

Eu quero mas eu não quero eu vou mas eu não vou Pois esse campo de batalha que existe dentro de mim é que a minha dificuldade principal .

A Escolha da Liberdade de Deus

Como que eu vou me entregar a Jesus Cristo ? São Luís diz que a forma que eu vou fazer isso é a devoção à virgem Maria. Então se eu quero honrar mais Jesus Cristo eu tenho que fazer isso por meio de Maria.

E por que São Luís apresenta Maria como o caminho, quando na verdade o evangelho diz que Jesus é o caminho a verdade e a vida ?  Isso trata-se da escolha da liberdade de Deus, foi Deus quem escolheu isso. 

Foi por intermédio da santíssima virgem Maria que Jesus veio ao mundo e é também por meio dela que Ele deve reinar no mundo. Se eu quero que Jesus reine no meu coração eu devo escolher os meios que Deus escolheu.

Jesus é a Ponte e Maria é a Porta

Jesus é a ponte mas esta ponte, essa escadaria entre os céus e a terra tem uma porta e essa porta é a Virgem Maria. Entenda que Deus não muda de ideia, Deus não fica baratinado Igual a uma biruta procurando o norte a todo momento.

Deus decidiu assim e ele poderia ter decidido de outra forma. Ele poderia ter escolhido outra maneira do salvador Vir ao mundo. Todavia Ele não quis outra maneira, Ele quis a  Maria e por isso deu a ela uma função fundamental na geração do Cristo. Deus escolheu que o Cristo neste mundo fosse gerado pelo ventre de Maria.

Maria Gerou a Cabeça e os Membros (Igreja)

Isso São Luiz diz com toda a clareza. Seria uma monstruosidade que uma mulher gerasse a cabeça e não gerasse os membros? Ora a salvação é nós sermos tão unidos a Jesus que nós sejamos membros do seu corpo. Já o somos pelo batismo mas não somos plenamente, porque somos um rio dividido, como esse campo de batalha que eu tenho falado aqui para você.

Nós somos tão Divididos, e para que nós tenhamos perfeita comunhão com Jesus algo precisa ser gerado dentro de nós, é a nossa configuração a Jesus.

E quem vai gerar é a graça de Deus que vai nos gerar? Mas no útero de quem? no ventre de quem? No coração de quem nós teremos gerados? Exatamente porque Deus decretou que Cristo seria gerado por Maria e  decretou também que os membros do seu corpo seria gerado por Maria.

A Missão de Maria e a Igreja

E aí que Jesus fez aos Pés da Cruz quando ele disse: “Mulher Eis aí o teu filho”, Isso não foi feito de forma simbólica, foi feito de forma  constitutiva. As palavras de Jesus não explicam somente, elas constituem elas fazem, pois Quando Ele diz para um pedaço de pão:
“Isto é o meu corpo”..aquilo acontece.

Então quando ele diz para uma mulher, a mulher prevista, a mulher profetizada “eis ai o teu filho”… aquilo acontece.  Ali algo místico, divino, sobrenatural está acontecendo. Maria recebe a missão Que irá durar até o fim dos tempos de gerar o restante dos membros do corpo do seu filho.

Por isso Esse princípio fundamental da devoção à Virgem Maria. Jesus Cristo é o fim último de toda devoção. Porque ela, a Virgem Maria é um instrumento De Deus.
O instrumento que Deus na sua liberdade poderia ser diferente. Entretanto na sua liberdade, Deus escolheu Maria para gerar o filho!  Então escolheu ela também para gerar  os membros que somos nós.

Acima estão as palavras de um padre, então vamos apenas falar do assunto tudo bem? Como deixamos bem claro o nosso objetivo é a informação, a discussão das ideias. Ele disse as palavras acima baseado em um tratado e algumas passagens das Escrituras!  Então vamos agora deixar o que pensamos para vocês queridos leitores. 

Uma Matemática Baseada na Lógica Humana

O fato de Jesus ter sido gerado no ventre de Maria não significa que isso é uma cronologia para os dias de hoje.  Falamos disso por que antes mesmo que Maria viesse a nascer….

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
João 1:1-3

Jesus é o Único Caminho

Jesus é o caminho, e não precisamos de outro caminho que leve ao caminho que é Jesus. Esse ensinamento não tem base na doutrina dos apóstolos. E se tal fosse, este assunto não escaparia da reunião em Atos 15.
Foi feito uma cronologia dos fatos na vida de Jesus, porém é incoerente tentar aplicar da forma como foi descrita acima, nas palavras do padre.

Não é Preciso a Intervenção de Maria Para Honrarmos Mais a Jesus

Para honrarmos a Jesus uma coisa basta, que é guardar os seus mandamentos.

Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
João 14:20,21

Maria Gerou Jesus e Não a Igreja

Humanamente falando Maria gerou a Jesus em seu ventre, e logicamente os membros do corpo humano de Jesus. Todavia isso de maneira nenhuma é argumento para comparar isso com a Igreja que somos nós.
Jesus é o cabeça, a igreja é o corpo de Cristo, e conforme esta escrito em Atos, é Deus que acrescenta a igreja aqueles que serão salvos, e isso não depende de Maria.

Então lembre-se que no ventre de Maria foi gerado o corpo de Jesus, isso está ligado apenas a uma questão biológica. Jesus precisava de um corpo humano, e isso aconteceu no ventre de Maria como acontece com todos nós hoje. Portanto é bom lembrar que Jesus não deu muita importância a isso, quando disse que melhor que gera-lo no ventre, bem aventurado são aqueles que fazem a vontade de Deus.  Essas palavras foram ditas quando Maria e os irmãos de Jesus quis prende-lo.

A Finalidade da Devoção a Virgem Maria

De acordo com as doutrinas de próprio Jesus que foi ratificada pelos apóstolos não existe fundamento para isso. Hoje nós como a Igreja de Cristo não devemos devoção nenhuma a Maria. Então falamos isso com todo o respeito a pessoa dela que reconheceu que não era merecedora de gerar a Cristo.

Paulo escreveu 13 cartas e não escreveu uma linha acerca disso, Pedro escreveu duas cartas e não mencionou nada acerca disso. João que é conhecido como o apóstolo do amor, não falou nada a respeito de devoção a Maria que foi mãe de Jesus.

Quando um Cristão nasce de novo, isso se deu ao único fato de crer em Jesus, e para isso não precisa passar por Maria.

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Romanos 10:9,10

A Finalidade da Devoção a Virgem Maria esta relacionada ao desejo daqueles que assim o querem fazer.
Respeitamos as pessoas ainda que não concordemos com elas em muitas coisas. Lembrando que Maria foi virgem somente até o nascimento de Jesus, depois não mais.

Leia:
Maria Permaneceu Virgem?
Por que Maria é Virgem Até Hoje?

Compartilhe com seus amigos e discutam acerca desse assunto que é a finalidade da devoção a virgem Maria.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *